RPA como solução para o setor de energia

3 de agosto de 2023 | Digital

A sociedade nunca dependeu tanto de energia. Praticamente tudo que conhecemos depende de uma fonte segura de fornecimento de energia para funcionar. Por exemplo, mercados, automóveis, eletrodomésticos, comunicações, controle de tráfego, etc: nossas cidades e vidas só existem como as conhecemos por causa da energia que empresas do setor proporcionam. 

Isso coloca esta indústria em um lugar único. Afinal de contas, não é por falta de demanda que uma companhia energética pode chegar a falir ou ter prejuízos. Por outro lado, também sabemos que somente a demanda não garante a sobrevivência de uma organização. Além disso, o setor de energia está mudando. 

Percebemos como a matriz energética está migrando para fontes mais limpas e renováveis. Também podemos encontrar novos players no mercado e os consumidores estão cada vez mais exigentes. 

O setor energético entra de vez no futuro, onde a inovação é fundamental. A boa notícia é que existe um elevado potencial para a automatização de processos robóticos (RPA) neste segmento. 

Siga a leitura e veja como o RPA (Robotic Process Automation) vai tornar a sua empresa mais sofisticada, melhorar o seu fornecimento de serviços e deixar suas operações mais eficientes. 

Como a tecnologia RPA pode ajudar empresas do setor de energia

A maioria dos fornecedores de energia ainda lida com uma grande variedade de processos de back-office de forma independente, tais como a gestão de contadores, gestão de contas, faturamento de clientes e gestão do consumo.

O comércio de energia também exige um número considerável de funcionários para gerenciar o fluxo de dados dentro da organização. Normalmente, são atividades que exigem um enorme esforço manual e consomem muito tempo.

Neste sentido, a transformação digital é fundamental para que as mudanças necessárias no setor sejam implementadas. E, na esteira da evolução digital, nada melhor do que aproveitar todo o potencial da automação RPA. 

A automatização de processos robóticos (RPA) é um software não invasivo e baseado em regras que automatizam tarefas e processos repetitivos, que previamente eram executados por seres humanos.

Considerando o elevado número de atividades que ocorrem no setor de energia e que são tratadas por seres humanos, não é difícil concluir que quanto mais processos forem feitos por pessoas, maior será a probabilidade de erro humano. Portanto, com a implementação da RPA, os fornecedores de serviços de energia com processos automatizados podem obter uma diminuição significativa dos erros.

Isso se traduz em menos erros e mais eficiência. Logo, a RPA melhora suas atividades de ponta a ponta, o que é crucial para que as empresas do setor energético tenham uma vantagem competitiva no mercado.

Melhor ainda: implementar a automatização robótica de processos não afeta os sistemas de TI que existem atualmente na sua organização nem mesmo demanda modificações nos mesmos. 

Um plus adicional é o fato de que praticamente qualquer colaborador pode interagir com a tecnologia RPA sem que, para isso, seja preciso se capacitar em TI. 

Casos de uso de RPA no setor de energia

Como mencionamos brevemente antes, RPA é um tipo de software que ajuda as empresas a automatizar tarefas repetitivas. Ou seja, a empresa pode configurar “bots” de software RPA para imitar ações humanas, tais como abrir e fechar programas, preencher formulários e extrair dados de documentos. 

No setor da energia, os bots RPA, entre outras coisas, podem melhorar as operações através do processamento automático de transações, da otimização do serviço ao cliente e da eliminação de erros. Além disso, os bots RPA podem funcionar 24 horas por dia, 365 dias por ano, sem interrupções.

No passado, apenas as grandes empresas utilizavam a RPA devido aos elevados custos de software e aos grandes requisitos de recursos. Entretanto, o custo e a complexidade deixaram de ser um problema, já que, atualmente, os softwares de RPA não exigem que as invistam em programadores técnicos para gerir as soluções. 

Graças aos últimos avanços, ter um software RPA ficou mais econômico e acessível do que nunca. 

Falta de integração de sistemas

Integrar sistemas sempre foi um desafio das empresas de energia. Entre as opções existentes para isso, a RPA é a mais flexível, rápida e econômica, principalmente quando comparada com APIs e softwares integrados. 

Por exemplo, você pode ter uma RPA configurada para fazer login em um software, navegar por uma janela específica (digamos, consultar uma fatura), completar dados recolhidos de outras fontes e mandar tudo para o software de destino.

Melhorias de automação de processos financeiro

Emitir as contas de acordo com as leituras é uma das tarefas mais típicas das empresas de energia. A RPA pode ajudar a automatizar este processo, garantindo que as empresas de energia emitem faturas de forma rápida e precisa com robôs financeiros

A RPA também pode identificar automaticamente anomalias, como valores incorretos ou pagamentos em atraso, ajudando os funcionários a identificar e prevenir problemas numa fase precoce.

Agilidade no gerenciamento de projetos

A RPA impacta na gestão de projetos através da criação de processos eficientes que aumentam a produtividade. De acordo com a McKinsey, menos de um em cada três projetos é concluído a tempo. 

Ao automatizar tarefas que normalmente teriam de ser executadas por funcionários, os custos operacionais dos projetos que utilizam a RPA são inevitavelmente mais baixos. 

A RPA pode produzir qualquer coisa, desde contas de clientes a faturas em segundos, somente com o clique de um botão.

Agilidade nos processos e rotinas da área de RH

Em RH, a RPA pode igualmente escalar suas operações. Por exemplo, ela pode ser usada para analisar currículos, escolher candidatos e entrar em contato solicitando uma entrevista. 

Outro uso da RPA em RH é permitir a automação de todos os processos de gestão de dados e libertar os profissionais de RH para outras tarefas de elevado valor. 

A RPA é especialmente útil no payroll, já que simplifica este processo e reduz significativamente o tempo de conclusão desta tarefa. 

Torne a operação mais eficiente com automação RPA

Na Spread são 350 especialistas dedicados no segmento de Energia que garantem a melhor experiência possível aos clientes.

Considerando toda a leitura, podemos ajudar a tornar o funcionamento da sua empresa do setor de energia mais eficiente em um mercado cada vez mais exigente por inovações e tecnologia.

Chegou o momento de você saber mais sobre como a Spread pode utilizar o conhecimento de Automação RPA para escalar suas operações, saiba mais sobre nossos serviços!

Tokenização: a nova era da segurança financeira

Tokenização: a nova era da segurança financeira

Até 2030, espera-se que a tokenização represente 10% do PIB mundial, o que representará um mercado de mais de 10 trilhões de dólares. Entre os maiores players do mercado, os principais motivos que estão levando à tokenização é o acesso a novos investidores e capital,...

Inteligência artificial no setor financeiro

Inteligência artificial no setor financeiro

A inteligência artificial já permeia muitas das nossas atividades do dia a dia, desde o uso de assistentes virtuais até os práticos e ágeis apps bancários. E não é para menos: a IA torna os processos mais seguros e fornece ferramentas mais avançadas para lidar com o...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-tokenização

Tokenização: a nova era da segurança financeira

by | 9 de julho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Até 2030, espera-se que a tokenização represente 10% do PIB mundial, o que representará um mercado de mais de 10 trilhões de dólares. Entre os maiores players do...

imagem-inteligência-artificial

Inteligência artificial no setor financeiro

by | 2 de julho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A inteligência artificial já permeia muitas das nossas atividades do dia a dia, desde o uso de assistentes virtuais até os práticos e ágeis apps bancários. E não é para...

imagem-IA-generativa

O futuro dos assistentes virtuais: como a IA generativa está moldando a próxima geração de VAs

by | 25 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA Generativa mal chegou e já está presente em boa parte das tarefas que vemos em nosso dia a dia. Da criação de conteúdos personalizados às interfaces por trás dos...

imagem-cloud

Como o Cloud está impulsionando a inovação e a transformação digital nas empresas

by | 10 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Cloud computing não é um termo novo em nosso vocabulário. Contudo, ainda não teve todo o seu potencial utilizado para impulsionar os negócios. Prova disso é que,...

imagem-MLOps

MLOps: como aproveitar os modelos de Machine Learning

by | 3 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A automação de processos tem levado empresas de todos os segmentos a uma verdadeira transformação operacional. Cerca de 80% delas estão acelerando fluxos de trabalho...

imagem-hiperpersonalização

Como a hiperpersonalização pode melhorar a experiência do cliente

by | 27 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Se antes podíamos disparar e-mails massivos, fazer publicidade em canais de comunicação de massas e compreender nosso público-alvo como um grande recorte de audiência,...

imagem-IA

O uso de IA e machine learning nas estratégias de vendas

by | 21 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA ganha cada dia mais espaço nas operações. Ao mesmo tempo, o machine learning vem se destacando como a principal solução quando o assunto é análise de dados. Pelo...

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

Share This