Horácio Piva palestra no Genova Pitch

Tempo de leitura: 2 minutos
Publicado em 10 de agosto de 2018
Categorias: Empreendedorismo Eventos Mercado TI

Conselheiro da Spread, o presidente do conselho da Klabin discursou para investidores e startups

Horácio Piva abriu a noite do Genova Pitch de Agosto – realizado pela Genova, nosso centro de empreendedorismo – com a palestra “Um panorama do empreendedorismo no Brasil” onde estimulou e aconselhou os empreendedores brasileiros a acreditarem em seus negócios.

Piva começou ressaltando que o país, após os anos perdidos da década de 80, começa a retomar a sua capacidade de atuar no mercado global com uma relação de troca baseada em produtos de valor.

Segundo Piva, mudamos nossa perspectiva de liderança: hoje ser um líder não está mais relacionado a carisma – que não tem nada a ver com liderança -, mas sim às responsabilidades que cada um chama para si. “Cuidar das suas organizações é que é liderar”, ressaltou.

O conselheiro posicionou que o modelo da pirâmide de necessidades de Maslow está sendo substituído pelo conceito da pirâmide de Almquist que considera qualidade e simplificação; e onde necessidades emocionais, de transformação e de gerar impacto social ganham muito mais espaço quando relacionadas a um senso de propósito.

*Fonte: HSM Management

 

 

Piva ainda mostrou algumas megatendências que acredita que irão definir os sobreviventes do mercado empreendedor, sendo elas:

  • Demografia
  • Ciência e Tecnologia
  • Recursos naturais e meio ambiente
  • Globalização e inter-relação na economia
  • Questões de governança cooperativa

Segundo Piva, a partir da demografia é possível gerar entendimento para criar um planejamento estratégico para os próximos anos de qualquer empresa, sendo que planejamento é o calcanhar de Aquiles de grande número dos negócios brasileiros.

“Quando vocês pensarem o negócio de vocês, pensem onde querem estar com a sua empresa e façam os seus planejamentos em função disso. Planeje antes de colocar o negócio na marca do gol”, aconselhou.

Além disso, Piva defendeu que com o fim das fronteiras, como efeito da globalização, os empreendedores brasileiros têm a missão de invadir o mundo. “Tenham a ousadia de pensar longe. O Brasil é um país de estranhezas, mas também de muitas oportunidades”, incentivou.

“Hoje as oportunidades são cada vez mais rápidas e encontros como este Genova Pitch podem fazer toda a diferença”, declarou Piva.

Quer conhecer melhor a Genova? Acesse o site genovahub.com.br.