O que você precisa saber sobre IA generativa

9 de janeiro de 2024 | Uncategorized

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares.

E não é para menos: conforme tecnologias movidas a inteligência artificial e machine learning evoluem, cada vez mais empresas entendem a necessidade de explorar o alto volume de dados gerados.

Só para você ter uma ideia, cerca de 30% dos profissionais com 30 anos ou menos já utilizam a IA generativa no trabalho.

Das áreas que mais utilizam essa tecnologia, podemos citar marketing, publicidade e tecnologia. Além dessas, também apontamos contabilidade, consultoria e empresas de saúde.

Mas, por que esses setores vêm adotando cada vez mais a IA generativa?

Automação de tarefas, agilidade na comunicação e melhoria no atendimento ao cliente são algumas das respostas.

Continue a leitura e entenda tudo o que você precisa saber sobre essa inovação!

O que é IA generativa?

IA generativa é uma tecnologia baseada em inteligência artificial capaz de criar qualquer tipo de conteúdo em questão de minutos, como textos, áudios, vídeos, gráficos e infográficos, entre outros formatos.

Essa tecnologia não é necessariamente nova, mas ganhou outra face e qualidade com a aplicação do machine learning e novos modelos de programação de linguagens neurais.

O rápido avanço dos LLMs – Large Language Models, ou grandes modelos de linguagem, permitiu a combinação de grandes volumes de dados e a análise de bilhões de parâmetros em tempo recorde.

Com isso, os modelos generativos de IA passaram a criar conteúdos cada vez mais profundos e envolventes, como livros, fotografias e até pinturas com um nível realístico impressionante.

No universo corporativo, essa tecnologia passou a ser usada na criação e transformação de conteúdos em diversas mídias, acelerando o trabalho de times de marketing e publicidade, e proporcionando visualizações de dados mais intuitivas e simplicadas.

Assim, relatórios que antes eram complexos, como de sustentabilidade e ESG, podem ser criados de maneira rápida, assertiva e totalmente adaptada aos mais diferentes formatos de conteúdo, poupando tempo da sua equipe.

E como isso funciona na prática?

Benefícios da IA generativa para sua organização

Agora que você já sabe o que é IA generativa, deve estar se perguntando como você e sua equipe podem tirar proveito dessa tecnologia, certo? Confira algumas possibilidades:

Automatização de processos

Se você prestou atenção ao início do artigo, vai lembrar que citamos a automatização de processos como um dos maiores objetivos na adoção de IA generativa.

E não é para menos: quando você automatiza tarefas, como inserção de dados, elaboração de relatórios, emissão de documentos, dentre outras, ganha mais eficiência.

Com uma equipe mais eficiente, vocês produzem mais em menos tempo, contribuindo para uma melhor performance do setor como um todo. Além disso, geram resultados mais rapidamente, algo que é sempre muito bem visto pela empresa.

Hiperpersonalização

Aplicada a áreas como marketing e vendas, a IA generativa contribui para a hiperpersonalização da comunicação. Isso significa maior poder de segmentação de leads e clientes, contato one to one e relacionamentos mais duradouros.

Além disso, a hiperpersonalização com inteligência artificial permite ofertar o produto certo para a pessoa certa no momento exato que ela precisa. Ou seja, na hora de vender, você ganha tempo, aumenta o faturamento e bate as metas mais rapidamente.

Melhoria da experiência do cliente

Com maior produtividade e eficiência na sua equipe, você também pode aprimorar a experiência dos clientes, oferecendo interações mais humanas, realistas e focadas na resolução de problemas.

Dentro deste contexto, uma solução tão simples quanto um chatbot ganha novo destaque, oferecendo mais recursos de comunicação.

Assim, quem trabalha no pós-venda ou no setor de customer success não precisa se preocupar com questões menores, como reemissão de boletos, por exemplo, e pode se dedicar à criação de vínculos, que é o que garante maior fidelidade por parte dos clientes.

Síntese de dados

Como já havíamos dito, uma das vantagens da IA generativa é receber um grande input de dados e devolver relatórios consolidados, com conclusões que uma pessoa levaria dias de análise para chegar.

Agora, imagine o tempo que um analista de dados pode ganhar ao usar a inteligência artificial para isso. E como ele pode dedicar esse tempo “ganho” em atividades mais estratégicas, como a identificação de novas oportunidades para a empresa.

Redução de custos

Ao automatizar tarefas que antes demandavam grande investimento de tempo humano, além de ganhar mais eficiência e produtividade, você também reduz custos.

Um arquiteto, por exemplo, pode reduzir o tempo de execução de um projeto. Um engenheiro de produção pode reestruturar toda a infraestrutura de operações em questão de minutos.

Da mesma forma, um analista de relacionamento com os clientes pode consolidar os feedbacks estruturados e não estruturados em um único documento, extraindo informações valiosas para a melhoria do atendimento.

Como você pode imaginar, as possibilidades são infinitas e estamos apenas no início da IA generativa como solução para o mundo empresarial.

Seguramente cada pessoa que trabalha com você poderá se beneficiar de alguma das vantagens dessa tecnologia, aproveite para compartilhar este artigo e impactar ainda mais pessoas.

Chegamos no último tópico sobre este assunto, o momento agora é apresentar alguns casos de uso de IA generativa. Vamos lá!

Casos de uso de IA generativa

A IA generativa pode ser utilizada para criar qualquer tipo de conteúdo mediante o fornecimento de parâmetros bem delimitados. 

Um exemplo que movimentou a mídia recentemente foi o da propagando criada pela Volkswagen onde a cantora Elis Regina, falecida em 1982, aparecia interagindo com sua filha, Maria Rita.

Essa estratégia é chamada de deepfake e recria cenários, imagens, vozes e até pessoas por meio da inteligência artificial.

Outras possibilidades de uso da IA generativa são:

  • chatbots capazes de interagir como humanos, realizando atendimento hiperpersonalizado aos seus clientes;
  • dublagem de filmes, vídeos institucionais e propagandas em um ou mais idiomas;
  • composição de músicas, peças teatrais e outros números artísticos;
  • otimização de sites, páginas de vendas e anúncios para a web;
  • melhorias em vídeos antigos, recortes e otimizações para mídias mais atuais;
  • adaptação de conteúdos para outros formatos, como áudio para texto e texto para vídeo, por exemplo.
O uso de IA e machine learning nas estratégias de vendas

O uso de IA e machine learning nas estratégias de vendas

A IA ganha cada dia mais espaço nas operações. Ao mesmo tempo, o machine learning vem se destacando como a principal solução quando o assunto é análise de dados. Pelo menos 33% das organizações já fazem investimentos em IA. Além disso, 22% delas buscam a integração...

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar dados, por outro, as pessoas têm cada vez menos desejo de compartilhar dados sensíveis com as...

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa tecnologia ainda está longe de ser uma unanimidade. De acordo com a McKinsey, 24% das empresas buscam a...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-IA

O uso de IA e machine learning nas estratégias de vendas

by | 21 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA ganha cada dia mais espaço nas operações. Ao mesmo tempo, o machine learning vem se destacando como a principal solução quando o assunto é análise de dados. Pelo...

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

Share This