Tokenização: a nova era da segurança financeira

9 de julho de 2024 | Uncategorized

Até 2030, espera-se que a tokenização represente 10% do PIB mundial, o que representará um mercado de mais de 10 trilhões de dólares.

Entre os maiores players do mercado, os principais motivos que estão levando à tokenização é o acesso a novos investidores e capital, bem como o aumento da liquidez de ativos.

Mas existe um outro movimento que está motivando o desenvolvimento e a adesão a tokens: a segurança financeira.

Continue a leitura e entenda como essa tecnologia está revolucionando o setor financeiro!

O que é tokenização?

De acordo com a McKinsey, “tokenização é o processo de criação de uma representação digital de algo real. Ela pode ser usada para proteger dados confidenciais ou para processar com eficiência grandes quantidades de dados”.

Esse tipo de tecnologia, baseada em blockchain, pode ser empregada em diversos contextos, mas vem sendo amplamente utilizada pelos setores financeiro e bancário para evitar fraudes e aumentar a segurança nas transações.

De forma simples, o token é a representação virtual de um ativo, que pode ser dinheiro, ações de uma empresa ou até mesmo dados de clientes.

Um tipo de token que se popularizou bastante nos últimos anos foi o NFT, que é uma prova digital de propriedade de algo. Assim, esses ativos, que podem ser físicos ou digitais, podem ser vendidos sem ser diretamente expostos, o que aumenta a segurança das transações.

Quando combinado com IA, o token funciona de forma diferente. Ele permite o uso de LLMs (Large Language Models) e o uso de machine learning para processar, categorizar e vincular informações.

No caso de pagamentos, o token funciona como uma camada a mais de proteção, gerando códigos aleatórios e temporários para a realização das transações. Desse modo, os dados confidenciais dos envolvidos são ocultados, evitando golpes e fraudes.

Os Benefícios da Tokenização

A tokenização ganhou força com as fintechs e o desejo de transformar o mercado financeiro, oferecendo soluções mais ágeis, eficientes e seguras a um número maior de clientes. Veja alguns benefícios dessa transformação:

Agilidade operacional

Ao tokenizar ativos, é possível otimizar processos, reduzir etapas nas transações e assim aumentar a eficiência operacional, entregando mais respostas em menos tempo.

Pense em como o PIX agilizou os pagamentos e transferências, dispensando cartões físicos e substituindo as TEDs e DOCs. Com a tokenização, essa evolução chega a um outro nível, atingindo o mercado de ações e commodities, por exemplo.

Flexibilidade

O uso de tokens já é realidade para muitas pessoas, especialmente nas transações financeiras online. Você realiza uma compra e recebe um código de confirmação diretamente no celular, via SMS.

Desse modo, tem mais flexibilidade para realizar compras e garante maior segurança, controlando cada movimentação na sua conta ou cartão de crédito.

Redução de custos

Com a modernização dos sistemas financeiros, a redução de custos se torna uma das consequências mais óbvias.

O número de erros cai drasticamente, os custos operacionais se tornam menores com o passar do tempo e o aprendizado contínuo permite traçar novas estratégias.

Desse modo, é possível rever continuamente seus investimentos e assim tomar melhores decisões, seja mudando tecnologias, processos ou metas.

Democratização do acesso a produtos financeiros

Com a tokenização, os processos financeiros e bancários se tornam mais simples e o atendimento a pequenos investidores se concretiza como uma oportunidade para os prestadores de serviços financeiros.

Desse modo, diversificar mercados e clientes acaba por ampliar as oportunidades tanto para empresários quanto para pessoas físicas, fomentando novos mercados.

Melhora da performance de serviços financeiros digitais

Com maior agilidade operacional e flexibilidade aprimorada, o que vemos é a melhora da performance de serviços financeiros digitais.

Isso se traduz em mais pessoas consumindo tais serviços, bem como um nível de satisfação elevado com relação a eles. No final das contas, todos saem ganhando.

Maior transparência

Os tokens proporcionam maior transparência nas transações, especialmente através do uso de contratos inteligentes. Estes se valem de conjuntos de instruções codificadas em tokens emitidos em uma blockchain que podem ser executados sob determinadas condições.

Isso traz maior visibilidade sobre a execução de contratos, bem como fornece melhores ferramentas de controle sobre movimentações a todas as partes envolvidas.

Melhor segurança e gestão de riscos

Por fim, mas não menos importante, o uso de tokens contribui significativamente para reduzir os riscos associados às operações financeiras, como fuga de ativos, desvio de recursos e lavagem de dinheiro, por exemplo.

Com a tecnologia disponível, é possível tornar as transações muito mais seguras e à prova de hackers, elevando assim a confiança dos mercados bem como de investidores.

Aplicações Práticas da Tokenização

Como dito anteriormente, a tokenização pode ser aplicada a inúmeros contextos, contribuindo para o aumento da eficácia operacional, performance e redução de custos. Confira algumas das possibilidades de uso dessa tecnologia:

Tokenização de dados

Um dos principais usos de tokens é na segurança de dados, sejam comerciais, financeiros ou industriais. Basicamente, essa aplicação consiste em tornar a transação de dados mais segura, transparente e ágil para todas as partes envolvidas.

Tokenização de ativos financeiros

O uso de tokens para ativos financeiros é o que mais tem movimentado este mercado. Afinal, é o que permite maior segurança e transparência nas transações. Além disso, incrementa a eficiência do setor financeiro e bancário, o que se reflete em maior satisfação dos clientes.

Tokenização de fundos de capital de risco

Outra possibilidade de emprego dos tokens é na gestão de fundos de capital de risco. Neste contexto, eles contribuem para o fracionamento dos fundos, melhoria da governança sobre os mesmos e maior controle por parte de órgãos reguladores.

Tokenização de cartões

Temos, ainda, a possibilidade de tokenizar cartões de crédito de modo que eles passem a fazer parte de carteiras digitais. Este é o caso de um cliente da Spread, que você pode conferir na íntegra neste case de sucesso.

Quer tokenizar suas operações e garantir maior segurança financeira? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas!

imagem-tokenização
Inteligência artificial no setor financeiro

Inteligência artificial no setor financeiro

A inteligência artificial já permeia muitas das nossas atividades do dia a dia, desde o uso de assistentes virtuais até os práticos e ágeis apps bancários. E não é para menos: a IA torna os processos mais seguros e fornece ferramentas mais avançadas para lidar com o...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-tokenização

Tokenização: a nova era da segurança financeira

by | 9 de julho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Até 2030, espera-se que a tokenização represente 10% do PIB mundial, o que representará um mercado de mais de 10 trilhões de dólares. Entre os maiores players do...

imagem-inteligência-artificial

Inteligência artificial no setor financeiro

by | 2 de julho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A inteligência artificial já permeia muitas das nossas atividades do dia a dia, desde o uso de assistentes virtuais até os práticos e ágeis apps bancários. E não é para...

imagem-IA-generativa

O futuro dos assistentes virtuais: como a IA generativa está moldando a próxima geração de VAs

by | 25 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA Generativa mal chegou e já está presente em boa parte das tarefas que vemos em nosso dia a dia. Da criação de conteúdos personalizados às interfaces por trás dos...

imagem-cloud

Como o Cloud está impulsionando a inovação e a transformação digital nas empresas

by | 10 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Cloud computing não é um termo novo em nosso vocabulário. Contudo, ainda não teve todo o seu potencial utilizado para impulsionar os negócios. Prova disso é que,...

imagem-MLOps

MLOps: como aproveitar os modelos de Machine Learning

by | 3 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A automação de processos tem levado empresas de todos os segmentos a uma verdadeira transformação operacional. Cerca de 80% delas estão acelerando fluxos de trabalho...

imagem-hiperpersonalização

Como a hiperpersonalização pode melhorar a experiência do cliente

by | 27 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Se antes podíamos disparar e-mails massivos, fazer publicidade em canais de comunicação de massas e compreender nosso público-alvo como um grande recorte de audiência,...

imagem-IA

O uso de IA e machine learning nas estratégias de vendas

by | 21 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA ganha cada dia mais espaço nas operações. Ao mesmo tempo, o machine learning vem se destacando como a principal solução quando o assunto é análise de dados. Pelo...

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

Share This