Tenha maior garantia de qualidade no seu projeto

3 de janeiro de 2024 | Inovação e tecnologia

O que garante o sucesso de um projeto? Entre os pontos a avaliar, com certeza podemos citar a conclusão no prazo e o orçamento atendido, certo?

Mas há um terceiro fator que devemos ter em conta: a sua qualidade. 

As partes interessadas não vão ficar plenamente satisfeitas se a gestão de qualidade não entregar um produto ou serviço que atendam plenamente às expectativas. 

Neste sentido, como podemos ajudar os responsáveis pelo controle de qualidade a entregarem sempre o melhor resultado possível? 

A resposta está em seguir as melhores práticas ​​da Gestão do Sistema Integrado de Qualidade, Ambiente e Segurança (QAS).

A QAS é um processo de gestão de qualidade que estabelece normas, diretrizes e procedimentos para que seus times de desenvolvimento evitem problemas futuros e assegurem a integridade de um produto ou serviço ao longo do seu processo de criação. 

Ou seja, trata-se de um conjunto de métodos, ferramentas e ações que permitem que uma empresa administre todo e qualquer aspecto relacionado ao controle de qualidade de uma proposta. 

Quer ter uma maior garantia de qualidade no seu projeto? Hoje, vamos falar da gestão de qualidade quando o contexto de desenvolvimento é mais amplo, complexo e desafiador. Siga com a leitura!

Gestão de qualidade em grandes projetos

Gerenciar 50 funcionários não é a mesma coisa que administrar o trabalho de 500 colaboradores. Em empresas que estão vivenciando um crescimento expressivo, é bastante comum observar que as equipes de desenvolvimento simplesmente se multiplicam.

Imagine uma realidade na qual uma organização tinha uma equipe com 8 pessoas e um novo contexto, com mais de 100 developers distribuídos em 15 equipes.

Obviamente, a forma como você conduz suas políticas de QAS (Quality Assurance) precisam acompanhar o crescimento da sua companhia. 

Fazer QAS em pequenas equipes ágeis é diferente de quando você tem projetos de larga escala. A coordenação tem que ser muito eficaz para que o produto final seja coerente e funcione combinando todos os microsserviços que cada time desenvolve.

Como garantir o bom funcionamento do projeto com QAS

É importante destacar as diferenças entre garantia de qualidade e controle de qualidade. 

Enquanto a garantia de qualidade foca no planejamento do processo, no sentido de evitar ameaças e riscos possíveis, o controle de qualidade atende às necessidades de checagem de resultados. 

A garantia planeja, o controle confere. 

Nos controles, iniciativas como os testes de software são muito mais importantes, já que a jornada de desenvolvimento já foi pensada na fase de garantia. 

A garantia de qualidade pode seguir algumas práticas que detalhamos na sequência. Confira as dicas a seguir para ter um projeto com o melhor QAS possível.

Guia de 5 práticas que você pode utilizar no seu projeto com QAS

Para ter um projeto com alinhamento garantido, prazos atendidos e com menos sobrecarga de trabalhos, confira as seguintes dicas:

#01 Requisitos: onde tudo começa

Saber exatamente o que você precisa está no centro de qualquer garantia de qualidade de grandes projetos. 

Segundo o Business Analysis Benchmark Report, requisitos mal definidos resultam em necessidades não atendidas ou em prazos não cumpridos. 

A dica é entender os requisitos como um processo, e não criar uma simples lista fixa. Tem coisas que só surgem depois que os trabalhos de desenvolvimento começam e que precisam ser igualmente incluídas. 

O feedback constante é uma prática indicada para garantir que você e seu cliente estejam sempre alinhados. Também vale a pena garantir a rastreabilidade dos requisitos para entender seu contexto, aplicações e testes necessários. 

#02 Prazos realistas

Para definir prazos realistas é preciso saber exatamente o que tem que ser feito. Por isso, este ponto depende, em grande parte, do definido na análise de requisitos.

Principalmente em grandes projetos, onde a lista de necessidades é maior, ter tudo mapeado é fundamental. A sugestão, nesta prática, é não prometer demais. Uma análise de desenvolvimentos anteriores da sua organização pode ajudar a determinar prazos mais realistas. 

Os prazos costumam variar, principalmente quando os requisitos mudam. A garantia de qualidade deve ter a habilidade de incluir novas necessidades na gestão do projeto para não perder o controle.

#03 O time perfeito

O uso de tecnologias como o Low Code pode ajudar a atingir os prazos, mas o mais importante para o sucesso de gestão de qualidade em grandes projetos são as pessoas. 

Uma equipe sólida de alto rendimento faz toda a diferença. Tecnologias são ferramentas que você pode achar com mais facilidade do que verdadeiros talentos. 

Escolha os melhores profissionais, envolva todos tanto no planejamento como na execução. 

As melhores práticas de gestão de qualidade no desenvolvimento de softwares passam necessariamente por equipes motivadas. O trabalho de equipe e colaboração são igualmente importantes.

#04 Comunicação é tudo

Se a comunicação já é importante em pequenos projetos, imagine em grandes iniciativas. 

Em primeiro lugar, garanta que os project owners e os business developers tenham um contato aberto e fluido com o cliente, que compreendam bem os requisitos e mantenham a expectativa e a atenção do cliente ativas.

Em segundo, crie canais de comunicação claros e estruturados para que suas equipes saibam onde, o quê, quando e como falar entre si. 

Reuniões frequentes, seguindo os princípios do desenvolvimento ágil, são fundamentais para identificar problemas, mitigar conflitos e capacitar permanentemente as suas equipes. 

Nas reuniões, saibam até onde ir para que elas não durem demais. Reunir os participantes por, no máximo, uma hora, já é suficiente para revisar os avanços, discutir as dificuldades e definir os próximos passos.

#05 Seja Agile

Projetos menores têm mais chances de sucesso do que iniciativas de maior porte. Por isso, uma solução é dividir o seu grande projeto em partes de menor complexidade e tamanho.

Apoiado nas metodologias ágeis para grandes empresas e no low code, o seu desenvolvimento faz mais, em menos tempo. A própria gestão de qualidade é mais simples quando os objetivos são fracionados e os sprints de desenvolvimento são mais curtos. 

Uma pesquisa do Standish Groups mostra que projetos Agile são até 3X mais bem-sucedidos do que projetos com metodologia waterfall.

O Agile ajuda a gerenciar as expectativas dos clientes por meio da entrega contínua de produtos e da validação de cada solução de desenvolvimento entregue. 

Seguindo as dicas do post de hoje, seu projeto de desenvolvimento de software tem tudo para ser um sucesso. E se você quiser receber mais informações úteis sobre gestão de projetos e softwares, não deixe de se inscrever em nossa newsletter!

MLOps: como aproveitar os modelos de Machine Learning

MLOps: como aproveitar os modelos de Machine Learning

A automação de processos tem levado empresas de todos os segmentos a uma verdadeira transformação operacional. Cerca de 80% delas estão acelerando fluxos de trabalho com apoio de tecnologias como a automação, com a expectativa de que 69% de todo o trabalho gerencial...

Como a hiperpersonalização pode melhorar a experiência do cliente

Como a hiperpersonalização pode melhorar a experiência do cliente

Se antes podíamos disparar e-mails massivos, fazer publicidade em canais de comunicação de massas e compreender nosso público-alvo como um grande recorte de audiência, hoje este cenário mudou completamente. Cada pessoa é única e deseja ser tratada desta maneira, seja...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-cloud

Como o Cloud está impulsionando a inovação e a transformação digital nas empresas

by | 10 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Cloud computing não é um termo novo em nosso vocabulário. Contudo, ainda não teve todo o seu potencial utilizado para impulsionar os negócios. Prova disso é que,...

imagem-MLOps

MLOps: como aproveitar os modelos de Machine Learning

by | 3 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A automação de processos tem levado empresas de todos os segmentos a uma verdadeira transformação operacional. Cerca de 80% delas estão acelerando fluxos de trabalho...

imagem-hiperpersonalização

Como a hiperpersonalização pode melhorar a experiência do cliente

by | 27 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Se antes podíamos disparar e-mails massivos, fazer publicidade em canais de comunicação de massas e compreender nosso público-alvo como um grande recorte de audiência,...

imagem-IA

O uso de IA e machine learning nas estratégias de vendas

by | 21 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA ganha cada dia mais espaço nas operações. Ao mesmo tempo, o machine learning vem se destacando como a principal solução quando o assunto é análise de dados. Pelo...

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

Share This