por | fev 4, 2021

Tecnologia na gestão financeira: visibilidade, controle e compliance

Dos pesados livros-caixa completados diariamente à mão, aos softwares de automação em gestão financeira que existem hoje em dia, muita coisa mudou. Atualmente, com alguns cliques é possível ter uma noção completa de todos os lançamentos feitos no dia, das deduções em impostos aplicadas sobre cada transação ou mesmo quanto há em caixa naquele exato momento.

Usar a tecnologia correta agrega valor, reduz os custos administrativos e facilita a gestão de empreendimentos de qualquer segmento e porte. Aqui no Brasil, já se percebe um claro movimento em direção ao uso de softwares de gestão, mas ainda estamos dando os primeiros passos.

O Brasil e o uso de tecnologia na gestão

Um estudo da Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil), que avalia anualmente alguns índices de automação no mercado brasileiro e nos consumidores, traz alguns dados interessantes sobre o quanto as companhias estão investindo em tecnologias de automação.

Quando o assunto é automação empresarial, em 2020 registramos um crescimento de somente 3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Por outro lado, os números mostram um rápido incremento da curva, já que nos últimos quatro anos crescemos 7%. Ou seja, em 2020 automatizamos quase tanto como nos últimos três anos.

Estes valores representam a média de todos os segmentos juntos. Mas quando olhamos para comércio e serviços, o aumento foi maior. Registramos um aumento do índice de automação na casa dos 11% nos últimos quatro anos.

Ainda em comércio e serviços, 58% das empresas possuem algum tipo de sistema de gestão. Dentro destas, 95% dos sistemas implementados têm como objetivo atender à área financeira em geral. Em 92%, as soluções ajudam a controlar a parte fiscal e 73% os usam na frente de caixa.

Na indústria, o panorama é um pouco diferente. Em 74% das que possuem sistema de gestão, 95% das entrevistadas usam os softwares no departamento financeiro como um todo e 93% aproveitam os recursos na parte fiscal.

O fato é: estamos automatizando lentamente, mas é um caminho sem volta. Hoje, vamos ver alguns bons motivos que justificam a guinada das organizações no sentido do uso de tecnologias, com foco na gestão financeira.

Compliance na gestão financeira

Usar um programa específico que atenda às necessidades do setor financeiro permite que as políticas de compliance de sua organização sejam mais assertivas.

Com o uso da tecnologia, o fluxo de informações da organização funciona de forma integral e passa a existir uma comunicação mais eficiente entre todas as unidades da empresa, gestores e a alta direção.

Se um dos principais objetivos do compliance financeiro é o controle estrito de todas as transações que são realizadas por uma empresa, nada melhor do que contar com uma solução que faça isso de forma automática.

Com uma visão mais automatizada do negócio e tudo o que acontece em termos de finanças, a tecnologia é uma potente aliada na hora de possibilitar previsões de cenários futuros e para que a organização tenha mais agilidade no momento de se adaptar às eventuais modificações nos critérios de gestão de risco.

Um caso em que fica claro como usar um sistema de gestão financeira eficiente é positivo para uma organização pode ser visto em um de nossos cases, que mostra o que mudou na Cyrela, uma incorporadora e construtora de imóveis residenciais, que opera em São Paulo.

Segundo Sandra E. Attie Petzenbaum, gerente geral do departamento financeiro da companhia, fazia falta “automatizar processos de transferências entre contas e integrar de maneira inteligente os processos financeiros e contábeis, evitando perdas decorrentes de dinheiro parado ou inconsistências de dados.”

Entre os benefícios da implementação de um software de gestão avançada de tesouraria baseada em soluções SAP, a companhia pôde reduzir as disparidades entre os sistemas existentes e lidar melhor com o “grande volume de informações processadas diariamente”, ainda segundo Petzenbaum.

Para atender às políticas de compliance, o processamento em tempo real é fundamental. E não é só para atender às exigências da lei anticorrupção que o uso de uma tecnologia em gestão financeira é recomendado. Os recursos ajudam a manter o controle e a visão global das finanças, como veremos agora.

Visibilidade e controle em finanças automatizadas

Quando o assunto é ter mais domínio sobre os processos financeiros, aumentar a eficiência e deixar a contabilidade em ordem ou fechar e produzir relatórios pode ficar complicado para os gestores se eles não contarem com tecnologias apropriadas para as finanças.

Por exemplo, em outro de nossos artigos, mostramos como o uso de um software de gestão ajuda a evitar perdas financeiras  expressivas com o uso de tecnologia na gestão do fluxo de caixa ao oferecer dados mais confiáveis, facilitar o fechamento do caixa e deixar todas as movimentações à vista.

Uma gestão financeira preparada para os desafios do mercado em 2021  permite que controles fiscais mais rígidos sejam realizados, já que os documentos mais importantes estão sempre organizados e investimentos e despesas são exibidos por um software de gestão de forma simples e parametrizável.

A integração entre processos financeiros e contábeis é tão importante para uma empresa que, se voltamos a observar o nosso case da Cyrela, veremos como a empresa foi beneficiada pelo uso de tecnologia na gestão financeira:

  • 15% de ganho de produtividade no departamento de tesouraria;
  • R$ 5 milhões economizados por ano, somente com a otimização de caixa;
  • Economia de R$ 200 mil com redução de custos com sistemas legados e com a conciliação entre sistemas diferentes.

Entre outros benefícios tangíveis, nossa experiência com a Cyrela permitiu que a companhia pudesse realizar cálculos mais precisos e apurados, com muito mais eficiência nos valores a pagar e a receber. Visibilidade e controle caminham em paralelo e se potencializam entre si.

Não deixe de conferir o nosso case da Cyrela e conhecer todas as soluções que a Spread oferece e que vão modificar a forma como sua companhia lida com a gestão financeira. Acesse em nossa página de serviços e entenda tudo o que podemos fazer por você!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre o seu e-mail para receber os nossos conteúdos