Spread Responde: de quem parte a iniciativa de Transformação Digital?

Tempo de leitura: 1 minuto
Publicado em 11 de Janeiro de 2018
Categorias: Mercado TI

Spread responde a dúvidas de clientes sobre diferentes temas relacionados a tecnologia e negócios. Neste post, quem fala é Marcelo Negrini, Diretor de Digital Transformation

por Mônica Miliatti*

No processo de inovação, a tecnologia é um dos fatores centrais para possibilitar que as empresas fortaleçam suas estratégias de negócios digitais. Com a ebulição de novos termos, ferramentas, serviços e soluções, diversos questionamentos podem surgir no caminho. O Spread Responde é o espaço em que executivos e colaboradores da Spread respondem às principais dúvidas de seus clientes para ajudá-los nessa jornada.

Você pode mandar as suas perguntas para o e-mail spreadresponde@spread.com.br. Neste primeiro texto falamos sobre Transformação Digital.

De quem parte a iniciativa da Transformação Digital nas empresas?

Marcelo Negrini, Diretor de Digital Transformation da Spread responde – Essa é uma pergunta feita frequentemente e que pode gerar confusão. É importante explicar que a Transformação Digital pode ser divida em dois pilares: transformação tecnológica, gerando soluções digitais com a finalidade de alterar ou criar modelos de negócio; e transformação cultural, mais profunda e complexa de se fazer, com adoção de processos e métodos ágeis, empoderamento das pessoas, e pensando todos os processos de negócio do ponto de vista do cliente, e não da empresa.

Seja para transformar o negócio ou mudar a cultura da empresa, a Transformação Digital é exigida pelos próprios clientes, que buscam novas experiências digitais e processos mais simples. Para atender a essas demandas, todas as áreas da empresa – TI, vendas, marketing e outras – atuam em conjunto, criando produtos e serviços digitais inovadores, que trazem mudanças profundas na cultura, na capacidade e no modelo de negócio, em um processo contínuo de melhoria.

*Mônica Miliatti é jornalista na essense, agência responsável pela estratégia de  conteúdo da Spread