O futuro dos assistentes virtuais: como a IA generativa está moldando a próxima geração de VAs

25 de junho de 2024 | Uncategorized

A IA Generativa mal chegou e já está presente em boa parte das tarefas que vemos em nosso dia a dia. Da criação de conteúdos personalizados às interfaces por trás dos assistentes virtuais, ela tem dado o que falar.

E não é para menos: estima-se que a IA Generativa seja responsável pela próxima grande onda de produtividade nas empresas, transformando, uma vez mais, todo o mercado de trabalho.

Tamanha expectativa deve levar a IA Generativa a se tornar um dos maiores mercados do mundo, movimentando 1,3 trilhão de dólares ao ano até 2032.

Só os assistentes virtuais devem movimentar 89 bilhões de dólares no mesmo período, acompanhados da IA conversacional, que deverá alcançar um faturamento de 108 bilhões de dólares.

Curioso para entender qual será o futuro da IA Generativa e dos assistentes virtuais? Continue a leitura!

O que são os modelos de Linguagem Grande?

Large Language Models (LLMs) ou simplesmente modelos de linguagem grande são modelos de aprendizado de máquina (machine learning) capazes de compreender e gerar textos em linguagem humana.

Para a construção destes modelos, usamos técnicas de aprendizado profundo, mais especificamente, arquiteturas de redes neurais profundas. Então, treinamos os modelos em vastos conjuntos de dados textuais para aprender a prever palavras, frases e até mesmo contextos inteiros em um idioma específico.

De forma mais prática, os LLMs são programas de computador munidos de inteligência artificial que recebem grandes volumes de dados e, ao combiná-los, se tornam capazes de compreender e reproduzir a linguagem humana.

Diante disso, a qualidade dos dados inseridos é determinante para que a inteligência artificial seja capaz de extrair significados reais, coerentes e de qualidade. Do contrário, ela se torna passível de cometer erros, como os que ocorreram recentemente com as respostas do buscador da Google.

Como a IA generativa está sendo aplicada aos assistentes virtuais?

Nos últimos anos, testemunhamos avanços significativos na IA Generativa, especialmente quando se trata da sua aplicação em assistentes virtuais.

Estes sistemas, antes limitados a responder a comandos simples, agora estão se tornando capazes de manter conversas mais naturais e até mesmo gerar conteúdo original.

Conversação mais natural

Se antes víamos os assistentes virtuais limitados a respostas prontas e pouco elucidativas, hoje temos a IA Generativa proporcionando uma conversação mais natural entre humanos e máquinas.

Isso se deve a inúmeros fatores, como, por exemplo, a capacidade dos modelos de linguagem grande de receber grandes volumes de informações e transformá-las em conteúdo que possa ser compreendido e replicado pelos assistentes virtuais.

Além disso, a IA Generativa já é capaz de compreender contextos e responder de forma assertiva a perguntas que antes poderiam ser interpretadas de forma dúbia.

Personalização

Um dos avanços mais notáveis na aplicação da IA Generativa aos assistentes virtuais é a capacidade de personalização.

Essa personalização vai além de simplesmente reconhecer o usuário pelo nome. Isto é, ela envolve a adaptação das interações do assistente virtual às preferências individuais e histórico de interações de cada usuário.

Isso não apenas melhora a experiência do usuário, mas também aumenta a utilidade e relevância das respostas fornecidas. Desse modo, promove maior satisfação por parte de clientes e consumidores.

Criação de conteúdo dinâmico

Outra das aplicações da IA Generativa em assistentes virtuais é a capacidade de gerar conteúdo dinâmico e original.

De propostas comerciais a e-mails altamente personalizados, passando por mensagens que resgatam conversas passadas e até conteúdos clicados no site da empresa, as possibilidades são infinitas neste campo.

Benefícios da IA generativa para os assistentes virtuais

Agora que você já tem uma ideia de como a IA Generativa está sendo aplicada aos assistentes virtuais, que tal conferir os benefícios de investir nessa tecnologia?

Economia de tempo

Uma das grandes vantagens da IA Generativa aplicada aos assistentes virtuais está na economia de tempo.

Ela pode contribuir para a automatização de tarefas repetitivas, ajudando os assistentes virtuais a lidarem com rotinas simples, como reservas de viagens, agendamento de consultas e pagamento de contas, por exemplo.

Além disso, com respostas rápidas e eficientes, os assistentes virtuais se tornam grandes aliados dos seres humanos, liberando-os de tarefas de baixa complexidade, como responder a perguntas frequentes de clientes e visitantes de um site.

Maior acessibilidade

A acessibilidade é um fator determinante para empresas de todos os setores. Afinal, melhora a experiência do usuário.

Nesse sentido, a IA Generativa é capaz de oferecer suporte em diversos formatos, como áudio, texto e até linguagem de sinais. Ela também pode alterar a configuração de telas para melhorar a acessibilidade de pessoas com deficiências visuais.

Além disso, pode traduzir conteúdos de outros idiomas, facilitando a aquisição de conhecimento e obtenção de informações independentemente de onde o usuário esteja.

Suporte emocional

Lidar com situações de estresse, ansiedade, frustração, entre outras emoções, também pode se tornar mais fácil com o uso da IA Generativa.

Se bem treinada, ela é capaz de reconhecer as emoções expressas com base na linguagem, tom de voz e outras pistas verbais. Assim, pode oferecer respostas mais empáticas e até agir de forma proativa em casos de risco de vida para o usuário.

Aprendizado mais rápido

Um dos maiores motivos que levam as empresas a adotarem assistentes virtuais com base em IA Generativa é a sua capacidade de aprender continuamente com as interações realizadas.

Desse modo, conforme recebe novas informações, a inteligência artificial vai se moldando e adaptando a novos contextos e realidades, tornando-se cada vez mais poderosa.

Em outras palavras, enquanto o assistente virtual trabalha, vai se aprimorando continuamente, tornando-se capaz de ajudar mais e mais sua empresa a crescer e prosperar.

Ficou interessado e quer saber mais a respeito da IA Generativa e os assistentes virtuais? Inscreva-se em nossa newsletter logo abaixo!

imagem-IA-generativa
Tokenização: a nova era da segurança financeira

Tokenização: a nova era da segurança financeira

Até 2030, espera-se que a tokenização represente 10% do PIB mundial, o que representará um mercado de mais de 10 trilhões de dólares. Entre os maiores players do mercado, os principais motivos que estão levando à tokenização é o acesso a novos investidores e capital,...

Inteligência artificial no setor financeiro

Inteligência artificial no setor financeiro

A inteligência artificial já permeia muitas das nossas atividades do dia a dia, desde o uso de assistentes virtuais até os práticos e ágeis apps bancários. E não é para menos: a IA torna os processos mais seguros e fornece ferramentas mais avançadas para lidar com o...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-tokenização

Tokenização: a nova era da segurança financeira

by | 9 de julho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Até 2030, espera-se que a tokenização represente 10% do PIB mundial, o que representará um mercado de mais de 10 trilhões de dólares. Entre os maiores players do...

imagem-inteligência-artificial

Inteligência artificial no setor financeiro

by | 2 de julho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A inteligência artificial já permeia muitas das nossas atividades do dia a dia, desde o uso de assistentes virtuais até os práticos e ágeis apps bancários. E não é para...

imagem-IA-generativa

O futuro dos assistentes virtuais: como a IA generativa está moldando a próxima geração de VAs

by | 25 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA Generativa mal chegou e já está presente em boa parte das tarefas que vemos em nosso dia a dia. Da criação de conteúdos personalizados às interfaces por trás dos...

imagem-cloud

Como o Cloud está impulsionando a inovação e a transformação digital nas empresas

by | 10 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Cloud computing não é um termo novo em nosso vocabulário. Contudo, ainda não teve todo o seu potencial utilizado para impulsionar os negócios. Prova disso é que,...

imagem-MLOps

MLOps: como aproveitar os modelos de Machine Learning

by | 3 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A automação de processos tem levado empresas de todos os segmentos a uma verdadeira transformação operacional. Cerca de 80% delas estão acelerando fluxos de trabalho...

imagem-hiperpersonalização

Como a hiperpersonalização pode melhorar a experiência do cliente

by | 27 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Se antes podíamos disparar e-mails massivos, fazer publicidade em canais de comunicação de massas e compreender nosso público-alvo como um grande recorte de audiência,...

imagem-IA

O uso de IA e machine learning nas estratégias de vendas

by | 21 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA ganha cada dia mais espaço nas operações. Ao mesmo tempo, o machine learning vem se destacando como a principal solução quando o assunto é análise de dados. Pelo...

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

Share This