Spreaders: conheça Rodrigo Zauza, o primeiro colaborador da Spread com startup acelerada pela Genova

Tempo de leitura: 2 minutos
Publicado em 7 de Janeiro de 2018
Categorias: Empreendedorismo

Rodrigo Zauza é o criador da plataforma Severino, que utiliza Big Data e Ciência de Dados para organizar o fluxo de negócios em micro e  pequenas empresas

Rodrigo Zauza*

Sempre fui um entusiasta da tecnologia. Analista de sistemas por formação e profissional de testes e automação por convicção, estou no mercado há mais de 25 anos, motivado pelas novidades e pelos desafios impostos pelo setor.

Para continuar me desenvolvendo como profissional e atender à minha necessidade pessoal de elaborar ideias e realizá-las, criei a startup Severino, uma plataforma de integração de dados que auxilia empresas de micro e pequeno portes a se transformarem digitalmente.

Utilizando tecnologias como Big Data e Inteligência Artificial, a plataforma facilita a análise e o monitoramento dos fluxos de negócio, para uma rápida tomada de decisão da gestão da empresa. A solução possui uma camada de APIs capaz de conversar com diversos tipos de sistemas, abrindo um universo infinito de possibilidades e centralizando, em uma única camada de apresentação padronizada, todas as informações do negócio.

Por exemplo, um escritório de advocacia que acumula em sua base de dados local informações preciosas, referentes a anos de processos atendidos e desenvolvidos, pode enfrentar dificuldades para ampliar suas operações se não tiver uma solução que consiga extrair e analisar o conteúdo em um repositório central. Nesse cenário, a Severino entra como uma alternativa que se conecta às diversas fontes e origens de informação na empresa – como planilhas, sistemas de vários tamanhos, arquivos e documentos eletrônicos – e as prepara para novos usos, facilitando a criação de aplicações e experiências de usuário.

Em aceleração

Meus seis meses de atuação na Spread me colocaram em contato com a Genova, centro de empreendedorismo da empresa, onde descobri o admirável mundo das startups. Após me inscrever em uma palestra para conhecer mais sobre o assunto, busquei contato com o diretor da Genova, Alex Granjeiro, que me convidou para apresentar a minha ideia em um Genova Pitch. Assim, me tornei o primeiro exemplo de “intraempreendedorismo” da aceleradora.

Dentro do programa de aceleração, dividi a atuação da Severino em duas fases: a primeira consiste em integrar a solução com as principais ferramentas de governança em TI, e focar inicialmente em fontes de dados estruturados. A segunda etapa está relacionada à ampliação da plataforma com capacidades cognitivas, utilizando conceitos de Inteligência Artificial para gerar insights e análises preditivas, bem como extrair informações de fontes não estruturadas, como documentos em texto, de forma a adicionar valor ao negócio das empresas.

Tanto para o Rodrigo empreendedor, quanto para o Rodrigo Spreader, o desafio agora é aprender ao máximo com o ecossistema criado pela Genova. Desenvolver um bom plano de negócios, absorver todo o conteúdo possível das sessões de mentoria, e dar escalabilidade à minha plataforma são algumas das metas definidas para 2018, em busca da expansão da minha simpática e brasileira Severino.

*Rodrigo Zauza é engenheiro de automação de testes da Spread

#SpreadTecnologia, #Spread, #Spreaders, #Empreendedorismo, #Startups, #Severino, #Genova