Descubra 5 vantagens para investir em serviços de TI na sua empresa

8 de agosto de 2022 | Inovação e tecnologia

Com o passar do tempo, vemos como os serviços de TI se integram mais profundamente nas operações diárias de negócios de todos os tipos. A ponto de que poderíamos dizer que a tecnologia é o que mantém um negócio funcionando sem problemas. 

Acontece que a mesma tecnologia pode acabar fazendo com que um negócio pare. Caso não sejam feitos os investimentos necessários para que o fluxo de trabalho conte com ferramentas de automação, integração entre sistemas, escalabilidade e inovação tecnológica, uma organização pode ser pega de surpresa. 

Falando de forma simples, são os serviços de TI que mantêm a continuidade de seu negócio. A TI pavimenta a estrada para que a gestão de uma organização possa ser feita e dá o suporte para que seus funcionários desempenhem suas funções. 

Com isso dito, vamos dar uma olhada primeiro nos tipos de serviços de TI? Siga com a leitura!

Quais são os serviços de TI? Principais soluções para empresas

A Tecnologia da Informação abrange uma enorme variedade de campos e serviços. Em algumas oportunidades, pode ser tratada internamente, mas também é perfeitamente possível contar com as prestações de serviços externos para otimizar processos e implementar novos recursos. 

Mesmo assim: quantos tipos de serviços de TI estão disponíveis para sua empresa? Mais do que responder a esta pergunta com precisão numérica, o mais importante é reconhecer quais são os serviços de TI que você precisa. Vejamos os mais solicitados:

  1. Desenvolvimento Ágil

Para entregar resultados, é preciso ser ágil.  No desenvolvimento ágil, a filosofia lean é empregada em conjunto com frameworks e metodologias como design estratégico, scrum e kanban, a fim de ter ciclos mais curtos de desenvolvimento e produtos que atendam às suas necessidades específicas. Principalmente em ambientes onde é necessário que a transformação digital aconteça.

  1. Design remoto

Inovar vai além de digitalizar processos: é preciso entender suas atividades end to end em primeiro lugar, mapear completamente a jornada do cliente e alinhar seus recursos de TI com a demanda do seu público. 

No Design Remoto, você recebe um transformation plan com diretrizes práticas para vencer todos os seus desafios com o uso de tecnologia. É o serviço mais indicado para fortalecer sua estrutura digital e alcançar uma inovação tecnológica. 

  1. Automação de suporte

Automatizar é preciso, caso contrário, como você poderia escalar suas operações? Quando o assunto é suporte, entregar uma experiência flawless depende da sua capacidade de reduzir a fila de seu suporte de TI. 

Imagine um help desk funcionando sem intervenção humana? Acompanhe seus tickets sendo abertos e fechados automaticamente enquanto seus funcionários dedicam seu tempo a tarefas com maior valor agregado. 

  1. Field Service

Nem tudo são linhas de códigos, a TI também demanda que você tenha a capacidade de resolver problemas de campo, como a instalação de hardwares, manutenção de equipamentos e qualquer coisa relacionada à infraestrutura material. 

Ainda assim, para os casos em que seja necessário enviar uma equipe para restaurar sistemas in-loco, ter um time de Field Service que atende prontamente ao lugar é um diferencial de qualquer empresa. 

  1. Talent on demand

Como dissemos previamente, o universo dos serviços de TI é enorme. Neste sentido, caso sua organização não conte com colaboradores com conhecimentos sobre alguma área, pode sempre recorrer a serviços como o talent on demand.

Na alocação de especialistas, sua empresa se conecta com os melhores profissionais do mercado de TI e trabalha em conjunto para combinar forças com claras definições de funções, ferramentas e tecnologias. 

  1. Service desk

Problemas fazem parte da rotina de qualquer negócio, mas como você lida com eles é o diferencial para posicionar sua marca como uma referência e ter clientes mais satisfeitos. 

Implementando um service desk você garante a qualidade do seu atendimento e escala seu suporte. Além disso, pode contar com profissionais integrados fisicamente ao seu ambiente para criar uma relação ainda mais profunda com seus serviços. 

Quais as vantagens de investir nos serviços certos

Vimos alguns dos serviços de TI que sua empresa tem à disposição para a transformação digital acontecer, e estar mais competitiva no mercado, agora podemos passar às vantagens percebidas após a implementação de profissionais e tecnologias de ponta.

#01 Eficiência operacional

Um dos principais benefícios do gerenciamento de serviços de TI é a melhoria da eficiência operacional. Não é nenhum segredo que, para a maioria das organizações, não parece haver tempo suficiente no dia para fazer tudo.

Quer um exemplo? Vejamos a prática da gestão de ativos de TI em ITSM. Nela, são desenvolvidas estratégias mais econômicas tanto para disposição quanto para aquisição de ativos, permitindo a racionalização de recursos e despesas.

#02 Maior produtividade

Quando as operações funcionam bem, sua empresa percebe as melhorias na produtividade dos funcionários. As práticas e diretrizes dos programas de ITSM que citamos antes permitem que gestores de TI melhorem a eficácia dos membros da equipe e o desempenho dos serviços.

Outra vantagem da prática estruturada de gerenciamento de serviços é que sua organização responde mais rapidamente a incidentes. Isso ajuda a diminuir o tempo médio de resposta e reduz o tempo médio de recuperação quando ocorre uma interrupção de serviço.

#03 Redução de gastos

Para muitos negócios, as operações e a infraestrutura de TI representam uma porcentagem importante dos gastos. E essa cifra segue aumentando na medida em que a empresa cresce e demanda novos serviços e equipamentos de TI.

Ao automatizar procedimentos e processos de trabalho tradicionalmente manuais, sua organização pode reduzir a dependência de algumas funções de funcionários, liberando os colaboradores atuais de tarefas repetitivas para usar suas habilidades em outras áreas.

#04 Implementação de novas tecnologias rapidamente

A implementação de novas tecnologias demanda a contratação dos melhores e mais capacitados profissionais. Um fornecedor de serviços externo pode ajudá-lo a implementar novas tecnologias rapidamente, economizando tempo e dinheiro.

Por que ter uma consultoria de TI é a melhor escolha

Aproveitando o gancho de ter uma empresa de consultoria de TI como parceira, trabalhar com equipes terceirizadas garante que você não precise se preocupar com a gestão de equipes e tenha equipes técnicas trabalhando em seu projeto. Com uma chamada, você tem a pessoa certa para solucionar qualquer necessidade que sua empresa tenha.

Na Spread, temos mais de 6 linhas de negócios entre soluções tecnológicas e consultoria com especialistas, para alavancar seu negócio. Eleve seus serviços de TI para o próximo nível. Conheça nossas soluções e invista em serviços de TI!

Tokenização: a nova era da segurança financeira

Tokenização: a nova era da segurança financeira

Até 2030, espera-se que a tokenização represente 10% do PIB mundial, o que representará um mercado de mais de 10 trilhões de dólares. Entre os maiores players do mercado, os principais motivos que estão levando à tokenização é o acesso a novos investidores e capital,...

Inteligência artificial no setor financeiro

Inteligência artificial no setor financeiro

A inteligência artificial já permeia muitas das nossas atividades do dia a dia, desde o uso de assistentes virtuais até os práticos e ágeis apps bancários. E não é para menos: a IA torna os processos mais seguros e fornece ferramentas mais avançadas para lidar com o...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-tokenização

Tokenização: a nova era da segurança financeira

by | 9 de julho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Até 2030, espera-se que a tokenização represente 10% do PIB mundial, o que representará um mercado de mais de 10 trilhões de dólares. Entre os maiores players do...

imagem-inteligência-artificial

Inteligência artificial no setor financeiro

by | 2 de julho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A inteligência artificial já permeia muitas das nossas atividades do dia a dia, desde o uso de assistentes virtuais até os práticos e ágeis apps bancários. E não é para...

imagem-IA-generativa

O futuro dos assistentes virtuais: como a IA generativa está moldando a próxima geração de VAs

by | 25 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA Generativa mal chegou e já está presente em boa parte das tarefas que vemos em nosso dia a dia. Da criação de conteúdos personalizados às interfaces por trás dos...

imagem-cloud

Como o Cloud está impulsionando a inovação e a transformação digital nas empresas

by | 10 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Cloud computing não é um termo novo em nosso vocabulário. Contudo, ainda não teve todo o seu potencial utilizado para impulsionar os negócios. Prova disso é que,...

imagem-MLOps

MLOps: como aproveitar os modelos de Machine Learning

by | 3 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A automação de processos tem levado empresas de todos os segmentos a uma verdadeira transformação operacional. Cerca de 80% delas estão acelerando fluxos de trabalho...

imagem-hiperpersonalização

Como a hiperpersonalização pode melhorar a experiência do cliente

by | 27 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Se antes podíamos disparar e-mails massivos, fazer publicidade em canais de comunicação de massas e compreender nosso público-alvo como um grande recorte de audiência,...

imagem-IA

O uso de IA e machine learning nas estratégias de vendas

by | 21 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA ganha cada dia mais espaço nas operações. Ao mesmo tempo, o machine learning vem se destacando como a principal solução quando o assunto é análise de dados. Pelo...

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

Share This