Time de Talent implementou em tempo recorde a telemedicina

29 de agosto de 2023 | Cases

Com o surto de Covid, as organizações do setor saúde tiveram que se adaptar a perturbações generalizadas em seus serviços, com efeitos que tiveram impacto em todos os níveis de suas operações. 

Trabalho remoto, continuidade da entrega de serviços, cuidados com as medidas de segurança, tudo representava um verdadeiro desafio. 

A pressão foi tanta que o setor sentiu a imperativa necessidade de adotar medidas de transformação digital.

Mas, como sabemos, desafios também podem representar oportunidades. Neste sentido, a pandemia acelerou, e muito, a adoção de novas tecnologias digitais no setor de saúde. 

Hoje, vamos mostrar para você como o nosso time de Talent foi capaz de atender, com nosso serviço de talent on demand, as necessidades de implantação de serviços de telemedicina em uma das maiores operadoras de saúde do Brasil. 

Quer conhecer os desafios vencidos, as estratégias desenvolvidas e os incríveis resultados obtidos com a nossa alocação de profissionais? Siga conosco!

Desafios enfrentados para a implementação da Telemedicina

Durante a pandemia, o modelo padrão de atendimento dos pacientes simplesmente deixou de ser eficaz. Inclusive, mais do que ter sua eficiência questionada, o atendimento pessoal se tornou impraticável. 

As consultas tinham que continuar acontecendo, afinal de contas, a saúde das pessoas não podia esperar que a pandemia acabasse para continuar recebendo a devida atenção. 

Era preciso, então, desenvolver uma estratégia para manter os atendimentos de forma personalizada e, ao mesmo tempo, priorizar o isolamento. 

A migração para os serviços de telemedicina, com uso de forças de trabalho remotas, fez com que a perspectiva do uso de novas tecnologias reforçasse alguns aspectos. 

Por exemplo, a gestão de atendimento em si, os protocolos de segurança e o acesso aos dados sensíveis de saúde se tornaram as prioridades da mudança de formato. 

Garantir que profissionais tivessem acesso aos registros de saúde também era essencial para manter os cuidados apropriados, ao mesmo tempo que todo o atendimento reforçava o foco nos clientes. 

Inclusive, pensando bem, essas necessidades tecnológicas não mudaram. Apenas se tornaram mais críticas e necessárias para garantir os cuidados médicos adequados e baseados no valor e em uma melhor prestação de cuidados de saúde.

Resumindo: O acesso à saúde precisava continuar sendo universal e as operadoras precisavam continuar oferecendo seus serviços sem interrupções. 

Até aí, falar é fácil. Mas como promover uma mudança dessa magnitude e, pior ainda, sem ter o devido tempo para pensar, planejar e executar a migração?

Como montar as equipes de desenvolvimento com os melhores talentos, em tão pouco tempo, para que fosse possível materializar a mudança de paradigma exigida pelas novas condições? 

Hora de entender como isso não só foi possível, como também criou um modelo de trabalho que até hoje está vigente. 

Estratégias de Talent para a implementação em tempo recorde

Crises são a adrenalina da inovação, e nada como o sentido de urgência para que novas ideias surjam e a inércia desapareça. 

Em circunstâncias normais, desenvolver novas tecnologias e metodologias no setor de cuidados com a saúde pode demorar anos e custar milhares de reais até tudo ficar pronto para ser implementado e disponibilizado para a população. 

Nossa estratégia de alocação de profissionais de TI também venceu barreiras e resolveu questões relacionadas aos procedimentos administrativos, considerações éticas, encaminhamentos de exames para permitir que a inovação e a transformação fossem fluidas e funcionais. 

Em síntese, nossa estratégia visava reduzir os prazos de um período de anos para semanas, ou até mesmo dias, na hora de conceber, construir e adotar tecnologias. 

Os objetivos? Possibilitar um sistema de atendimento perfeitamente funcional, uma rápida tomada de decisões por parte da empresa e otimizar os processos dos pacientes.  

Confira, na sequência, como funcionou nosso serviço de contratação body shop. 

#01 Estruturação de Squads dedicados

Como fazer tanto em tão pouco tempo? 

A resposta é: ter os talentos necessários, e em quantidade. Foi por isso que montamos um squad totalmente dedicado às operações do maior hospital da América Latina. 

Do departamento pessoal ao recrutamento, passando pela atenção ao departamento comercial, pré-vendas e gerentes de contratos, cobrimos todas as necessidades da instituição de cuidados com a saúde. 

Um squad é um grupo de profissionais que trabalha para desenvolver, testar e entregar soluções em software. Nós juntamos talentos de diferentes áreas para garantir que nenhuma necessidade ficasse descoberta. 

Uma característica dos squads é seu tamanho, normalmente compostos somente pelos talentos imprescindíveis, mas com a capacidade de trabalhar de perto, uns com os outros, para garantir a entrega de soluções que atendam a todas as necessidades. 

#02 Uso do Framework Scrum

Juntar os melhores talentos é só a primeira parte. Para fazer algo grandioso, é preciso ir além e saber a melhor forma de trabalhar

A urgência da pandemia representava a melhor oportunidade para implementar o framework scrum. 

Na prática, Scrum é uma forma de organizar equipes e projetos. Nela, tudo que deve ser executado é dividido em 3 papéis: o product owner, o scrum master e a equipe de execução. 

A partir daí, levanta-se a lista de pendências e as equipes executam os trabalhos em sprints de uma a quatro semanas. Todos os dias, todos se reúnem e definem o que será feito. 

O scrum é extremamente útil para quem quer velocidade. Por isso, criamos sprints de contratação de duas semanas, para atender as necessidades do cliente em tempo record: em apenas 20 dias, montamos uma equipe de 70 talentos.

#03 Cliente como parceiro e participante

Nada se faz sozinho, ainda mais em um setor como o de saúde. Assim, envolvemos nosso cliente no processo de contratação de profissionais e implementação de ferramentas de telemedicina.

Em todas as etapas do processo, nosso contratante esteve presente para colaborar com suas opiniões, necessidades, urgências e avaliações sobre os avanços do projeto.

Resultados obtidos pelo time de Talent que facilitou o cenário da pandemia

Nada mais satisfatório do que receber uma demanda, desenvolver uma estratégia e ver como todas as necessidades são atendidas com agilidade e eficiência. 

Como dissemos acima, montamos uma equipe com os melhores colaboradores do mercado em apenas 20 dias através do Talent. Em um mercado tão disputado como o dos profissionais de tecnologia da informação, fazer tanto, em tão pouco, é para quem realmente tem competência. 

O sucesso foi tanto que nosso cliente passou a realizar nada menos do que 2000 atendimentos virtuais diários. Podendo oferecer assistência plena a todos os pacientes que precisavam de atenção médica. 

Como plus, o hospital ainda ampliou a sua estrutura para os demais atendimentos emergenciais, algo tão importante em um período pandêmico, em que cada minuto pode marcar a diferença. 

Gostou do que leu? Nossos serviços de Talent estão à disposição do seu negócio. Marque uma conversa com um de nossos especialistas!

Tokenização: a nova era da segurança financeira

Tokenização: a nova era da segurança financeira

Até 2030, espera-se que a tokenização represente 10% do PIB mundial, o que representará um mercado de mais de 10 trilhões de dólares. Entre os maiores players do mercado, os principais motivos que estão levando à tokenização é o acesso a novos investidores e capital,...

Inteligência artificial no setor financeiro

Inteligência artificial no setor financeiro

A inteligência artificial já permeia muitas das nossas atividades do dia a dia, desde o uso de assistentes virtuais até os práticos e ágeis apps bancários. E não é para menos: a IA torna os processos mais seguros e fornece ferramentas mais avançadas para lidar com o...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-tokenização

Tokenização: a nova era da segurança financeira

by | 9 de julho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Até 2030, espera-se que a tokenização represente 10% do PIB mundial, o que representará um mercado de mais de 10 trilhões de dólares. Entre os maiores players do...

imagem-inteligência-artificial

Inteligência artificial no setor financeiro

by | 2 de julho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A inteligência artificial já permeia muitas das nossas atividades do dia a dia, desde o uso de assistentes virtuais até os práticos e ágeis apps bancários. E não é para...

imagem-IA-generativa

O futuro dos assistentes virtuais: como a IA generativa está moldando a próxima geração de VAs

by | 25 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA Generativa mal chegou e já está presente em boa parte das tarefas que vemos em nosso dia a dia. Da criação de conteúdos personalizados às interfaces por trás dos...

imagem-cloud

Como o Cloud está impulsionando a inovação e a transformação digital nas empresas

by | 10 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Cloud computing não é um termo novo em nosso vocabulário. Contudo, ainda não teve todo o seu potencial utilizado para impulsionar os negócios. Prova disso é que,...

imagem-MLOps

MLOps: como aproveitar os modelos de Machine Learning

by | 3 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A automação de processos tem levado empresas de todos os segmentos a uma verdadeira transformação operacional. Cerca de 80% delas estão acelerando fluxos de trabalho...

imagem-hiperpersonalização

Como a hiperpersonalização pode melhorar a experiência do cliente

by | 27 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Se antes podíamos disparar e-mails massivos, fazer publicidade em canais de comunicação de massas e compreender nosso público-alvo como um grande recorte de audiência,...

imagem-IA

O uso de IA e machine learning nas estratégias de vendas

by | 21 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA ganha cada dia mais espaço nas operações. Ao mesmo tempo, o machine learning vem se destacando como a principal solução quando o assunto é análise de dados. Pelo...

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

Share This