Startups que estão revolucionando a partir de Inteligência Artificial marcam o evento “Inovar é Investir”

Escrito por grano   |   Tempo de leitura: 2 minutos

Realizado na noite do dia 21 de maio, no inovaBra habitat (SP), o encontro mostrou para investidores o quanto aportar capital em startups pode ser uma forma de inovação e aquecer o mercado

Com o propósito de lançar a inovadora parceria entre Genova e a Nello Investimentos, o evento “Inovar é Investir” mostrou como a cooperação entre nossa aceleradora de startups e a empresa de investimento ajudará na formação de conexões entre empreendedores e investidores.

A noite começou com a palestra que dava nome ao evento, feita por Antonio Jorge Zanesco Jr., Head de Inovação e Tecnologia da Nello. Zanesco contou como a boutique financeira ajuda diariamente investidores a entrarem em contato com a economia real e como a Nello vem contribuindo para que startups encontrem investidores para que juntos façam uma parceria estratégica que lhes possibilite desbravar o mercado com inovação e tecnologia.

“Os investidores não têm encontrado o retorno esperado no mercado financeiro. Por isso, conectar-se a startups com grande gama de inovação pode trazer o retorno esperado”, declarou Zanesco.

Dando sequencia ao evento, foram apresentadas duas startups. A primeira foi o Movon, que trouxemos diretamente de Israel e foi apresentada por nosso Head de Digital Transformation, Marcelo Negrini.

A Movon traz para o mercado um Sistema Avançado de Assistência ao Motorista (ADAS) que tem como propósito prevenir acidentes causados por falta de atenção e reduzir, em muito, gastos de segurados e seguradoras de carros.

A partir de uma câmera frontal, de mesma qualidade das utilizadas em celulares, mais Inteligência Artificial (IA) é possível detectar pedestres, distância do veículo da frente, gravar imagens, acionar alertas de velocidade e de bebê a bordo. Uma revolução, não só para o mercado particular, mas inevitável para frotas comerciais que poderão ter o controle de quem entrou no carro, abastecimento, quilometragem, se a expressão do motorista demonstra cansaço e muito mais.

Logo em seguida foi a vez da Mobilis apresentar o primeiro carro elétrico 100% fabricado no Brasil, um veículo de vizinhança, o Mobilis Li. Co-fundador da startup já parceira da Nello Investimentos, Mahatma Marostica não só falou do carro, como levou para o evento o seu veículo elétrico compacto feito sob medida para o uso urbano.

O modelo surgiu após analisar os carros oferecidos pelo mercado e como os clientes o utilizam. Marostica notou que sobravam coisas demais nos atuais utilitários e trouxe para o mercado automotivo uma proposta onde seus diferenciais competitivos são a utilização da Internet das Coisas (IoT), sustentabilidade e Experiência do Usuário (UX).

No quesito sustentabilidade, a Mobilis oferece muito mais do que um carro elétrico, já que a proposta da startup é que o ativo possa ser renovado com a troca de poucas peças e que as mesmas, quando trocadas, possam ser descartadas corretamente. Ainda existe a ideia de que o modelo possa ser montado em micro fábricas dentro de concessionárias que receberiam kits de montagem o que reduziria custos das cadeias logística e tributária.