Durante 2020 e 2021, a utilização de um CRM em nuvem expandiu seus limites como nunca.
Na medida em que o trabalho online se massificou, as empresas se adaptaram à pandemia e focaram o funcionamento das operações com serviços digitais.
Em 2022, a pandemia começa a parecer algo distante, mas a expansão cloud está longe de perder fôlego. O que se espera é uma continuação de sua rápida adoção e crescimento.
Uma mudança já começa a ser percebida: estamos vendo as atenções na transformação digital migrarem da implantação de ferramentas e plataformas on cloud para a melhoria de funções específicas.
Ainda em 2022, acredita-se que mais empresas vão incorporar soluções na nuvem para mais funções em seus negócios.
Esse movimento está sendo chamado de XaaS, e “inclui qualquer serviço de computação fornecido pela Internet e pago por meio de uma assinatura”, segundo citado em um artigo sobre as últimas tendências do ecossistema CRM.
Sabe o que vêm com tudo nesse novo panorama de everything as a services? O CRM de vendas em nuvem.
Seu ERP já está na nuvem, seus bancos de dados estão on cloud, então, por que não levar logo seu customer relationship management software para o mesmo ambiente e ter uma experiência sem precedentes em vendas?
O que é um CRM em nuvem e por que estou deixando de vender?
Cloud CRM, você já deve ter ouvido falar sobre isso e lido algumas notícias sobre sua adoção em crescimento.
A primeira coisa a levar em consideração é que um CRM de vendas em nuvem não é somente uma versão hospedada on cloud do seu bom e velho CRM convencional, que funciona localmente.
Talvez a maior diferença prática que podemos perceber esteja relacionada com a brevidade de sua instalação e uso.
Enquanto os CRMs tradicionais precisam de muito tempo, dedicação e equipes especializadas para sua instalação, os CRMs em nuvem são extremamente simples de configurar.
Seu dinamismo vai muito além da instalação: seja em relação ao armazenamento dos bancos de dados, das atualizações dos sistemas e suas funcionalidades, assim como a manutenção requerida, tudo é feito automaticamente.
Quer mais? Imagine suas equipes de vendas totalmente conectadas, onde quer que elas estejam, sem que para isso seja preciso que ninguém se conecte com seu sistema local para fechar uma venda.
Como? Tanto o faturamento como o processamento de pedidos é feito 100% remoto. Isso sem contar com todo o fluxo de comunicações, também totalmente possível usando apenas um dispositivo e uma conexão.
Neste sentido: que negócio não quer ter mais flexibilidade em suas operações e levar seus produtos e serviços a qualquer lugar, a qualquer hora? Além de aumentar a produtividade do time de vendas, através de tecnologia em nuvem eles acompanham os indicadores em tempo real priorizando seu pipeline de vendas.
Acredite: usar um CRM em nuvem não é igual à experiência legada. A sua forma de fazer negócios vai mudar, da mesma forma como a internet modificou para sempre a forma como nos relacionamos com o mundo.
Inclusive, se seu negócio acredita que está fazendo tudo certo, mas mesmo assim não vê seus esforços se refletirem em mais conversões, isso pode ter relação direta com a maneira como você ainda está lidando com seus clientes.
Um pouco mais sobre as vantagens do CRM em nuvem
Por definição, um CRM em nuvem é um sistema de CRM hospedado nos servidores do fornecedor de CRM.
Como está hospedado online, os clientes podem acessá-lo convenientemente pela internet. Esse aspecto o diferencia do CRM on-premise tradicional.
Essa parte já meio que adiantamos no tópico acima, certo? Mesmo assim, vale a pena entrar no detalhe.
As empresas podem acessar o CRM baseado em nuvem de qualquer lugar. Qualquer dispositivo com acesso à Internet pode fazer o login no CRM da sua empresa.
Você pode se perguntar, como é que isso funciona? Normalmente, quando se usa um CRM on cloud, o provedor de software é quem lida com toda a infraestrutura necessária para a execução do aplicativo.
Do seu lado, a única coisa que sua empresa precisa fazer é instalar o aplicativo de CRM escolhido para acessar os dados de seus dispositivos.
Há maior segurança, pois os dados das empresas são armazenados na nuvem. Também é importante dizer que as empresas se beneficiam porque não precisam gastar com custos iniciais de implementação para criar a infraestrutura necessária para a proteção de suas informações.
Funcionalidades do CRM em nuvem que vão alavancar minhas vendas
#01 Gestão de contratos otimizada
Salve e organize todas as informações importantes de seus clientes e detalhes de contratos em um só lugar. As melhores plataformas ainda permitem que os próprios usuários encontrem dados relacionados aos seus contratos, agendem compromissos e gerenciem sua documentação.
#02 Painel de vendas
Imagine visualizar todas as informações de suas vendas realizadas e em curso, tudo em tempo real. Acompanhe KPIs, rastreie as suas metas mais importantes e analise o desempenho do período em comparação com momentos anteriores.
#03 Acesso mobile
Leve seu negócio e suas vendas para qualquer lugar. Com o mobile CRM, seus colaboradores têm acesso ao sistema e adicionam informações a partir de qualquer dispositivo móvel com conexão à internet ou até offline (que se atualizam na próxima conexão).
#04 Backup de dados automatizado
Os dados são o novo ouro digital. Em um Cloud CRM, seus backups são feitos de forma periódica e automática. Isso garante que seus clientes sempre tenham acesso ao que precisam, no momento em que precisam, ainda que aconteça alguma coisa com seu hardware.
#05 Pipeline de vendas
Leads precisam ser conduzidos pela mão, e melhor ainda se essa mão for de um bot de automação. Em um CRM on cloud, você pode acompanhar seu pipeline de vendas e criar um processo step-by-step que converte leads em clientes sem que seja necessário intervir em cada etapa.
#06 Integrações
Uma das melhores features das tecnologias na nuvem é a facilidade com que aplicativos e sistemas de todos os tipos se conectam. Softwares e plataformas populares, como o Gmail ou até o Worpress, são interligados em instantes com seus sistemas.
Escolha o fornecedor certo para o seu CRM em nuvem
Ao invés de procurar pelo melhor fornecedor, procure pelo fornecedor certo. Analise:
1. Funcionalidades;
2. Módulos disponíveis;
3. Identifique os problemas que você deseja resolver a partir do CRM para vendas;
E outras características específicas, são o que seu negócio deve definir antes de sair em busca de sua solução ideal. A Sales Cloud, ferramenta da Salesforce é uma plataforma de CRM integrada que oferece a todos os departamentos uma visão única e compartilhada de cada cliente.
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