Tendências de tecnologia no setor financeiro

28 de março de 2024 | Uncategorized

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e carteiras digitais e chegando ao PIX, vimos inúmeras soluções surgirem e se consolidarem.

Mas esse seguramente não é o fim das transformações. Estamos apenas começando a compreender todo o poder da inteligência artificial, do machine learning, da programação de linguagem natural e da IA Generativa, entre outras tecnologias.

Nesse sentido, mais do que olhar para o passado e dizer “Uau! Como chegamos até aqui?”, precisamos imaginar o futuro e compreender quais passos precisamos dar para nos mantermos seguros, competitivos e escaláveis em um futuro próximo.

Por isso, neste artigo, você confere quais são as tendências de tecnologias no setor financeiro e como elas podem impactar seus negócios. Pronto para essa viagem? Então continue a leitura!

Tecnologia como impulsionador nas inovações financeiras

Nos últimos anos, a interseção entre tecnologia e finanças tem sido um catalisador para uma série de inovações disruptivas que estão moldando o cenário financeiro global.

Desde o surgimento da internet até o advento da inteligência artificial e blockchain, a tecnologia tem desempenhado um papel fundamental na transformação dos serviços financeiros, impulsionando novos modelos de negócios, aumentando a acessibilidade e a eficiência e permitindo uma maior inclusão financeira.

Prova disso é o sucesso das fintechs, que ganham cada vez mais espaço em um cenário altamente competitivo e arriscado.

Com serviços rápidos, eficientes e baseados no perfil de cada cliente, elas inovam não só nas ferramentas, mas também no relacionamento com os consumidores.

Um serviço, múltiplas possibilidades

O meio mais utilizado para ampliar o acesso aos serviços financeiros e oferecer soluções sob medida para cada perfil de cliente são as plataformas digitais. Nelas, é possível empregar uma série de outras tecnologias de apoio.

Este é o caso da automação de processos RPA, mas também da inteligência artificial, do processamento de linguagem natural e do machine learning. Isso sem falar nas inúmeras ferramentas de pagamento, que permitem processar valores de forma rápida, segura e intuitiva.

Só para você ter uma ideia, estima-se que o mercado de fintechs fature 37 bilhões de dólares até 2026, com os serviços de mobile banking liderando a lista de serviços mais utilizados.

Já os serviços de empréstimos peer to peer devem alcançar inéditos 3,5 bilhões de dólares em 2025.

E quando o assunto é blockchain, 40% das empresas de serviços financeiros acreditam que ela mudará a forma como prestam seus serviços.

Todas essas transformações só têm sido possíveis com os avanços da tecnologia, que torna os processos mais ágeis, eficientes e seguros.

Além disso, também conferem maior transparência e acessibilidade a serviços que antes eram restritos a um pequeno grupo. Este é o caso dos investimentos financeiros, seguros pessoais e transações em tempo real.

Na sequência, você confere quais são as tecnologias que estão na liderança dessas transformações.

Tecnologias que serão apostas para o mercado financeiro

Quando falamos em tecnologias no setor financeiro, rapidamente surge uma lista enorme de ferramentas e soluções que podem compor o que chamamos de tech stack ou porfólio de tecnologias que uma empresa pode desenvolver. Vejamos algumas delas:

Computação em nuvem

A computação em nuvem tem sido uma das tecnologias mais impactantes no setor financeiro e continuará a ser uma aposta segura nos próximos anos.

Isso porque ela permite que as instituições financeiras armazenam e processem grandes volumes de dados de forma escalável e eficiente. Tudo isso sem a necessidade de investir em infraestrutura física cara e manutenção contínua de servidores.

Também traz escalabilidade, flexibilidade e redução de custos. Além disso, aumenta a segurança na gestão da informação e a conformidade do tratamento de dados de acordo com a legislação vigente.

Inteligência artificial e machine learning

O uso de algoritmos avançados de IA e ML para análise de dados, detecção de padrões, personalização de serviços e automação de processos será amplamente adotado no mercado financeiro.

Afinal, com a enorme quantidade de dados gerados diariamente no setor financeiro, a capacidade de analisar e extrair insights valiosos desses dados é essencial.

A IA e o ML possibilitam a análise de grandes conjuntos de dados de forma rápida e eficiente. Também podem identificar padrões, tendências e correlações que podem ser usados para informar decisões de investimento, avaliar riscos e detectar fraudes.

Blockchain e tecnologias de ledger distribuído

Uma das aplicações mais promissoras do blockchain no setor financeiro é a liquidação e compensação de transações.

O uso de contratos inteligentes baseados em blockchain pode automatizar e agilizar o processo de liquidação de transações financeiras. Também pode reduzir significativamente os custos e o tempo necessários para concluir operações financeiras.

Além disso, o blockchain também está sendo amplamente utilizado para a gestão de ativos digitais, como criptomoedas, tokens de segurança e ativos tokenizados.

Essas tecnologias permitem a transferência e o registro de propriedade de ativos de forma rápida, segura e transparente. Dessa forma, eliminam a necessidade de intermediários e custódias tradicionais.

Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas (IoT) está emergindo como uma tecnologia disruptiva com o potencial de transformar significativamente o setor financeiro nos próximos anos.

Ao conectar dispositivos inteligentes à internet e permitir a troca de dados entre eles, as instituições financeiras são capazes de desenvolver sistemas de pagamentos mais eficientes e gerir ativos patrimoniais de forma mais eficaz.

Também ganham a capacidade de oferecer serviços mais personalizados, como é o caso dos seguros baseados em uso e análise e prevenção de fraudes.

5G

A tecnologia 5G permitirá uma conectividade ultrarrápida e confiável. Nesse sentido, facilitará transações financeiras em tempo real, a análises de dados em grande escala e o desenvolvimento de aplicativos financeiros de próxima geração.

Também impulsionará o segmento de negociações de alta frequência (HFT) e dará suporte às operações via IoT. Além disso, poderá expandir a acessibilidade de serviços financeiros em áreas remotas.

Segurança cibernética avançada

Com o aumento das ameaças cibernéticas, soluções de segurança avançadas, como detecção de anomalias comportamentais, análise preditiva de ameaças e blockchain para segurança de dados, serão prioritárias para o setor financeiro.

Outros dispositivos de segurança também passarão a fazer parte do dia a dia dessas empresas, como segurança multifatorial, como biometria, tokens e até reconhecimento facial.

Sua empresa está pronta para esse mercado de inovações no setor financeiro? Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro de outras tendências que podem afetar o seu empreendimento!

imagem-tecnologias
Tokenização: a nova era da segurança financeira

Tokenização: a nova era da segurança financeira

Até 2030, espera-se que a tokenização represente 10% do PIB mundial, o que representará um mercado de mais de 10 trilhões de dólares. Entre os maiores players do mercado, os principais motivos que estão levando à tokenização é o acesso a novos investidores e capital,...

Inteligência artificial no setor financeiro

Inteligência artificial no setor financeiro

A inteligência artificial já permeia muitas das nossas atividades do dia a dia, desde o uso de assistentes virtuais até os práticos e ágeis apps bancários. E não é para menos: a IA torna os processos mais seguros e fornece ferramentas mais avançadas para lidar com o...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-tokenização

Tokenização: a nova era da segurança financeira

by | 9 de julho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Até 2030, espera-se que a tokenização represente 10% do PIB mundial, o que representará um mercado de mais de 10 trilhões de dólares. Entre os maiores players do...

imagem-inteligência-artificial

Inteligência artificial no setor financeiro

by | 2 de julho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A inteligência artificial já permeia muitas das nossas atividades do dia a dia, desde o uso de assistentes virtuais até os práticos e ágeis apps bancários. E não é para...

imagem-IA-generativa

O futuro dos assistentes virtuais: como a IA generativa está moldando a próxima geração de VAs

by | 25 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA Generativa mal chegou e já está presente em boa parte das tarefas que vemos em nosso dia a dia. Da criação de conteúdos personalizados às interfaces por trás dos...

imagem-cloud

Como o Cloud está impulsionando a inovação e a transformação digital nas empresas

by | 10 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Cloud computing não é um termo novo em nosso vocabulário. Contudo, ainda não teve todo o seu potencial utilizado para impulsionar os negócios. Prova disso é que,...

imagem-MLOps

MLOps: como aproveitar os modelos de Machine Learning

by | 3 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A automação de processos tem levado empresas de todos os segmentos a uma verdadeira transformação operacional. Cerca de 80% delas estão acelerando fluxos de trabalho...

imagem-hiperpersonalização

Como a hiperpersonalização pode melhorar a experiência do cliente

by | 27 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Se antes podíamos disparar e-mails massivos, fazer publicidade em canais de comunicação de massas e compreender nosso público-alvo como um grande recorte de audiência,...

imagem-IA

O uso de IA e machine learning nas estratégias de vendas

by | 21 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA ganha cada dia mais espaço nas operações. Ao mesmo tempo, o machine learning vem se destacando como a principal solução quando o assunto é análise de dados. Pelo...

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

Share This