Camila Farani na Genova

Tempo de leitura: 2 minutos
Publicado em 3 de julho de 2018
Categorias: Empreendedorismo Eventos

A investidora-anjo fez um encerramento presencial para a primeira turma de seu curso online e escolheu nosso espaço para isso

 

A manhã da sexta-feira 29/06 marcou o encerramento da primeira turma do curso online “O Algoritmo do Sucesso”, de Camila Farani, jurada da edição brasileira do reality show “Shark Tank”, presidente da – já parceira Genova – Gávea Angels e muito mais.

Camila fez a palestra “Como me tornei um tubarão” onde contou sua trajetória de vida até o sucesso. Aos 16 anos começou a trabalhar na tabacaria da mãe, como caixa. Apesar de fazer faculdade de direito, aos 19 anos teve a ideia que mudou tudo: servir café gelado na tabacaria.

Foi neste momento que Camila aprendeu que mais do que realizar benchmarking é preciso atitude para concretizar uma ideia. “Você precisa estar sempre de olho no que os outros estão fazendo. Comparações fazem parte da vida e você tem que crescer em cima do que o seu concorrente não é tão bom”, ensina.

Foi assim que virou empresária na área alimentícia: abriu outras unidades da tabacaria, um restaurante de alimentação saudável e foi convidada para trabalhar no Mundo Verde, a maior rede de produtos saudáveis da América Latina.

Entretanto, a vida de escritório não a fazia feliz e Camila voltou para o mundo do empreendedorismo. O que muitos consideraram um passo atrás, para Camila foi o pontapé inicial para fundar o Grupo Boxx (alimentação), a FizCon (inovação) e a butique de investimentos G2 Capital onde aposta em startups de tecnologia.

Mas engana-se quem pensa que as conquistas de Camila vieram fácil. “É preciso parar de romantizar o empreendedorismo e supervalorizar o sucesso. Não existem fórmulas prontas. É preciso gastar muita sola de sapato para chegar lá”, comenta.

Camila também foi a primeira mulher na diretoria da Gávea Angels e como presidente expandiu a associação carioca em número de investidores e para outros estados. Entretanto, altos cargos não a impedem de ainda sentir medo na hora de tomar grandes decisões. “Todo mundo tem medo, mas o medo tem que existir para aumentar a sua sabedoria e ajudar você a crescer. É da dor que conseguimos os maiores aprendizados. Não existem pessoas fortes com passados fracos”.

Após a palestra foi a hora de os participantes encararem os seus medos. Os alunos puderam participar de um pitch onde seus respectivos negócios e/ou projetos foram apresentados para Camila e eles puderam receber dicas para pitchs futuros.

“Mas o que é sucesso? No fim, sucesso é ser feliz e a felicidade só vem com a auto realização. O meu propósito é fazer com que as pessoas se tornem autoras de suas próprias vidas”, disse Camila a seus primeiros alunos.

Confira as dicas de Camila Farani para pitchs.