Tecnologia: como uma instituição financeira saiu na frente na implementação do PIX

9 de maio de 2023 | Cases

Pouco mais de 2 anos desde o lançamento do Pix, que está em operação desde novembro de 2020, essa forma de transferência caiu — e muito — na rotina dos brasileiros. 

A adesão foi tão grande que, só em 2021, registraram-se quase 10 bilhões de transações. Esse número se repetiu já nos primeiros três meses de 2022. Em outras palavras: o Pix é sucesso. 

Olhando agora, tudo isso parece normal. De fato, é isso mesmo, já que o Pix, só com um ano de funcionamento, já estava disputando em pé de igualdade com outros meios de pagamento

Acontece que, entre o anúncio do lançamento do projeto pelo Banco Central (BACEN) e a sua implementação, os bancos precisaram correr para disponibilizar este serviço para a população nacional.

E sabe quem saiu na frente na corrida da transformação digital? uma das maiores instituições financeiras do Brasil.

Nos mercados, dizem que quem chega primeiro pega os melhores lugares, e um de nossos maiores clientes sabia disso, tanto é que apostou na colaboração da Spread para chegar antes dos outros bancos nacionais, privados e estatais. 

Hoje, vamos ver um pouco dessa trajetória, seus desafios, resultados e outras informações que você deveria conhecer para entender o real valor desta solução em pagamentos. 

Segue com a gente?

Os principais desafios de implementação dessa tecnologia

Quando o assunto é inovação tecnológica, tudo o que é novo demanda um pouco mais de atenção para que seja implementado. Com o Pix, isso não foi diferente: a nova modalidade de transferências de dinheiro era tão promissora como complexa. 

Afinal de contas, o sistema era desconhecido pelo mercado, pelas equipes de TI (tecnologia da Informação) e colaboradores do sistema financeiro em geral. 

Listando os principais desafios de implementação do Pix que ajudamos ao cliente a resolver podemos citar:

#01 Entendimento sobre as leis e documentações do Banco Central 

Seguir os padrões estipulados e interpretar documentos complexos são requisitos impostos pelo Banco Central para a implementação do Pix em uma instituição financeira.

São tantos requisitos que não cabe listar nesta postagem. Mas, só para listar alguns deles: 

  • formatação de chaves do DICT no BR Code;
  • mapeamento de pacs.008;
  • mapeamento de payload JSON;
  • configuração da API via Pix.

Além de muitas outras definidas no Manual de Padrões para Iniciação do Pix.

#02 Segurança para evitar fraudes 

A Spread então criou sistema para evitar vazamentos de informações sensíveis, com grande volume de transações e dados.

De fato, a segurança é um dos “pilares fundamentais do Pix”, segundo palavras do próprio BACEN. 

Por exemplo, o cliente, para participar do Pix, precisou adotar a política de notificação de infração e a consulta de informações vinculadas às chaves Pix para fins de segurança. 

#03 Alto volume de transações com baixo tempo de resposta 

Executar mais de 10 milhões de transações diariamente com processamento inferior a 5 segundos. 

Sim, você leu corretamente a quantidade. Agora, imagine ter um sistema indisponível, ainda que seja por somente 10 minutos? Isso dá mais ou menos 7 mil transações que deixam de ser processadas. 

E não se trata só de estar disponível, como também de estar em conformidade. 

Sobre isso, com a parceria da Spread, este cliente atingiu um percentual de transações rejeitadas com volume abaixo do mínimo estipulado pelo BACEN: 0,3%. 

Quer outro dado relevante? 100% das validações estavam em conformidade com o BACEN, o que mostra que a Spread ajudou o cliente a fazer seu dever de casa perfeitamente. 

#04 Velocidade no lançamento de novas versões e atualizações do PIX 

Desde que nasceu, o Pix não parou de evoluir e melhorar suas regras. A Spread sabia disso e permitiu que um dos maiores bancos  acompanhasse rapidamente a exigência de atualizações.

Sobre as mudanças, podemos destacar o Pix Saque e Pix Troco, Agendamento do Pix, Pix Noturno e inclusive atualizações de segurança no Pix que incluem o atendimento dos novos requisitos técnicos de segurança determinados pelo BC.

Os resultados obtidos com essa tecnologia

Tanta dedicação e entendimento sobre a implementação do Pix em uma instituição financeira deste porte renderam ótimos resultados.

Veja o que a Spread e cliente conquistaram:

01) Primeiro banco a implementar o Pix

Como a Spread tem um profundo domínio no mercado financeiro, nosso amplo conhecimento técnico e de negócios no setor bancário, bem como  de seus sistemas legados, nos possibilitou entregar a primeira aplicação com antecipação de 3 meses do prazo solicitado. 

02) Recorde de transações nos primeiros 3 meses

Os números impressionaram a todos: Esta instituição financeira fez nada menos do que 105.232.324 transações só no primeiro trimestre de implementação do Pix em seus sistemas.  

E isso só foi possível porque, juntos, estruturamos uma plataforma escalável que estava pronta para implementar as novas versões do Pix e que agregava novas funcionalidades, recursos e serviços com mais velocidade. 

Como a Spread Business Agility trouxe mais agilidade e confiabilidade para essa tecnologia

A Spread trabalha com uma metodologia própria que utiliza conceitos Lean Agile.  Isso possibilitou um mergulho completo nos desafios do cliente e acelerou as entregas.

Como o Spread Business Agility fez isso? Por meio da execução de ciclos curtos de desenvolvimento.

Em outras palavras, ao invés de trilhar todo o processo de desenvolvimento da implementação do Pix com longos ciclos de trabalho, a Spread parte toda essa jornada em ciclos menores. 

Isso é bom tanto para você, cliente, como para nós. 

Cada sprint (como são conhecidos os pequenos ciclos de desenvolvimento) aborda somente o prioritário é imprescindível. Uma vez que o sprint é finalizado, ele é compartilhado com os stakeholders para que seja feita uma análise. 

É justamente aí que os ajustes são feitos e se parte para o próximo sprint. Isso é muito diferente de outros modelos de desenvolvimento de novas tecnologias das transformações digitais, já que não permite que um erro só seja retificado após meses. 

A Spread junto ao cliente, uma das maiores instituições financeiras formaram a parceria perfeita e estamos orgulhosos de termos participado da história do Pix no Brasil e, ainda por cima, permitindo que uma instituição tão querida pelos brasileiros fosse a primeira a oferecer o serviço. 

Assim como nossos clientes, a empresa onde você trabalha também pode ser uma parceira da Spread. Fale com um de nossos especialistas agora mesmo!

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar dados, por outro, as pessoas têm cada vez menos desejo de compartilhar dados sensíveis com as...

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa tecnologia ainda está longe de ser uma unanimidade. De acordo com a McKinsey, 24% das empresas buscam a...

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus reais impactos no dia a dia de uma empresa. Se você chegou até aqui esperando entender um pouco mais...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

Share This