SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

3 de abril de 2024 | Uncategorized

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das operações.

Neste contexto, alcançar a eficiência e eficácia nos processos é fundamental. No entanto, atingir um nível de excelência nos serviços que leve à diferenciação e consequente ampliação das oportunidades de vendas não é tão simples quanto parece.

Isso porque as empresas usam cada dia mais aplicações tecnológicas para gerenciar um complexo setor que gera grandes volumes de dados. À medida que a quantidade de informações cresce, aumenta também o desafio de integrá-las e utilizá-las de maneira estratégica.

Somado a isso, vem o desafio da personalização e humanização do contato com os clientes, o que demanda não só processos eficientes, mas também o trato pessoal que somente seres humanos são capazes de oferecer.

Diante de desafios como esses, uma grande seguradora brasileira procurou a Spread para sanar suas dificuldades tecnológicas e aprimorar sua oferta de serviços. Confira agora como pudemos ajudá-la a atingir seus objetivos de negócio.

O desafio da implantação do SAP

Quando fomos procurados pela seguradora, seu cenário interno de negócios apresentava falta de integração tecnológica, levando à formação de silos de dados.

Com a dificuldade de fazer com que esses dados conversassem entre si e fornecessem os setores as informações necessárias ao bom desempenho de suas atividades, ocorria lentidão nos processos e, consequentemente, perda de produtividade das equipes.

O crescente número de falhas acarretava em retrabalho para a equipe interna, além de aumentar a vulnerabilidade dos dados e a dificuldade para escalar a oferta de serviços.

Em uma ponta, a empresa sofria com falta de confiabilidade no fluxo de caixa e dificuldade de gestão dos recursos e processos internos. Na outra, os clientes eram impactados com falta de informação e transparência, gerando insatisfação.

O objetivo da seguradora era, então, otimizar os processos de contas a receber, visando maior controle e confiabilidade do fluxo de caixa.

Além disso, buscava oferecer maior transparência nos dados e melhorar a acessibilidade dos clientes a informações estratégicas, com vistas a escalar suas operações.

Tudo isso, através da integração de inúmeros sistemas legados.

A solução encontrada pela Spread para aplicar o SAP

Após o diagnóstico inicial, o time de IT Sourcing da Spread iniciou os preparativos para a implementação do SAP S/4 Hana, uma das soluções de ERP mais eficientes do mercado para quem deseja maior controle sobre suas operações.

Primeiramente, mapeamos e definimos quais eram as funções conflitantes que devíamos corrigir no ambiente da seguradora. Para tanto, foi necessário um entendimento completo dos processos de negócio e dos fluxos de atividades da empresa.

Num segundo momento, implementamos módulos financeiros, com possibilidade de atualização, melhorias e manutenção corretiva e evolutiva no projeto.

Essa medida visava otimizar os processos de contas a receber e aumentar a confiabilidade do fluxo de caixa, um dos objetivos do nosso cliente.

Também implementamos módulos de serviços especializados em TI, como service desk e gestão de informática. Essa medida teve por objetivo dar o suporte tecnológico necessário a clientes e usuários para uma melhor experiência junto à seguradora.

Integramos com sistemas legados de bancos, serviços de saúde (DMED), IR e entidades, além da possibilidade de executar 40 interfaces de comunicação SAP S/4 Hana internamente e para clientes.

Isso permitiu maior agilidade nos processos, redução de falhas e perda de dados. Também contribuiu para a redução da vulnerabilidade de dados sofrida anteriormente.

Finalmente, oferecemos à seguradora serviços de suporte e gestão para extrairmos o melhor do SAP S/4 Hana.

O resultado da implementação do SAP

Com a implementação do SAP S/4 Hana, a Spread transformou a área de contas a receber da seguradora, possibilitando que criação de contratos, faturamento, correção de cobrança e cancelamentos fossem automatizados. Dessa forma, os objetivos iniciais do cliente foram atendidos e, em alguns casos, até superados.

Os processos otimizados trouxeram maior velocidade e aumento da qualidade de entrega, impactando positivamente na satisfação dos clientes da seguradora.

Internamente, a otimização dos processos trouxe maior produtividade para as equipes, redução de falhas e custos operacionais. Além disso, poupou tempo dos colaboradores, contribuindo para que sua atuação fosse mais estratégica.

Com maior transparência de dados, os clientes puderam acessar mais facilmente as informações de apólices de seguros. Assim, ficou mais simples sanar dúvidas e realizar solicitações de forma totalmente autônoma e mediada por tecnologias digitais.

A escalabilidade nos negócios também se tornou uma realidade após a implementação do SAP S/4 Hana.

Com todos os processos otimizados e com o devido acompanhamento, a seguradora alcançou um volume de 400 mil faturas mensais e agora busca dar o próximo passo no seu crescimento.

Se você também busca maior produtividade, eficiência e escalabilidade através da integração de operações, precisa conhecer todo o potencial do SAP S/4 Hana. Entre em contato com nosso time de consultores e saiba mais!

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