Otimização de processos internos com chatbots

26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados.

Da otimização de processos à criação de produtos e serviços totalmente inovadores, é possível vê-la em funcionamento em todos os setores da economia. E um dos recursos mais utilizados quando se trata de IA é, sem dúvida, o chatbot.

Ele tem presença confirmada no atendimento a clientes, no suporte de TI e na interação com bancos. Também está nos processos de troca e devolução de produtos e na emissão de documentos, dentre muitas outras posições.

Mas por que os chatbots fazem tanto sucesso? Basicamente porque um de seus principais objetivos é otimizar tarefas. Continue a leitura e entenda com mais detalhes!

Por que otimizar processos internos?

A otimização de processos é uma busca constante dentro de qualquer organização, já que é por meio dela que se conquista mais eficiência e eficácia. Essas duas palavras trazem consigo uma série de benefícios, que vamos te apresentar a partir de agora.

Ganhar velocidade

Um dos maiores objetivos da otimização de processos é eliminar etapas desnecessárias e, assim, ganhar mais tempo.

Processos otimizados têm um fluxo de tarefas mais fluido, livre de barreiras ou empecilhos que impeçam a equipe de trabalhar com seu máximo potencial.

Dessa forma, seu time fica desimpedido para realizar suas atividades, sem a necessidade de paradas não planejadas para realizar correções, consertos ou ajustes.

Maior clareza do resultado final

Quantas vezes você já teve a impressão de estar fazendo algo sem saber ao certo que tipo de resultado trará?

Essa sensação é, muitas vezes, decorrente de processos mal-dimensionados, em que a burocracia é tão grande que o objetivo final se perde entre procedimentos, planilhas e papéis.

Por outro lado, quando você otimiza esse tipo de processo com foco no que resultado que deseja obter, fica muito mais claro o que é realmente importante e o que leva ao seu objetivo.

Quer um exemplo prático? Imagine ficar fazendo a manutenção de um software obsoleto só porque a empresa não quis migrar os dados antigos para o software novo.

Escalabilidade

Imagine que a sua empresa está buscando maior eficiência operacional nas vendas.

O primeiro impulso é contratar novas ferramentas, certo? Mas, se os processos não estão otimizados, o que você terá são novas ferramentas e novos problemas para a sua equipe de TI resolver.

Então, o melhor é sempre otimizar processos, estruturar a nova forma de trabalho e só então partir para a escala, seja com as mesmas ferramentas ou as antigas.

Assim, você garante que não terá uma enxurrada de tickets para o suporte de TI ou reclamações pela incompatibilidade do software com os novos fluxos de trabalho.

Redução de custos

A otimização de processos também dialoga diretamente com o setor financeiro, na medida em que reduz desperdícios e contribui para a diminuição de custos.

Esses custos podem ser de pagamento de horas extras, folha de pagamento inchada, mal uso do tempo da equipe ou, até mesmo, pela perda de dados.

Com processos mais ágeis, você também elimina o custo de oportunidades perdidas, já que desenvolve uma visão mais integral sobre o seu departamento e os resultados que vem trazendo.

Maior transparência nos seus resultados

Quantas vezes você já foi cobrado por apresentar resultados do seu trabalho e não tinha dados concretos para provar o que havia sido feito?

Nesse contexto, a otimização de processos torna o monitoramento de metas e KPIs mais claro, o que facilita na hora de apresentar resultados para os seus superiores.

Assim, você dá mais visibilidade ao trabalho da sua equipe. Além disso, justifica pedidos de aquisições de tecnologias e até mesmo aumento no orçamento do setor com argumentos convincentes.

Agora que você já sabe qual a importância da otimização de processos, talvez esteja se perguntando: ok, mas o que os chatbots têm a ver com isso?

Como os chatbots pode auxiliar na otimização de processos?

Chatbots já fazem parte das nossas vidas. Das assistentes virtuais presentes nos smartphones ao atendimento hiperpersonalizado de algumas lojas, eles ganham admiradores por sua velocidade, assertividade e disponibilidade 24/7.

Só para você ter uma ideia, aproximadamente 88% das pessoas tiveram ao menos uma interação com um chatbot em 2022. As empresas B2B são as que mais apostam na solução (58%) e, dentre os segmentos de mercado que mais fazem uso da tecnologia estão os de educação e saúde.

Mas qual é o motivo do sucesso dessa ferramenta? Confira agora:

Automação de processos

Se o desejo é otimizar, você precisa automatizar processos. E isso pode ser feito por meio de chatbots munidos de inteligência artificial.

Essa tecnologia permite que oferecer atendimento diferenciado aos colaboradores da empresa sem qualquer interação humana no processo. No caso de TI, a gestão de chamados é um forte candidato a receber automatização por meio de chatbots.

No RH, é possível implementar chatbots para fornecimento de documentos, como declarações de renda ou emissão de holerites, e para solicitações como férias e licenças maternidade.

Treinamentos autoinstrucionais

É fato que uma empresa só cresce quando seus colaboradores têm a oportunidade de crescer junto. Mas nem sempre existe orçamento disponível para treinar toda a equipe.

Nesse sentido, é possível contar com chatbots que forneçam treinamentos autoinstrucionais, seja no momento da integração de novos colaboradores ou até mesmo no fornecimento de informações técnicas sobre um determinado software.

Assim, não é preciso deslocar um colaborador sênior para treinar um júnior, poupando tempo e elevando a produtividade do time. E por falar nisso…

Aumento da produtividade

Processos otimizados por meio de chatbots também são vitais para o aumento da produtividade da equipe. Afinal, quanto menos tempo se leva para cumprir determinada tarefa, mais espaço para assuntos estratégicos na agenda.

Então, se você deseja, por exemplo, preencher planilhas mais rapidamente, compartilhar dados de forma automática e constante ou até mesmo manter-se informado sobre a performance da sua equipe, pode fazer uso de chatbots que auxiliem neste trabalho.

Captação de leads

Um dos desafios do marketing tem sido reduzir os custos de captação de leads e fazer a qualificação destes para uma abordagem de vendas mais eficiente.

Se você passa por isso, saiba que os chatbots podem ser grandes aliados. Além de automatizar a captação de leads e responder as principais dúvidas dos potenciais clientes, eles também podem fazer a qualificação desses contatos a partir de parâmetros pré-definidos por sua equipe.

Assim, o time de marketing e vendas podem se preocupar em melhorar a régua de relacionamento sem, necessariamente, colocar a mão na massa na hora de segmentar a base e entender o comportamento do consumidor.

Essas são apenas algumas das vantagens de se utilizar chatbots na otimização de processos. Se você quer ficar a par de outros benefícios que eles podem gerar no seu dia a dia de trabalho, não deixe de se inscrever em nossa newsletter logo abaixo!

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das operações. Neste contexto, alcançar a eficiência e eficácia nos processos é fundamental. No entanto,...

Tendências de tecnologia no setor financeiro

Tendências de tecnologia no setor financeiro

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e carteiras digitais e chegando ao PIX, vimos inúmeras soluções surgirem e se consolidarem. Mas esse...

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da IBM, 35% das empresas consideram a IA Generativa como uma das tecnologias emergentes, juntamente com...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

imagem-garantia-de-qualidade

Tenha maior garantia de qualidade no seu projeto

by | 3 de janeiro de 2024 | Inovação e tecnologia | 0 Comments

O que garante o sucesso de um projeto? Entre os pontos a avaliar, com certeza podemos citar a conclusão no prazo e o orçamento atendido, certo? Mas há um terceiro fator...

imagem-ESG

Descubra como ESG pode ajudar o setor financeiro

by | 26 de dezembro de 2023 | Inovação e tecnologia | 0 Comments

O setor financeiro tem um grande poder de influência em questões relacionadas à sustentabilidade.  Seja quando permite que recursos sejam destinados a pesquisas de...

imagem-iot

Explore as vantagens da automação com IoT

by | 18 de dezembro de 2023 | Inovação e tecnologia | 0 Comments

Hoje em dia, os avanços da automação atingiram um novo nível. Agora, temos computadores e até programas que aprendem sozinhos, chegamos a uma era de...

Share This