O uso de IA e machine learning nas estratégias de vendas

21 de maio de 2024 | Uncategorized

A IA ganha cada dia mais espaço nas operações. Ao mesmo tempo, o machine learning vem se destacando como a principal solução quando o assunto é análise de dados.

Pelo menos 33% das organizações já fazem investimentos em IA. Além disso, 22% delas buscam a integração agressiva de soluções de inteligência artificial em produtos, serviços e processos.

Mas o que são essas tecnologias e como você pode aproveitá-las nas suas estratégias de vendas?Continue a leitura!

O que é inteligência artificial e machine learning

Inteligência Artificial é um conjunto de soluções tecnológicas que simulam a inteligência humana para resolver os mais variados tipos de problemas. 

Já o machine learning, ou aprendizado de máquina, é a capacidade que a inteligência artificial tem de aprender com base em dados e assim imitar a forma como os seres humanos aprendem e consolidam o conhecimento.

Sozinha, a IA é capaz de assumir tarefas que antes eram executadas por seres humanos. Desse modo, ela auxilia na automatização de processos, redução de falhas e aumento da produtividade.

Combinada com o machine learning, a IA ganha ainda mais fôlego, atuando diretamente na análise de dados estruturados e desestruturados para auxiliar na tomada de decisões.

Benefícios da IA e ML nas estratégias de vendas B2B

Melhor do que saber o que é inteligência artificial e machine learning é conhecer os benefícios dessas tecnologias. Afinal, tanto a IA quanto o ML são meios para que você conquiste seus objetivos.

Maior assertividade nas decisões

Um dos grandes benefícios da IA e do machine learning para as estratégias de vendas é o aumento da assertividade nas decisões. Afinal, essas tecnologias permitem confrontar dados de fontes diversas e extrair insights em tempo real.

Além disso, com o machine learning, você pode prever cenários e demandas com maior precisão, preparando-se de forma antecipada para atingir suas metas de vendas.

Melhores experiências para os clientes

Quando falamos em IA, não podemos esquecer o quanto essa tecnologia tem contribuído para promover experiências personalizadas às pessoas.

Com base em interações anteriores, a inteligência artificial munida de machine learning é capaz de customizar desde simples e-mails transacionais até ofertas no seu e-commerce.

Ela também pode resgatar conversas anteriores para tornar os atendimentos via chatbots mais pessoais e retomar conversas que foram iniciadas em outros canais, como redes sociais, por exemplo.

Melhores insights de vendas

Se o seu time está sempre em busca de melhorar as estratégias de vendas, a IA pode fornecer insights que de outro modo poderiam passar despercebidos.

O motivo é simples: a inteligência artificial consegue confrontar e combinar dados com uma velocidade incrível, extraindo padrões, comportamentos e tendências difíceis de detectar de outra forma. Tanto que 35% das organizações estão treinando e qualificando seus times para usar novas ferramentas de IA no dia a dia.

De posse de mais dados e informações a respeito do comportamento de compra dos clientes, seu time de vendas pode desenvolver estratégias mais consistentes e até mesmo hiperpersonalizadas. Desse modo, fica mais fácil atingir as metas de vendas e gerar maior lucratividade para a empresa.

Redução de custos

Se as suas estratégias de vendas estão gerando altos custos com aquisição de leads e prospects, a IA pode colaborar para encontrar melhores formas de chegar ao seu público-alvo.

Ela pode auxiliar, por exemplo, na otimização do seu funil de vendas ou mesmo na escolha dos melhores canais de comunicação para suas campanhas.

Esses são apenas alguns dos benefícios da IA e do machine learning para sua estratégia de vendas. Agora que tal conhecer algumas aplicações práticas dessas tecnologias?

Casos de uso da IA e machine learning

A IA e o machine learning vêm sendo empregados em inúmeras situações. Confira algumas delas:

Análise de sentimentos

Uma das melhores formas de obter feedbacks confiáveis dos seus clientes e utilizá-los de maneira estratégica para incrementar as vendas é conhecer os sentimentos que cada interação com a sua marca geram.

Por meio de perguntas simples, como “como você se sentiu com esse atendimento”, a inteligência artificial pode desvendar qual é o sentimento mais comum dos seus clientes em relação à sua empresa.

Com base nessa informação, você pode treinar melhor seus vendedores ou aprimorar seus canais de vendas e comunicação para que reflitam exatamente o sentimento que você deseja despertar no seu público.

Análise preditiva

Outra aplicação bastante comum da IA e do ML é na análise preditiva, ou seja, na previsão de demandas ou comportamentos futuros.

Se você sabe, por exemplo, que o dia das mães é uma data em que o seu e-commerce tem um pico de vendas, pode se preparar para aproveitar esse momento e faturar ainda mais.

Isso pode significar criar campanhas adicionais, criar combos de produtos ou ainda reforçar seus investimentos em publicidade digital.

Segmentação de leads

A segmentação e qualificação de leads é fundamental para otimizar a produtividade do seu time de vendas. E nada melhor do que poder contar com a IA para fazer este trabalho.

Estipulando os parâmetros de leads qualificados de marketing e leads qualificados de vendas, a IA passa a fazer essa segmentação de forma automática. Assim, envia para os representantes comerciais somente os prospects que já estão prontos para a compra.

Além de reduzir o tempo de espera no funil de vendas e evitar o desperdício de tempo e recursos, vocês ainda reduzem a perda de oportunidades por uma abordagem inapropriada ou imatura.

Refinamento de preços

A IA também pode auxilizar no refinamento de preços, fazendo análises de concorrentes em tempo real e ajustando sua precificação para que você tenha preços mais competitivos sem perder a sua margem de lucro.

Esses ajustes podem ocorrer ao longo do dia e de acordo com diversas variáveis, como a variação do dólar, por exemplo. Desse modo, seu time de vendas fica despreocupado e não precisa ficar consultando sobre possibilidades de descontos e taxas a todo momento.

Quer saber como a IA e o machine learning podem continuar transformando seus negócios? Fale com os nossos especialistas!

imagem-IA
MLOps: como aproveitar os modelos de Machine Learning

MLOps: como aproveitar os modelos de Machine Learning

A automação de processos tem levado empresas de todos os segmentos a uma verdadeira transformação operacional. Cerca de 80% delas estão acelerando fluxos de trabalho com apoio de tecnologias como a automação, com a expectativa de que 69% de todo o trabalho gerencial...

Como a hiperpersonalização pode melhorar a experiência do cliente

Como a hiperpersonalização pode melhorar a experiência do cliente

Se antes podíamos disparar e-mails massivos, fazer publicidade em canais de comunicação de massas e compreender nosso público-alvo como um grande recorte de audiência, hoje este cenário mudou completamente. Cada pessoa é única e deseja ser tratada desta maneira, seja...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-cloud

Como o Cloud está impulsionando a inovação e a transformação digital nas empresas

by | 10 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Cloud computing não é um termo novo em nosso vocabulário. Contudo, ainda não teve todo o seu potencial utilizado para impulsionar os negócios. Prova disso é que,...

imagem-MLOps

MLOps: como aproveitar os modelos de Machine Learning

by | 3 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A automação de processos tem levado empresas de todos os segmentos a uma verdadeira transformação operacional. Cerca de 80% delas estão acelerando fluxos de trabalho...

imagem-hiperpersonalização

Como a hiperpersonalização pode melhorar a experiência do cliente

by | 27 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Se antes podíamos disparar e-mails massivos, fazer publicidade em canais de comunicação de massas e compreender nosso público-alvo como um grande recorte de audiência,...

imagem-IA

O uso de IA e machine learning nas estratégias de vendas

by | 21 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA ganha cada dia mais espaço nas operações. Ao mesmo tempo, o machine learning vem se destacando como a principal solução quando o assunto é análise de dados. Pelo...

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

Share This