Novas tecnologias: o que esperar para 2023

16 de novembro de 2022 | Inovação e tecnologia

O rápido desenvolvimento de novas tecnologias impulsiona as empresas para a transformação digital e a adoção de novos modelos de negócios. Ao menos é o que demonstra um levantamento feito pela empresa CompTIA, que aponta, ainda, que a evolução tecnológica tem sido uma das grandes molas propulsoras da economia global.

Além do impacto econômico, a indústria de tecnologia também influencia a geração de empregos diretos e indiretos. Contribui, ainda, para a acessibilidade da população a novos recursos e soluções e fomenta a inovação nos mais variados tipos de empresas.

E na sua empresa, a tecnologia tem contribuído para os resultados do negócio? Se sim ou se não, a verdade é que em termos tecnológicos, não dá para ficar parado.

O que podemos esperar da tecnologia para o próximo ano?

Hardware, software e serviços de TI representam 56% do mercado de tecnologia da informação, seguidos de telecomunicações, IoT e drones, dentre outras tecnologias disruptivas.

Só essa informação já pode dizer muito sobre quais são as tendências de novas tecnologias para 2023. Mas vamos nos aprofundar em algumas das indicações trazidas pela Gartner, em seu mais recente estudo.

Cloud computing

A computação em nuvem ou cloud computing não é novidade no universo corporativo. Porém, muitas empresas ainda enfrentam barreiras importantes à adoção de tecnologias em nuvem. Algo que precisa ser rompido rapidamente, se você quiser ver a sua empresa crescer nos próximos anos.

Só para você ter uma ideia, 80% dos profissionais de TI implementaram soluções de nuvem híbrida em suas organizações em 2022. Com novas soluções de cloud computing, é possível reduzir custos em aproximadamente 23% e aumentar os lucros em até 22%, de acordo com informações da Stefanini.

Esses e outros argumentos são suficientes para fazer com que centenas de empresas estejam planejando investir mais em computação em nuvem em 2023. E por que elas farão isso?

  • melhorar a agilidade dos processos;
  • aumentar a colaboração entre setores e pessoas;
  • reduzir o tempo de colocação de novas soluções no mercado;
  • combinar e integrar soluções como SaaS, iPaaS e IaaS;
  • fomentar a inovação no ambiente empresarial.

Se você também está em busca desses resultados, precisa investir em novas tecnologias de cloud computing em 2023.

Digital Immune System (DIS)

Digital Immune System é um conjunto de soluções tecnológicas que tem por objetivo aumentar a segurança da informação e reduzir riscos operacionais ligados à governança de dados na empresa.

De acordo com um relatório da Checkpoint, os ataques cibernéticos tiveram um aumento de 42% no primeiro semestre de 2022, aumentando a preocupação de organizações de todo o mundo com relação à segurança de dados. Um dos casos mais recentes aqui no Brasil é o do ataque hacker à rede de televisão Record, que viu dados sigilosos da emissora divulgados na deep web.

Com novas tecnologias de DIS, sua empresa ganha maior observabilidade dos dados, dá mais transparência ao gerenciamento desses dados e também garante a privacidade dos usuários e proprietários dos dados. Tudo isso contribui para que sua empresa não apenas fique protegida de ataques cibernéticos, mas também esteja em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Engenharia de Plataforma

Cada vez mais somos dependentes de plataformas. Exemplo disso são as plataformas de automação de marketing e CRM, ERP e as próprias redes sociais, que sustentam boa parte da comunicação corporativa na atualidade. Mas acontece que existe uma lacuna entre o desenvolvimento dessas plataformas e os usuários finais: a usabilidade.

Algo que tem sido muito trabalhado no DevOps, como você vem acompanhando no blog da Spread, é o alinhamento de equipes e processos para entregas contínuas de software realmente útil e que gere valor para o usuário final desde o primeiro momento.

E nessa busca por maior sinergia, entra a figura do engenheiro de plataforma, que tem a missão de criar interfaces mais intuitivas e fáceis de serem manuseadas por quem de fato vai operar cada solução.

A engenharia de plataforma traz um conjunto de novas tecnologias que permitem simplificar a arquitetura de softwares, otimizar a experiência do usuário e o ciclo de vida do software.

Inteligência Artificial Adaptável (IAA)

A inteligência artificial é um recurso ainda pouco explorado em termos corporativos. Mas isso logo deixará de ser verdade, tendo-se em vista o desenvolvimento de novas tecnologias com Inteligência Artificial Adaptável.

Com IAA, softwares de todos os tipos aprendem e se adaptam continuamente a novas realidades a partir do feedback de humanos e máquinas, moldando-se às novas realidades do mercado de forma contínua.

Isso significa que um software equipado com Inteligência Artificial Adaptável será capaz de se atualizar sozinho, aumentando a confiabilidade de resultados e contribuindo para uma tomada de decisão em tempo real pautada em contextos atuais.

Diante de tantas novidades, onde investir para que sua empresa aproveite o melhor das novas tecnologias em 2023?

Saiba onde focar seus investimento nas novas tecnologias

Investir em novas tecnologias é uma grande decisão e nós sabemos disso. Por esse motivo, nossa sugestão é que você avalie os três pilares da transformação digital antes de tomar a sua decisão:

  • pessoas
  • processos
  • tecnologias

A tecnologia, por si só, não faz grandes milagres. Para gerar valor real, ela precisa de pessoas qualificadas. Portanto, comece se perguntando: que tipo de tecnologia as pessoas que trabalham na sua organização precisam? Como a tecnologia pode facilitar a vida delas?

Depois de responder a essas perguntas, você pode ir em busca de tecnologias que facilitem a comunicação entre a sua equipe, como uma plataforma corporativa de e-mail, por exemplo.

O próximo passo é analisar os seus processos. Como torná-los mais fluidos e otimizados? Como integrar softwares para evitar gaps e perda de dados? Quais tecnologias podem automatizar tarefas repetitivas e braçais?

Avalie essas questões com a sua equipe e liste quais tecnologias podem servir aos seus objetivos, como uma automação RPA. Depois parta para a busca de um bom fornecedor desse tipo de solução.

Finalmente, avalie quais são as novas tecnologias que podem agregar mais valor aos seus produtos ou serviços. Será que o cloud computing é a primeira opção neste momento? Ou a Engenharia de Plataformas? Analise seu contexto atual e priorize aquilo que pode trazer mais valor para o seu negócio agora.

Precisa de ajuda para escolher as melhores tecnologias para sua empresa? Conheça as vantagens de investir em uma consultoria de TI!

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar dados, por outro, as pessoas têm cada vez menos desejo de compartilhar dados sensíveis com as...

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa tecnologia ainda está longe de ser uma unanimidade. De acordo com a McKinsey, 24% das empresas buscam a...

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus reais impactos no dia a dia de uma empresa. Se você chegou até aqui esperando entender um pouco mais...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

Share This