Pós Black Friday: o que os dados de vendas dizem sobre o consumidor

29 de novembro de 2022 | Inovação e tecnologia

Se você pensava que depois da Black Friday era só se concentrar nas vendas de Natal, saiba que ainda tem muito trabalho pela frente. E ele não se resume a contabilizar o que foi vendido e repor estoques. Existe uma parte estratégica que você não pode deixar de lado: a análise de dados.

Os dados de vendas são fundamentais para compreender o comportamento do consumidor e aprender com eles para otimizar ainda mais suas campanhas futuras. E com a proximidade do Natal, essa análise pode ser o diferencial que você precisa para alavancar suas vendas em uma das datas mais importantes do ano.

Tecnologia: o ponto de partida para entender os dados

A Black Friday é um dos momentos mais esperados do ano pelos consumidores. É nesta época de descontos incríveis que as pessoas buscam por eletroeletrônicos, móveis, gadgets e tecnologias para renovar suas casas e escritórios.

Em 2022, a previsão é de um faturamento de 4,2 bilhões de reais, 1,1% a mais do que 2021. As vendas este ano devem ser impulsionadas pela Copa do Mundo, que acontece fora de época devido ao clima no país sede, o Catar.

Mas, para além do mundial, o que está impulsionando as vendas na Black Friday a cada ano?

A resposta está na tecnologia, que permite, cada vez mais, que empresas de todos os segmentos compreendam o comportamento dos consumidores e desenvolvam estratégias cada dia mais personalizadas.

Dentre as tecnologias que estão em alta podemos falar dos CRMs – Customer Relationship Management, ferramentas de automação de marketing e, claro, do Big Data, que está por trás da análise de grandes volumes de dados.

Equipadas com inteligência artificial (IA) e machine learning (ML), essas tecnologias conquistam um poder ainda maior de analisar padrões e comportamentos, identificando tendências de consumo. Desse modo, sua empresa ganha a capacidade de prever o que os consumidores buscam e assim oferecer produtos e serviços sob medida.

Quais dados devem ser analisados no pós Black Friday?

O volume de vendas e faturamento sempre estão na lista de dados a serem analisados depois da Black Friday. Mas você sabia que existem outras informações cruciais para o sucesso do seu negócio?

Selecionamos alguns dos dados de vendas que não podem faltar na sua análise. Confira:

Taxa de conversão por dispositivo

Não é novidade que o mobile vem se tornando a principal ferramenta de navegação na internet no Brasil e no mundo. Por consequência, também está se tornando a principal fonte de vendas para milhares de marcas.

Em 2021, 54% das vendas do comércio eletrônico foram realizadas via dispositivos móveis, uma tendência que só cresce a cada ano. Por isso, é importante que você acompanhe a sua taxa de conversão (vendas) por dispositivo.

Isso é possível através de tecnologias que conectem seus canais de vendas e um sistema capaz de contabilizar as transações realizadas em cada canal. E o que esse dado te traz de informação estratégica?

Onde seus consumidores estão. Desse modo, você pode focar seus esforços em campanhas direcionadas a cada dispositivo, otimizando seu orçamento para alavancar vendas.

O que influencia a decisão de compra de cada consumidor

Na batalha por atrair a atenção dos consumidores durante a Black Friday, você também pode utilizar a tecnologia para descobrir o que influencia a decisão de compra de cada cliente.

De acordo com a National Retail Federation, os fatores que influenciam a decisão de compra dos consumidores são:

  • frete grátis (49%);
  • promoções por tempo limitado (36%);
  • site/app fácil de usar (21%);
  • compra online com retirada na loja (20%).

Orientar-se por dados do mercado é sempre bom, mas saber se o seu público segue essas mesmas tendências é melhor ainda. Isso porque esses são diferenciais que podem ser aplicados às suas campanhas para potencializar vendas. E, se o fator diferencial não é tão atrativo assim para o seu público, sua estratégia pode acabar não funcionando da maneira como você espera.

Horários com maior pico de vendas

Os horários com maior volume de vendas trazem informações importantes, como:

  • em que horários reforçar seu suporte de TI para não haver quedas de servidores;
  • em que horários reforçar seu time de atendimento ao cliente, para oferecer soluções rápidas;
  • quais são os melhores horários para realizar promoções relâmpago e assim ter um maior volume de vendas;
  • em quais horários concentrar suas campanhas de marketing via e-mail e WhatsApp, visando um maior tráfego para o seu site.

Os horários de pico de vendas são aqueles em que o seu público também está mais disponível para uma conversa direta com representantes de vendas, caso seus produtos e serviços sejam de high ticket, por exemplo.

Ticket médio gasto a cada compra

Outro dado importante sobre os consumidores e que você pode ter acesso por meio das tecnologias certas é o ticket médio gasto a cada compra.

Embora existam inúmeras estimativas do mercado como um todo, conhecer a sua própria realidade faz toda a diferença. Afinal, cada segmento tem suas características próprias.

Com base no ticket médio gasto na Black Friday, você pode estimar não só quanto cobrar na próxima, mas também quanto seus consumidores estão dispostos a gastar nas compras de Natal, por exemplo.

E tendo a base das duas datas comemorativas, você pode fazer comparativos que te ajudem a compreender ainda mais o perfil dos seus clientes e como eles se comportam em cada momento do ano.

Produtos mais comprados

Os produtos mais comprados durante a Black Friday também contribuem para que você conheça melhor os seus consumidores e suas preferências.

Combinando esse dado com o que influencia a decisão de compra e a taxa de conversão por dispositivo, então, é possível criar campanhas únicas que vão potencializar as suas vendas nos próximos meses.

Saber quais produtos são os queridinhos da sua audiência também vai te ajudar a estar mais preparado para as vendas, com estoques abastecidos. Outro ponto que pode te ajudar a alavancar as vendas é combinar os produtos mais vendidos em promoções imperdíveis, aumentando assim seu faturamento.

Agora que você já conhece a importância de saber os dados de vendas no pós Black Friday, é só começar a analisá-los. E se precisar de ajuda com a tecnologia, já sabe: aqui na Spread, você encontra as melhores soluções de análise de dados para o seu negócio. Entre em contato com a nossa equipe!

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