Time de Talent implementou em tempo recorde a telemedicina

29 de agosto de 2023 | Cases

Com o surto de Covid, as organizações do setor saúde tiveram que se adaptar a perturbações generalizadas em seus serviços, com efeitos que tiveram impacto em todos os níveis de suas operações. 

Trabalho remoto, continuidade da entrega de serviços, cuidados com as medidas de segurança, tudo representava um verdadeiro desafio. 

A pressão foi tanta que o setor sentiu a imperativa necessidade de adotar medidas de transformação digital.

Mas, como sabemos, desafios também podem representar oportunidades. Neste sentido, a pandemia acelerou, e muito, a adoção de novas tecnologias digitais no setor de saúde. 

Hoje, vamos mostrar para você como o nosso time de Talent foi capaz de atender, com nosso serviço de talent on demand, as necessidades de implantação de serviços de telemedicina em uma das maiores operadoras de saúde do Brasil. 

Quer conhecer os desafios vencidos, as estratégias desenvolvidas e os incríveis resultados obtidos com a nossa alocação de profissionais? Siga conosco!

Desafios enfrentados para a implementação da Telemedicina

Durante a pandemia, o modelo padrão de atendimento dos pacientes simplesmente deixou de ser eficaz. Inclusive, mais do que ter sua eficiência questionada, o atendimento pessoal se tornou impraticável. 

As consultas tinham que continuar acontecendo, afinal de contas, a saúde das pessoas não podia esperar que a pandemia acabasse para continuar recebendo a devida atenção. 

Era preciso, então, desenvolver uma estratégia para manter os atendimentos de forma personalizada e, ao mesmo tempo, priorizar o isolamento. 

A migração para os serviços de telemedicina, com uso de forças de trabalho remotas, fez com que a perspectiva do uso de novas tecnologias reforçasse alguns aspectos. 

Por exemplo, a gestão de atendimento em si, os protocolos de segurança e o acesso aos dados sensíveis de saúde se tornaram as prioridades da mudança de formato. 

Garantir que profissionais tivessem acesso aos registros de saúde também era essencial para manter os cuidados apropriados, ao mesmo tempo que todo o atendimento reforçava o foco nos clientes. 

Inclusive, pensando bem, essas necessidades tecnológicas não mudaram. Apenas se tornaram mais críticas e necessárias para garantir os cuidados médicos adequados e baseados no valor e em uma melhor prestação de cuidados de saúde.

Resumindo: O acesso à saúde precisava continuar sendo universal e as operadoras precisavam continuar oferecendo seus serviços sem interrupções. 

Até aí, falar é fácil. Mas como promover uma mudança dessa magnitude e, pior ainda, sem ter o devido tempo para pensar, planejar e executar a migração?

Como montar as equipes de desenvolvimento com os melhores talentos, em tão pouco tempo, para que fosse possível materializar a mudança de paradigma exigida pelas novas condições? 

Hora de entender como isso não só foi possível, como também criou um modelo de trabalho que até hoje está vigente. 

Estratégias de Talent para a implementação em tempo recorde

Crises são a adrenalina da inovação, e nada como o sentido de urgência para que novas ideias surjam e a inércia desapareça. 

Em circunstâncias normais, desenvolver novas tecnologias e metodologias no setor de cuidados com a saúde pode demorar anos e custar milhares de reais até tudo ficar pronto para ser implementado e disponibilizado para a população. 

Nossa estratégia de alocação de profissionais de TI também venceu barreiras e resolveu questões relacionadas aos procedimentos administrativos, considerações éticas, encaminhamentos de exames para permitir que a inovação e a transformação fossem fluidas e funcionais. 

Em síntese, nossa estratégia visava reduzir os prazos de um período de anos para semanas, ou até mesmo dias, na hora de conceber, construir e adotar tecnologias. 

Os objetivos? Possibilitar um sistema de atendimento perfeitamente funcional, uma rápida tomada de decisões por parte da empresa e otimizar os processos dos pacientes.  

Confira, na sequência, como funcionou nosso serviço de contratação body shop. 

#01 Estruturação de Squads dedicados

Como fazer tanto em tão pouco tempo? 

A resposta é: ter os talentos necessários, e em quantidade. Foi por isso que montamos um squad totalmente dedicado às operações do maior hospital da América Latina. 

Do departamento pessoal ao recrutamento, passando pela atenção ao departamento comercial, pré-vendas e gerentes de contratos, cobrimos todas as necessidades da instituição de cuidados com a saúde. 

Um squad é um grupo de profissionais que trabalha para desenvolver, testar e entregar soluções em software. Nós juntamos talentos de diferentes áreas para garantir que nenhuma necessidade ficasse descoberta. 

Uma característica dos squads é seu tamanho, normalmente compostos somente pelos talentos imprescindíveis, mas com a capacidade de trabalhar de perto, uns com os outros, para garantir a entrega de soluções que atendam a todas as necessidades. 

#02 Uso do Framework Scrum

Juntar os melhores talentos é só a primeira parte. Para fazer algo grandioso, é preciso ir além e saber a melhor forma de trabalhar

A urgência da pandemia representava a melhor oportunidade para implementar o framework scrum. 

Na prática, Scrum é uma forma de organizar equipes e projetos. Nela, tudo que deve ser executado é dividido em 3 papéis: o product owner, o scrum master e a equipe de execução. 

A partir daí, levanta-se a lista de pendências e as equipes executam os trabalhos em sprints de uma a quatro semanas. Todos os dias, todos se reúnem e definem o que será feito. 

O scrum é extremamente útil para quem quer velocidade. Por isso, criamos sprints de contratação de duas semanas, para atender as necessidades do cliente em tempo record: em apenas 20 dias, montamos uma equipe de 70 talentos.

#03 Cliente como parceiro e participante

Nada se faz sozinho, ainda mais em um setor como o de saúde. Assim, envolvemos nosso cliente no processo de contratação de profissionais e implementação de ferramentas de telemedicina.

Em todas as etapas do processo, nosso contratante esteve presente para colaborar com suas opiniões, necessidades, urgências e avaliações sobre os avanços do projeto.

Resultados obtidos pelo time de Talent que facilitou o cenário da pandemia

Nada mais satisfatório do que receber uma demanda, desenvolver uma estratégia e ver como todas as necessidades são atendidas com agilidade e eficiência. 

Como dissemos acima, montamos uma equipe com os melhores colaboradores do mercado em apenas 20 dias através do Talent. Em um mercado tão disputado como o dos profissionais de tecnologia da informação, fazer tanto, em tão pouco, é para quem realmente tem competência. 

O sucesso foi tanto que nosso cliente passou a realizar nada menos do que 2000 atendimentos virtuais diários. Podendo oferecer assistência plena a todos os pacientes que precisavam de atenção médica. 

Como plus, o hospital ainda ampliou a sua estrutura para os demais atendimentos emergenciais, algo tão importante em um período pandêmico, em que cada minuto pode marcar a diferença. 

Gostou do que leu? Nossos serviços de Talent estão à disposição do seu negócio. Marque uma conversa com um de nossos especialistas!

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das operações. Neste contexto, alcançar a eficiência e eficácia nos processos é fundamental. No entanto,...

Tendências de tecnologia no setor financeiro

Tendências de tecnologia no setor financeiro

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e carteiras digitais e chegando ao PIX, vimos inúmeras soluções surgirem e se consolidarem. Mas esse...

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da IBM, 35% das empresas consideram a IA Generativa como uma das tecnologias emergentes, juntamente com...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

imagem-garantia-de-qualidade

Tenha maior garantia de qualidade no seu projeto

by | 3 de janeiro de 2024 | Inovação e tecnologia | 0 Comments

O que garante o sucesso de um projeto? Entre os pontos a avaliar, com certeza podemos citar a conclusão no prazo e o orçamento atendido, certo? Mas há um terceiro fator...

imagem-ESG

Descubra como ESG pode ajudar o setor financeiro

by | 26 de dezembro de 2023 | Inovação e tecnologia | 0 Comments

O setor financeiro tem um grande poder de influência em questões relacionadas à sustentabilidade.  Seja quando permite que recursos sejam destinados a pesquisas de...

imagem-iot

Explore as vantagens da automação com IoT

by | 18 de dezembro de 2023 | Inovação e tecnologia | 0 Comments

Hoje em dia, os avanços da automação atingiram um novo nível. Agora, temos computadores e até programas que aprendem sozinhos, chegamos a uma era de...

Share This