Por Gabriel Vaz, Agile Coach
Já falamos em outros artigos sobre a transformação digital e como ela pode impactar diversos setores, mas para falar sobre a agilidade na transformação digital vale a pena relembrar alguns conceitos dessa estratégia.
A transformação digital é um processo de combinação de tecnologias e metodologias para escalar negócios, no sentido de aumentar tanto a qualidade como a eficiência.
É uma mudança estrutural que garante um papel fundamental para tecnologia, mas não pense que a transformação digital para na automatização de processos.
Essa transformação é também uma mudança cultural, de mentalidade e só funciona se estiver aliada a metodologias que visam o melhor desempenho e garantir melhores resultados.
A agilidade ou a metodologia ágil é um exemplo claro de estratégia que começou na área de softwares, mas se expandiu para todas as áreas de diversas empresas.
A Agilidade trouxe uma nova lógica de atuação às empresas.
Aqui na Spread não foi diferente, a agilidade combinada à transformação digital está trazendo grandes mudanças e já podemos sentir os resultados positivos.
Continue a leitura para saber como estamos fazendo a Transformação Ágil na Spread.
#1 VAMOS FALAR DA TRANSFORMAÇÃO ÁGIL NA SPREAD?
Nós, Spreaders, somos conhecidos também como Agentes da Transformação. Nossos valores são respeito, comprometimento, integridade e a colaboração.
Adoramos compartilhar conhecimento e vivemos conectados, ou seja, tudo a ver com transformação digital.
Como sabemos “não há nada mais estável do que a transformação” ou como dizia Heraclito[1] em 500 antes de Cristo: Nada é permanente, exceto a mudança. Incorporamos essa ideia a nossa essência.
Esse é o nosso primeiro artigo Ágil, um marco para nossa Comunidade Ágil na Spread e prova de que queremos expandir nossas ideias, conhecimentos e habilidades a todos.
A agilidade chegou para ficar e já faz parte do nosso Jeito Spreader de Ser.
O QUE A EXPERIÊNCIA MOSTRA?
A possibilidade de acerto ou erro, precede a escolha de testes. É um fato que muitas iniciativas falham, e arrisco afirmar que a maioria esmagadora.
Pensando nisso é compreensível que a resistência à mudança seja própria do ser humano. O medo de falhar muitas vezes nos deixa em estado de alerta e paralisados
Segundo o 15 º Relatório da Agilidade (State Agile), mostra que 48% dos projetos têm problemas com resistência à mudança. Por isso é importante estudar as metodologias a serem implementadas, seus benefícios e processos.
Estudar o contexto atual, mapear gaps, entender números e dados é o primeiro passo para enxergar onde a Transformação Digital e a Agilidade devem agir primeiro.
QUANDO A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E ÁGIL COMEÇA?
Na verdade, a transformação é mais um estado do que uma meta e surge de uma necessidade ou causa raiz.
A transformação digital cresce com a necessidade de uma empresa garantir uma vantagem competitiva decisiva.
E seu objetivo é garantir a sobrevivência a contextos cada vez mais imprevisíveis.
Na transformação digital estamos mais preocupados com a jornada, com a direção e com a cadência.
QUAL O DESAFIO NA SPREAD?
Primeiramente decidimos por começar desenvolvendo um Case de Sucesso. Entender os processos, mapear as melhorias e colocar em prática planos de ação.
Tanto a transformação digital, quanto a agilidade fazem parte do nosso dia a dia e do nosso jeito de ser. Então o desafio foi primeiro transformar um pequeno time, depois criar um modelo para transformar toda uma torre e por fim impactar toda a Spread com Agilidade.
Em seguida, entrou um dos passos mais importantes e que também já está presente em nosso dia a dia: aprendizado. Aprender para depois escalar para uma das áreas com 150 pessoas.
Mais uma vez aprender com essa segunda etapa, documentar aprendizados e processos. Por fim propor uma espécie de “modelo de Transformação Ágil” aderente à nossa Cultura dos mais de 1.800 Spreaders.
COMPARTILHANDO NOSSA JORNADA
Tudo começou com um marcante Case de Sucesso facilitando e treinando o primeiro Squad, depois o segundo, até o quarto. Foram cerca de 40 pessoas já nos primeiros passos do Scrum Escalado e influenciando as várias áreas do maior Banco Público do país.
Criamos e influenciamos a cultura da Tribo inteira focada nas Pessoas e no valor para o Cliente final. Treinamos, facilitamos e tínhamos patrocínio e contrato ágil.
O Resultado foi marcante: a menor “taxa de turnover” e a equipe terceirizada com o “melhor clima organizacional” conhecida. Alguns erros, muitos acertos, vários aprendizados.
Assim estamos construindo a Transformação Ágil na Spread.
Estamos desenhando e compartilhando nossa jornada também em eventos de renome na agilidade como o Agile Trends.
Clicando neste link você confere a apresentação “Escalando a Transformação Ágil na Spread focada no Cliente e nas Pessoas” que levamos para o evento.
Acreditamos que o que realmente transforma é a união de conhecimentos. Por isso, vamos desenhando e compartilhando nossa jornada aqui e contamos com você! Vamos nessa?
[1] Heraclito (540 a.C. – 470 a.C.) foi um importante filósofo pré-socrático
Gabriel Vaz
Agile Coach – Transformation Leader
Sessionize | LinkedIn
Esposo, Pai, Palestrante, Treinador, Co-autor.
Depois do Case de Sucesso na Digital Integração com 47 profissionais já está iniciando os trabalhos para “agilizar” em outras 12 Células da Torre Digital inteira (160 pessoas) e já publicou o 1º curso na Academia Spread com o nome “Ambientação Ágil
0 comentários