A importância da colaboração virtual no trabalho remoto

Tempo de leitura: 2 minutos
Publicado em 22 de abril de 2020

Diante da pandemia do COVID-19 que o mundo vem enfrentando, muito se fala sobre quais as medidas estratégicas as organizações precisam tomar para garantir o bom funcionamento das suas operações e entrega dos seus produtos. O isolamento social forçou uma mudança no formato de trabalho e as empresas que não possuíam a política de home office precisaram se adaptar a essa realidade.

Neste cenário, a importância da comunicação e colaboração virtual ganha destaque. É cada dia mais necessário trabalhar de maneira produtiva e engajada independentemente da plataforma em que estamos inseridos. Por isso, é importante se familiarizar com as ferramentas tecnológicas e conhecer todas as possibilidades que elas oferecem.

O e-mail é uma das principais ferramentas utilizadas para garantir a comunicação virtual. O endereço eletrônico para troca de mensagens por meio de servidores que pode ser acessado em um software instalado ou em um navegador na web, é usado desde pequenos negócios à grandes empresas. Em 2018, o número total de e-mails corporativos enviados e recebidos por dia foi superior a 281 bilhões. Até o final de 2022, a previsão é de crescer para mais de 333 bilhões de e-mails por dia, e esse número pode aumentar ainda mais devido ao isolamento social.

Outra alterativa para garantir essa comunicação são os famosos chats ou bate-papos, que permitem a troca de mensagens de forma simultânea. Diferente do e-mail, os chats trazem respostas rápidas para situações do dia a dia, ajudando na tomada de decisões e alinhamento com o time. Essa ferramenta é extremamente necessária no trabalho remoto, pois garante a velocidade que esse momento cheio de mudanças exige.

Apesar de proporcionarem a troca de informações, essas ferramentas podem não ser suficientes para aproximação e interação entre os colaboradores. O ideal é combinar com uma solução de vídeo chamada ou vídeo conferência. A tecnologia já possibilita uma reunião onde todos conseguem se ouvir e se ver independente da distância que estiverem um do outro tornando as discussões muito mais produtivas.

Além dessas ferramentas tecnológicas, uma funcionalidade indispensável que garante o desenvolvimento do trabalho entre times no home office é o compartilhamento de arquivos em nuvem que permite a transferência, armazenamento e edição colaborativa de arquivos.  

Hoje, já é possível encontrar no mercado soluções tecnológicas que englobam e-mail, chat, vídeo chamadas, armazenamento em nuvem e muito mais em uma única plataforma. O maior desafio das empresas é descobrir como escolher o melhor provedor de e-mails que não ultrapasse o budget de investimento, mas ao mesmo tempo traga produtividade, agilidade e principalmente satisfação dos clientes e colaboradores.