Proteção de dados: o que esperar no futuro?

6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos precisando de ajuda para gerenciá-las.

Se, por um lado, esse crescimento exponencial de informações nos possibilita conhecer em maior profundidade o mercado, o comportamento dos consumidores, as tendências de negócios, por outro, gera a necessidade de desenvolver novas e melhores soluções de proteção de dados.

Isso porque as ameaças se tornam cada dia mais comuns e prejudiciais. Só para você ter uma ideia, 47,4% de todo o tráfego na internet em 2022 foi originado por boots.

Além disso, mais de 300 mil usuários do sistema Android baixaram aplicativos de trojans bancários por meio da Google Play Store. Ademais, 94% dos malwares são entregues por e-mail.

E o que você tem a ver com tudo isso?

Pois bem, trabalhar com segurança da informação é, hoje, uma das maiores responsabilidades dentro de uma empresa. E esse compromisso não se limita apenas ao time de TI.

Seja você um profissional de marketing que coleta dados de leads ou mesmo um gestor comercial que lida diariamente com dados de clientes, saiba que zelar pela proteção de dados deve ser uma prioridade no seu dia a dia.

Por isso, queremos te ajudar a identificar se você tem adotado as melhores práticas de proteção de dados e apresentar quais são as tendências que podem evitar quaisquer prejuízos futuros. Continue a leitura!

O seu negócio está preparado para todos os desafios da segurança de dados?

Se os dados que apresentamos logo na introdução deste artigo geraram surpresa, saiba que eles são apenas a ponta do iceberg.

Segundo dados da SC Magazine, 40% das empresas que sofreram ataques de ramsomware pagaram mais de 1 milhão de dólares para recuperar seus dados.

E um dos dados mais alarmantes: as empresas levam, em média, 204 dias para identificar uma violação de dados.

Quando essa identificação ocorre, as primeiras pessoas a serem cobradas pela morosidade, deficiência de segurança e potenciais prejuízos são, sem dúvida, os gestores de TI.

Nesse sentido, a melhor atitude que você pode tomar hoje em relação à proteção de dados é verificar se já fez tudo o que é possível e está ao seu alcance para evitar qualquer ameaça. Por isso, preparamos um checklist para te auxiliar neste trabalho. Confira:

1. Verifique o nível de segurança cibernética da empresa

O primeiro passo para evitar qualquer violação é realizar um diagnóstico interno.

Esse procedimento deve ter como objetivo principal identificar todas as ações já realizadas e em perfeito andamento para manter os dados protegidos.

Caso você não tenha experiência em segurança cibernética ou não possua as ferramentas adequadas para realizar o diagnóstico, pode solicitar a contratação de uma consultoria externa para realizar este trabalho.

2. Reforce a segurança de contas e dispositivos corporativos

Aplicar camadas adicionais de segurança pode poupar muito trabalho em proteção de dados. Nesse sentido, algumas ações possíveis são:

  • autenticação em dois fatores;
  • aplicação de senhas fortes;
  • atualização periódica de softwares;
  • atualização periódica de senhas;
  • hierarquização de acessos a sistemas e dados de acordo com o perfil de cada usuário.

3. Crie uma política de segurança cibernética

Lembra que no início do artigo falamos que a responsabilidade pela proteção de dados não é exclusiva da equipe de TI?

Pois bem, apesar de não ser uma responsabilidade exclusiva, cabe ao gestor de segurança da informação criar uma política de segurança cibernética e torná-la pública para que todos os colaboradores da empresa a conheçam e apliquem.

4. Desenvolva um plano de gerenciamento de riscos

Assim como as soluções de proteção de dados evoluem rapidamente, os métodos de violação também se superam constantemente.

Isso quer dizer que, mesmo que você tome todos os cuidados preventivos, pode haver um ataque cibernético. Portanto, a melhor maneira de não ser pego de surpresa é pensando proativamente e elaborando um plano de gerenciamento de riscos.

5. Treine sua equipe para manter os dados protegidos

A colaboração de todos os usuários, sejam colaboradores, terceirizados e até mesmo visitantes, é fundamental para a segurança da informação. 

Nesse sentido, um bom começo é fazer uma parceria com o time de marketing ou comunicação interna para que haja uma campanha de conscientização.

Juntamente com o RH, você também pode desenvolver treinamentos autoinstrucionais ou criar um cronograma que possibilite a coordenação com suas demais atividades na empresa.

Identificar influenciadores internos que possam ajudar na disseminação de melhores práticas de segurança cibernética também é uma ação possível.

Agora que você já tem um checklist do que pode ser feito, que tal dar uma olhada no que vem por aí em termos de proteção de dados?

Principais tendências em proteção de dados

A seguir, listamos 5 tendências que você precisa ficar de olho para aprimorar seus serviços:

Privacy-enhancing computation (PEC)

Também conhecida como Computação de Aprimoramento de Privacidade, essa tecnologia garante três níveis de privacidade: dado, software e hardware.

Isso significa mais personalização na hora de proteger os dados de clientes, usuários e da própria organização, além de dificultar o acesso de potenciais ameaças aos dados mais estratégicos.

UX de privacidade

Com pessoas cada vez mais conscientes a respeito da importância da privacidade de dados, recai sobre as empresas a demanda por personalizar essa experiência, entregando aos usuários a decisão sobre o que, quando e como seus dados pessoais serão coletados e utilizados.

Privacidade de dados centrada no ser humano

Até o momento, grande parte das empresas vem se preocupando com os impactos negativos que uma violação de dados tem sobre os negócios. No entanto, uma das tendências que você precisa ficar de olho é na orientação dessa preocupação para o ser humano.

Em outras palavras, que impactos negativos uma violação de dados tem sobre os funcionários da empresa? E sobre os clientes? Com base nisso, você pode desenvolver estratégias mais eficazes de proteção de dados, como a PEC, que citamos anteriormente.

Governança de IA

Para fechar o nosso artigo, não poderíamos deixar de citar uma das maiores tendências para os próximos anos: a governança de inteligência artificial.

Conforme a IA avança e novas soluções são colocadas no mercado, cresce a demanda por meios de regulamentação dessas ferramentas, de modo que não haja violação de dados por parte da própria inteligência artificial.

Quer saber como isso deve se desenvolver nos próximos meses? Inscreva-se na nossa newsletter logo abaixo e fique por dentro das novidades!

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