Body Shop de TI: Como essa contratação pode acelerar seu projeto

16 de fevereiro de 2023 | Inovação e tecnologia

O body shop, também conhecido como bodyshopping, tem sua prática definida pela contratação de empresas de consultoria, ou mesmo de head hunters, que ajudam a sua empresa a atender exigências de projetos, principalmente a curto ou médio prazo.  

É um formato de terceirização de TI onde as empresas agregam valor à sua cadeia de produção e desenvolvimento, mas sem precisarem contratar indivíduos em tempo integral.  

A ideia de contratar pessoas para tarefas específicas faz parte da realidade econômica e operacional do que podem ser chamadas as unidades de trabalho dentro do vasto mundo da tecnologia da informação.  

Para deixar essa ideia mais visível, entenda que, no body shopping, os profissionais de TI podem ser vistos como produtores e a empresa de body shop é como um agente que representa esse asset no mercado.   

A grande questão é que esse modelo de alocação pode tornar a sua rotina de TI mais eficiente e, melhor ainda, mais rápida.  

Vantagens de contratação de Body Shop de TI 

Quando falamos de alocação de profissionais de TI, é preciso entender que este serviço não é a mesma coisa que um clássico outsourcing de TI. Ainda neste artigo, vamos ver o que difere uma modalidade da outra, mas, primeiro, vejamos os benefícios específicos da contratação body shop. 

#01 Economia de custos de contratação 

Alocar um profissional de TI na sua folha de pagamentos sempre acende um alerta de gastos. Os recursos com encargos trabalhistas que a empresa deixa de tirar do orçamento podem inclusive ajudar na alocação de mais profissionais na modalidade body shop.  

Mesmo assim, não olhe somente para a diminuição de seus gastos na hora de alocar, é fundamental checar se os valores da empresa encontram-se refletidos na que você quer contratar. Inovação e um serviço de ponta devem estar incluídos.  

#02 Previsibilidade nos seus gastos mensais 

De acordo com o contrato celebrado entre a empresa e a terceirizada, você pode ter pagamentos mensais fechados e definidos de acordo com as ferramentas que as equipes vão utilizar e a quantidade/especificidade dos profissionais alocados.  

Sem contar que a subutilização de recursos humanos deixa de ser uma questão a combater. Nem sempre os profissionais que você tem contratados podem ser plenamente aproveitados, então o body shop de TI ajuda a só contar com quadros que efetivamente estejam trabalhando em tempo integral no projeto.  

#03 Know-how garantido 

Nos momentos de maior pressão e demanda por resultados, somente os melhores e com mais experiência são capazes de responder aos desafios que a empresa está enfrentando.  

No body shop, você aproveita a ampla experiência dos profissionais de TI que são especialistas em várias plataformas, que mantêm suas capacitações em dia e sabem o que há de mais novo em suas áreas de atuação.  

#04 Foco no seu core business 

A gestão de recursos humanos sempre foi um desafio para as empresas. E quando o assunto é TI, essa tarefa pode se tornar algo ainda mais complexo. O motivo? A alta rotatividade de profissionais, também conhecida como turnover.  

Em TI, há literalmente uma guerra entre RHs que buscam sempre os melhores talentos. Acontece que os talentos reais são bastante escassos, e mesmo que você consiga compor sua equipe, nem todos serão os melhores.  

No body shop de TI, você foca no seu core business enquanto as equipes contratadas lidam com qualquer incidente que possa acontecer durante os ciclos de desenvolvimento dos projetos.  

#05 Agilidade na contratação de recursos humanos 

Encontrar os recursos individuais na hora de compor equipes, mesmo que de menor tamanho, é uma tarefa mais rápida quando você recorre ao body shop.  

Como o foco do serviço pode não estar na entrega de planejamento de processos, você foca em profissionais experientes, que têm currículos, soft e hard skills, tarifas e disponibilidade já comprovadas.  

O compromisso aqui não é estabelecer uma parceria a longo prazo, e sim encontrar quem seja capaz de solucionar problemas concretos que estão na pauta do dia de suas equipes de dev.  

Body Shop de TI para acelerar seu projeto ou Outsourcing? 

Quando falamos de outsourcing de TI, isso normalmente é feito não em relação a indivíduos em particular, mas sim aos projetos que você tem a desenvolver e objetivos que tem a atingir. 

Ou seja, no outsourcing, toda a infraestrutura de desenvolvimento de projetos precisa ser considerada antes, seja ela física ou virtual. Ainda são pensados diferentes níveis de recursos para que um projeto seja levado a cabo.  

Já quando pensamos em body shop de TI, um certo nível de infraestrutura pode ser considerado no planejamento, mas o foco está mais no tipo de profissional do que no contexto no qual ele irá se desenvolver.  

A empresa escolhe esse formato exatamente porque só precisa de mais recursos humanos, e não de planejamento relacionado às metodologias e práticas aplicáveis.  

Fazendo uma analogia, no body shop, você encontra as peças que faltam para completar seu quebra-cabeças. Neste sentido, a empresa não precisa terceirizar toda a operação para uma consultoria e sim manter o domínio de aspectos fundamentais e só incluir os talentos que faltam.  

Se você está familiarizado com a modalidade de talent on demand, sabe como é importante contar os melhores profissionais para encarar os desafios e estratégias do negócio.  

Por isso, a Spread fornece mais agilidade na alocação de profissionais, contando com mais de mil profissionais alocados, com uma taxa de retenção acima da média do mercado e uma gestão próxima do profissional.  

Dessa forma, entregamos tanto a flexibilidade para a empresa atender a qualquer necessidade como também temos um time pronto para melhorar a experiências dos clientes da operação e, de quebra, nosso squad de contratação está 100% dedicado ao seu acompanhamento.  

A contratação de body shop de TI vai acelerar seus projetos! Conheça mais sobre nossa solução de Talent on demand, e tenha os melhores talentos para sua empresa!

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar dados, por outro, as pessoas têm cada vez menos desejo de compartilhar dados sensíveis com as...

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa tecnologia ainda está longe de ser uma unanimidade. De acordo com a McKinsey, 24% das empresas buscam a...

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus reais impactos no dia a dia de uma empresa. Se você chegou até aqui esperando entender um pouco mais...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

Share This