por | maio 9, 2022

Porque começar a automação no seu negócio: conheça o Robotic Process Automation

Que tempo é dinheiro, todo mundo sabe. E com isso em mente, já parou para pensar quanto tempo é perdido pelos seus colaboradores fazendo extração de dados ou produzindo relatórios sem uma automação eficiente? Ou enviando mensagens e processando transações que poderiam ser automatizadas?

Se está perdendo tempo, também é dinheiro que você deixou de ganhar! Na era da transformação digital, mais que uma aliada, a automação é um recurso indispensável para a otimização da produção na sua empresa. Isso porque, incorporar a inteligência artificial (A.I.) no dia a dia da empresa pode acelerar os processos, gerando economia nas operações.

Neste contexto, uma tecnologia que vem ganhando força no mercado é o uso de Robotic Process Automation (RPA), também conhecido como Automação Robótica de Processos.

Como o próprio nome diz, essa ferramenta tem por objetivo automatizar os processos de negócios com a utilização de robôs virtuais. Ela pode ser implantada em diferentes segmentos de negócio aumentando a produtividade e reduzindo custos.

Quer saber mais sobre o assunto e como isso pode revolucionar a forma de conduzir sua empresa? Então continue a leitura deste artigo!

Como funciona o Robotic Process Automation – RPA?

Atualmente, a utilização de sistemas complexos não só é uma realidade nas empresas no contexto das transformações digitais, como também é algo essencial para quem deseja crescer e conquistar o mercado. 

A aplicação da automação nos processos corporativos simplifica as atividades e otimiza entregas. Mas, como exatamente isso acontece? Calma que vamos explicar!

O Robotic Process Automation,  automatiza processos com a utilização de robôs virtuais. Eles são capazes de capturar, realizar transações, manipular e interpretar dados, dar respostas e se comunicar com outros sistemas. Esta tecnologia pode ser aplicada em negócios que tenham processos manuais, repetitivos, reunindo e consolidando dados de diferentes sistemas em um só.

Na prática, o RPA faz uso de softwares específicos ou robôs, também conhecidos como bots. Esses sistemas executam tarefas pré-programadas, de forma precisa, sem a possibilidade de erros. Uma vez programado com as regras pré-estabelecidas, esse sistema não precisa de intervenção humana e realiza a atividade a partir da repetição, na frequência configurada e que faz sentido para os processos da organização.

Onde a automação RPA pode ser aplicada?

Os sistemas RPA podem ser aplicados e personalizados em diversos departamentos e segmentos. Tudo vai variar conforme a necessidade do seu negócio!

Por exemplo, é possível realizar atividades em massa, como cobrança de consumidor, envio de mensagens, geração de relatórios, entre outras atividades. Essa tecnologia que veio para ficar pode ajudar em negócios de diferentes setores.

Vamos pensar em uma empresa que trabalha com serviço de e-commerce. Ela tem a possibilidade de desenvolver um RPA como um aliado na hora de fazer o controle de estoque. Isso porque é possível a criação de bots cujo objetivo seja identificar entradas e saídas de produtos. Assim, a empresa consegue ter relatórios automáticos de estoque e em tempo real. 

Com esse controle, seu negócio pode economizar ao identificar itens encalhados, aos quais pode se direcionar estratégias específicas de venda. Ter estes dados analisados em tempo real também auxilia na decisão de compra de matéria prima conforme a demanda de mercado. 

Desse modo, o Robotic Process Automation aumenta o lucro da empresa, gerando um crescimento da produtividade e aperfeiçoando processos internos. 

Esses são apenas alguns exemplos, há um universo de possibilidades de automação para o seu negócio. 

Quais os benefícios do RPA – Automação?  

Você já entendeu que implementar RPA na sua empresa vai trazer mais praticidade e processos mais padronizados, evitando a falha humana, certo? Mas essas não são as únicas vantagens.

Confira outros benefícios:

Mais competitividade no mercado

Uma pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) apontou que a transformação digital tem sido uma preocupação dos empresários no Brasil. Segundo o levantamento, 74% das empresas acreditam que inteligência artificial terá impacto na competitividade do mercado. 

Foram ouvidos 164 representantes de companhias de diferentes portes e segmentos. Entre eles, 80% defenderam que a A.I. pode afetar positivamente suas empresas. A pesquisa também indicou que 26% têm dado prioridade à formação técnica em A.I. enquanto 23% optam pela capacitação dos profissionais da área de negócios.

 

Investimento de tempo e capital humano em estratégia

Com o uso do RPA, a empresa consegue transferir atividades simples e repetitivas da mão de obra humana para a execução por robôs. Com isso, é possível atribuir tarefas mais estratégicas para os colaboradores, valorizando o capital intelectual da empresa. 

As pessoas poderão se dedicar a atividades mais relevantes e criativas. Isso também pode gerar um maior engajamento da equipe. Desonerar os colaboradores de tarefas repetitivas e tediosas, contribui para que eles se sintam mais motivados. Uma vez mais motivados, eles podem investir sua força de trabalho em atividades relevantes e desafiadoras.

Mais produtividade para a equipe

Outra vantagem é o aumento da produtividade da equipe e escalabilidade dos negócios, já que os softwares podem trabalhar em qualquer horário, 24 horas por dia e 7 dias da semana. Desse modo, o RPA pode proporcionar a redução de custos com mão de obra e também é possível eliminar custos de treinamento e contratações. Em outro artigo aqui do blog é possível entender melhor como reduzir os custos operacionais com RPA.

Satisfação do cliente

Outro benefício da adesão dessa tecnologia, é o aumento da satisfação do cliente. Isso porque, a utilização da automação reduz erros manuais e agiliza o atendimento, trazendo mais rapidez para o serviço.

Ainda na dúvida sobre o porquê incluir a automação nos processos da sua empresa? Saiba mais sobre esse assunto lendo o nosso texto 10 razões para automatizar seus processos.

Primeiros passos: Comece com uma consultoria em automação  

Ao longo desse artigo, foi possível entender um pouco mais sobre como funciona o sistema RPA, vantagens e avanços que ele proporciona para seu negócio. 

A aplicação da automação é uma etapa fundamental para acompanhar a evolução das transformações digitais. Você precisa implementar tecnologias capazes de melhorar o desempenho de um negócio com a reestruturação das organizações.

São muitas as possibilidades da automação e as formas com que ela pode aumentar os resultados da sua empresa, garantindo melhores desempenhos e se tornando mais competitivo.

Para auxiliar na implementação do RPA na sua empresa, você pode contar com todo o conhecimento de tecnologias e inovação da Spread. 

Com a consultoria Spread, mapeamos o processo do seu negócio para encontrar as melhorias que resultem na redução de custos, desenvolvemos e implementamos toda a solução de automação para melhoria do seu processo.

Com a missão de trazer as melhores soluções, estamos disponíveis para promover inovação com serviços de tecnologia e negócios digitais. Com mais de 2 mil profissionais qualificados e com 38 anos de mercado estamos prontos para te ajudar a acelerar a sua empresa. 

Fale com nossos especialistas e descubra como podemos te ajudar!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre o seu e-mail para receber os nossos conteúdos