por | fev 4, 2021

Reinvente as finanças da era digital com a solução SAP S/4HANA Finance

Não precisamos ir longe para percebermos como a tecnologia impacta as nossas vidas. Inovações como Inteligência Artificial (IA), Machine Learning (ML) e Blockchain já fazem parte do nosso dia a dia, até mesmo em nossos smartphones. E as empresas não estão isentas dessas transformações. Tecnologias como Automação de Processos Robóticos (RPA), pagamentos móveis, cloud computing e Business Intelligence já estão na lista de prioridades de implementação.

Em resumo, a transformação digital bate à porta. E para não se tornar obsoleta no mercado, sua empresa precisa mergulhar de vez nesse movimento e reinventar suas finanças. Afinal, na Era digital, vence quem tem maior capacidade de agir e tomar decisões com base em dados.

Continue a leitura e saiba como transformar as finanças da sua empresa com a solução SAP S/4HANA Finance!

A disrupção no mercado financeiro

Antes de explicarmos para você como a solução SAP S/4HANA Finance pode ajudar a sua empresa, é essencial que você entenda o porquê de essa mudança ser necessária.

Falta de agilidade na tomada de decisão, dificuldade em gerenciar o fluxo de caixa a longo prazo, pagamento de tributos de forma equivocada e alta exposição a riscos financeiros são apenas algumas das dificuldades enfrentadas pelas empresas na atualidade. E todas elas poderiam ser reduzidas ou até eliminadas com o uso de tecnologias adequadas.

Embora a pandemia de coronavírus tenha obrigado muitas empresas a acelerarem o passo na transformação digital, a verdade é que 49% das organizações ainda não colocaram esse objetivo como prioridade. Em contrapartida, 87% delas acredita que a disrupção tecnológica afetará sua performance nos negócios. Porém, apenas 44% destas afirma estar preparada para os impactos da digitalização das finanças.

Como você pode ver, é um cenário complexo. Existe a consciência de que é preciso digitalizar as finanças, mas ainda não se conseguiu priorizar isso nas organizações. E a resposta para isso pode estar na falta de conhecimento de como as tecnologias podem contribuir para levar os setores financeiros à excelência operacional e estratégica.

Por que reinventar as finanças?

De acordo com a PwC, 75% dos CEOs acreditam que a tecnologia pode melhorar a eficiência operacional, a experiência do cliente e a reputação da marca. Além, é claro, de trazer maior velocidade e assertividade para a tomada de decisões.

Falando especificamente do setor financeiro, os CFOs afirmam que a adoção de tecnologias digitais pode trazer um melhor entendimento de como empregar os recursos da organização, visando aumentar a rentabilidade do negócio.

Tecnologias financeiras também têm o potencial de aumentar a eficiência de processos, levando à redução de custos e à liberação dos profissionais da área para pensar na estratégia da organização.

Prova disso é que as empresas com maior nível de maturidade na transformação digital do setor financeiro estão operando a um custo 40% menor, segundo o mesmo relatório da PwC.

Agora, pare e reflita por alguns instantes. O que a sua empresa faria se tivesse um custo operacional 40% menor? Ou se pudesse fazer o fechamento contábil e financeiro em tempo real, sem mobilizar a equipe toda? Ou ainda, se pudesse reduzir os riscos de fraude com um processo de compliance seguro e eficiente?

Dá para imaginar algumas vantagens? Então conheça a solução SAP S/4HANA Finance.

SAP S/4HANA Finance: a reinvenção das finanças na era digital

Quando buscamos uma solução tecnológica, é sempre melhor ter o máximo de funcionalidades em um único local, certo? Além de poupar o treinamento da equipe em vários softwares, dispensamos o investimento em inúmeras integrações.

Esta é a proposta do SAP S/4HANA Finance, uma solução de ERP (Enterprise Resource Planning) que permite gerenciar as finanças da sua empresa com muito mais facilidade.

Por ser uma plataforma única, o SAP S/4HANA Finance elimina a redundância de dados, as replicações de um sistema para outro e as reconciliações financeiras, que tomam muito tempo.

Ele também otimiza processos através da automação de tarefas e confronta informações de fontes diversas, gerando relatórios com dados e insights que contribuem para uma tomada de decisão mais ágil e assertiva.

Conheça algumas das funcionalidades do SAP S/4HANA Finance:

Planejamento e análise financeira

Nenhuma empresa atinge a excelência na gestão financeira  sem ter um planejamento adequado. E isto depende, em grande parte, de saber analisar os dados existentes e à disposição da organização.

Por isso, o SAP S/4HANA Finance permite criar simulação de cenários a partir do input de dados, estatísticas e outras informações, revelando como sua empresa pode se sair melhor no mercado.

Fechamento contábil e financeiro

Já imaginou ter todos os dados contábeis e financeiros conciliados em tempo real e poder analisar o cenário da sua empresa a qualquer momento? Pois com o SAP S/4HANA Finance isso é totalmente possível.

O software traz um modelo unificado de dados que permite analisar rapidamente a saúde contábil e financeira da sua empresa, reduzindo os riscos de decisões com pouco embasamento.

Gestão de contas a receber

Um dos pontos fundamentais que garantem a sobrevivência e continuidade de uma empresa é projetar seu cenário futuro e planejar investimentos e novas estratégias de negócio. E uma das bases deste processo é, sem dúvida, fazer uma boa gestão de contas a receber.

Com o SAP S/4HANA Finance, é possível automatizar processos repetitivos, integrar soluções de crédito e cobrança e gerenciar todas as contas a receber de forma intuitiva, o que reduz o esforço da sua equipe, levando à produtividade.

Compliance e redução de riscos

Ter processos financeiros totalmente seguros e transparentes é um grande desafio. Mas a era digital exige que as organizações processem dados com maior velocidade e entreguem a órgãos fiscalizadores e também à sociedade informações verídicas sobre sua atuação.

Nesse sentido, o SAP S/4HANA Finance permite processar grandes volumes de dados, analisá-los em detalhe e identificar falhas com mais precisão. Desse modo, sua gestão financeira se torna mais acurada, o que contribui para o aumento de oportunidades de negócios e investimentos.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o SAP S/4HANA Finance, que tal conhecer outras soluções que podem ajudar sua empresa a reinventar as finanças nessa era digital? Entre em contato conosco!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre o seu e-mail para receber os nossos conteúdos