Utilize a hiperautomação na otimização de projetos

27 de novembro de 2023 | Digital

Entre todas as tecnologias emergentes da atualidade, a hiperautomação é uma das mais relevantes que as organizações de todos os tipos encontram à sua disposição. 

Combinando a inteligência artificial (AI), a automação de processos robóticos (automação RPA) e os avanços em ciências de dados e big data, podemos simplificar operações e aliviar a pressão que existe sobre os colaboradores. 

Primeiramente, não se trata somente de tirar o peso das decisões das pessoas que trabalham na sua empresa e deixar a vida de todo mundo mais fácil. Isso, é uma consequência útil, no entanto, não é o propósito final da hiperautomação. 

Antes de mais nada, o real objetivo de ter processos automatizados 100% é a mudança de paradigma, uma disrupção que permite que sua empresa faça mais, melhor, e em menos tempo. 

Mesmo assim, para assegurar o sucesso da hiperautomação na otimização de projetos, é necessário compreender afundo o funcionamento da sua empresa.  

Até porque cada empresa deve ter uma hiperautomação pra chamar de sua. Ela tem que ser única, especificamente pensada para o seu caso e objetivo. 

A sua hiperautomação deve ser a intersecção da automatização dos seus processos empresariais, da infraestrutura criada para a viabilização de suas operações e das tecnologias à sua disposição.  

Com uma jornada de hiperautomação bem feita, você verá o resultado  impulsionando o seu sucesso financeiro e a satisfação do cliente em cada métrica que estabeleça. 

Gostou da promessa? Chegou a hora de ver quais são as techs mais importantes do mercado e como você pode usá-las.

Como a hiperautomação pode otimizar e acelerar projetos 

Para entender o papel das tecnologias usadas na hiperautomação de processos, pense nelas como um time de alto desempenho, composto por vários perfis de atletas de elite. 

Essa equipe funciona seguindo as orientações de um líder, um treinador com informações confiáveis, obtidas em tempo real. Essa espécie de coach responde ao grupo de executivos, donos do time, que formam a equipe administrativa. 

Adorar uma filosofia vencedora é o ponto de partida. Dessa forma, como em toda e qualquer equipe vencedora, cada parte tem um papel específico. 

A combinação desses elementos cria uma unidade totalmente integrada, na qual os objetivos individuais não são mais importantes do que o sucesso da equipe como um todo. 

Na hiperautomação, tudo funciona exatamente da mesma maneira. E como players dos seus processos automatizados, você tem as tecnologias. 

5 tecnologias da hiperautomação para aplicar em projetos 

Hora de montar seu dream team da hiperautomação. Confira algumas das tecnologias:

#01 Automação Robótica de Processos (RPA) e iPaaS

A RPA é a própria essência da hiperautomação. Os robôs ou bots são literalmente fantásticos para realizar tarefas repetitivas baseadas em regras. 

A automação dessas tarefas é capaz de reduzir a carga de trabalho dos colaboradores de uma forma tal que, segundo a McKinsey, aproximadamente metade de todo o trabalho executado por humanos pode ser substituído por recursos automatizados. 

Neste sentido, muitos dos seus processos diários podem ser automatizados utilizando a RPA, tais como o processamento de aplicações, a geração de relatórios ou a transferência de informações. 

Quer levar a RPA para o próximo nível? A iPaaS, ou Plataforma de integração como Serviço, fornece uma capacidade de integração ainda mais profunda e robusta por meio de interfaces sem código simples e fáceis de usar.

#02 Inteligência Artificial

De acordo com a hyperautomation Gartner, a inteligência artificial ocupa um lugar central na hiperautomação.

Uma das maiores vantagens do uso de IA na hiperautomação é a sua capacidade de automatizar todos os seus processos de extração e análise de informações. 

Os algoritmos de machine learning alimentados por IA digitalizam, identificam e extraem dados de fontes de informações não estruturadas. 

Exemplos disso são, e-mails, imagens e documentos. Os dados extraídos são analisados para fornecer informações e estas servem para automatizar projetos empresariais. 

Alguns usos práticos são a melhoria do atendimento ao cliente, o processamento de encomendas e a gestão de estoques. 

Portanto, com dados mais precisos e em tempo real, as empresas podem tomar decisões melhor informadas, reduzir os erros e melhorar o seu desempenho geral.

#03 Processamento inteligente de documentos (PDI)

A tecnologia OCR (optical characters recognition) escaneia e digitaliza documentos, mas tem os seus limites. Já quando a tecnologia da IA entra em jogo, o OCR se converte em algo muito mais poderoso. 

Essa combinação deriva no Processamento Inteligente de Documentos (PDI). Por isso, qualquer formulário ou documento pode ser analisado, lido, classificado e seus dados extraídos sem intervenção humana. 

O PDI é capaz de pegar qualquer informação não-estruturada de um projeto e transformá-la em dados estruturados e totalmente acionáveis.

Um exemplo prático é o processamento de pedidos feitos à mão. Como resultado, a tecnologia de hiperautomação PDI captura cada documento, extrai suas informações e exporta para a sua solução ERP, da mesma forma que um ser humano faria.

#04 Mineração de Processos

Uma das mais interessantes tecnologias dos processos automatizados e que cai como uma luva para aplicação em projetos é conhecida como process mining

Em projetos, as empresas podem avaliar a viabilidade de seus processos atuais. Nesse sentido, todo o workflow é submetido à análise e o software resume como os processos podem funcionar melhor. 

Se uma atividade é atribuída a um ser humano e tiver condições de ser executada por um bot de RPA, por exemplo, a mineração de processos indica quais e como. 

Há 4 tipos de process mining:

  • Process Discovery: aprenda mais processos de um projeto de acordo com dados de eventos.
  • Process Reengineering: otimize modelos de trabalho e projetos com base em dados de processos em andamento.
  • Conformance Checking (Controle de Conformidade): compare o funcionamento do projeto com as necessidades reais de conformidade.
  • Operational Support: receba alertas, previsões e recomendações sobre como estruturar seu projeto como se nada pudesse ficar fora de vista.  

A Spread está pronta para otimizar operações por meio da tecnologia da hiperautomação

Ter todas as tecnologias à disposição e entender como a hiperautomação pode lhe ajudar é só o princípio. Para operacionalizar o potencial combinado desses recursos, nada melhor do que encontrar o que você precisa em um só lugar. 

Somos especialistas em hiperautomação, marque uma conversa com um de nossos especialistas

MLOps: como aproveitar os modelos de Machine Learning

MLOps: como aproveitar os modelos de Machine Learning

A automação de processos tem levado empresas de todos os segmentos a uma verdadeira transformação operacional. Cerca de 80% delas estão acelerando fluxos de trabalho com apoio de tecnologias como a automação, com a expectativa de que 69% de todo o trabalho gerencial...

Como a hiperpersonalização pode melhorar a experiência do cliente

Como a hiperpersonalização pode melhorar a experiência do cliente

Se antes podíamos disparar e-mails massivos, fazer publicidade em canais de comunicação de massas e compreender nosso público-alvo como um grande recorte de audiência, hoje este cenário mudou completamente. Cada pessoa é única e deseja ser tratada desta maneira, seja...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-cloud

Como o Cloud está impulsionando a inovação e a transformação digital nas empresas

by | 10 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Cloud computing não é um termo novo em nosso vocabulário. Contudo, ainda não teve todo o seu potencial utilizado para impulsionar os negócios. Prova disso é que,...

imagem-MLOps

MLOps: como aproveitar os modelos de Machine Learning

by | 3 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A automação de processos tem levado empresas de todos os segmentos a uma verdadeira transformação operacional. Cerca de 80% delas estão acelerando fluxos de trabalho...

imagem-hiperpersonalização

Como a hiperpersonalização pode melhorar a experiência do cliente

by | 27 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Se antes podíamos disparar e-mails massivos, fazer publicidade em canais de comunicação de massas e compreender nosso público-alvo como um grande recorte de audiência,...

imagem-IA

O uso de IA e machine learning nas estratégias de vendas

by | 21 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA ganha cada dia mais espaço nas operações. Ao mesmo tempo, o machine learning vem se destacando como a principal solução quando o assunto é análise de dados. Pelo...

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

Share This