Tecnologia Low Code: o que é e porque você precisa investir nisso hoje!

6 de dezembro de 2022 | Inovação e tecnologia

O desenvolvimento de softwares é uma das áreas de TI que mais crescem no mundo. Avaliado em 429,59 bilhões de dólares em 2021, esse mercado deve crescer 11,7% até 2030, consolidando-se como um dos segmentos mais promissores para se atuar.

No entanto, faltam profissionais qualificados no mundo todo para assumir os desafios do desenvolvimento de softwares. Até 2024, deve haver um déficit de aproximadamente 3,5 milhões de profissionais em todo o mundo, o que pode impactar a performance de diversas empresas, inclusive a sua.

É neste contexto que a tecnologia Low Code vem se destacando. Portanto, continue a leitura e saiba o que é essa tecnologia e por que você deveria investir nela a partir de hoje.

O que é Low Code?

Low Code é uma abordagem de desenvolvimento de softwares que dispensa codificações complexas e dá vez para recursos de arrastar e soltar, permitindo que pessoas com diferentes níveis de conhecimento possam atuar no desenvolvimento de soluções tecnológicas.

Isso quer dizer que usuários com pouco conhecimento de desenvolvimento de softwares podem se somar a equipes mais experientes e criar softwares dos mais variados tipos de forma rápida e intuitiva.

Por ser uma alternativa simples e acessível ao desenvolvimento de softwares, o Low Code vem sendo cada vez mais utilizado pelas empresas, oferecendo mais flexibilidade e visibilidade sobre as soluções que estão sendo criadas.

Como funciona o Low Code?

Através de plataformas de desenvolvimento Low Code, você tem acesso a inúmeros recursos que te ajudam a desenvolver softwares, aplicativos e outras soluções, como chatbots, por exemplo.

Existem plataformas que funcionam no modelo Software as a Service (SaaS), ou seja, você contrata a plataforma por assinatura e faz uso dos recursos já criados pela empresa fornecedora.

Outra possibilidade é o desenvolvimento de software interno, que é um caminho mais interessante para empresas que já têm equipes de tecnologia bem estruturadas.

Há ainda a possibilidade de contratar equipes externas para realizar o desenvolvimento de software Low Code para a sua organização, caso a tecnologia não seja o seu core business ou você esteja buscando soluções específicas para o seu negócio.

Para fazer o desenvolvimento Low Code por conta própria, você ainda precisa de ferramentas de modelagem visual para facilitar a criação e testagem dos softwares. Os recursos de arrastar e soltar também são vitais para adotar essa mentalidade no desenvolvimento de softwares na sua empresa.

Quais as vantagens do Low Code?

Além de diminuir o nível de exigência com relação à experiência com desenvolvimento de softwares, o Low Code traz outras vantagens. Confira:

Maior acessibilidade

Com o Low Code, não só profissionais de TI, mas outros colaboradores da empresa podem desenvolver softwares de forma rápida e colaborativa, contribuindo para o ganho de velocidade na criação de soluções tanto para o público interno quanto externo da organização.

Maior usabilidade

Em uma plataforma de desenvolvimento de Low Code, é possível desenvolver softwares totalmente funcionais por meio de recursos de arrastar e soltar. 

Também é possível ver a solução em funcionamento em tempo real, conferindo se existem bugs ou algo mal programado. Diante disso, é possível ter acesso a recursos completamente úteis e funcionais em questão de horas e testá-los continuamente, melhorando a usabilidade.

Processos mais eficientes

Outra vantagem do Low Code é a possibilidade de automatizar processos que tomam o tempo da sua equipe, mas não geram valor imediato.

Com essa vantagem, além de ganhar mais velocidade no desenvolvimento de softwares, sua empresa também reduz falhas e gaps que podem ser cometidos por pessoas durante os processos. Consequentemente, você tem soluções prontas para uso em menos tempo e sem riscos.

Otimização de recursos

O Low Code também traz a vantagem da reutilização de recursos. Ou seja, um mesmo recurso pode ser usado em diversos softwares, otimizando tempo e investimento da sua equipe.

Essa característica também contribui para o desenvolvimento de software ágil, já que, com o passar do tempo, você vai incrementando sua biblioteca de recursos e cada vez menos precisa desenvolver novas soluções do zero.

Personalização rápida

Outro ponto positivo do framework Low Code é a possibilidade de personalização daqueles recursos que já existem. Você pega uma base pronta e apenas trabalha nela para que tenha outras funcionalidades e características necessárias naquele momento. Isso permite que empresas que comercializam softwares ganhem agilidade no desenvolvimento de soluções, agregando valor aos seus serviços.

Low Code: vale a pena investir?

Com a escassez de profissionais qualificados no mercado e tendo em vista a crescente demanda por soluções tecnológicas, o Low Code é um excelente caminho para quem não quer ficar parado.

Só para você ter uma ideia, esse mercado deve crescer 22,6% entre 2021 e 2023, gerando milhares de empregos e centenas de oportunidades para as empresas.

Tudo isso porque é cada vez mais necessário integrar plataformas e facilitar o acesso de usuários a recursos tecnológicos, o que abre espaço para a criação dos mais diferentes tipos de aplicativos.

Basta ver o quanto nós, enquanto usuários de tecnologias, somos dependentes dos apps: bancos, redes sociais, comunicação em tempo real, controle de gastos, agenda… para todas essas — e milhares de outras mais — necessidades, existe um aplicativo.

Outro movimento que contribui para a adoção do Low Code é a necessidade de digitalização das empresas.

Existe um consenso de que a pandemia de coronavírus impulsionou a transformação digital no universo corporativo, o que é validado pela pesquisa da SWZD, quando nos mostra que 76% das empresas preveem investimentos de longo prazo em TI após a pandemia. E, sem sombra de dúvidas, o Low Code faz parte desses investimentos.

O Low Code é apenas uma das tecnologias que estão transformando os negócios. E o ano de 2023 traz muitas oportunidades para quem quer investir em eficiência, produtividade e resultados. Saiba quais são as principais tendências de tecnologia para o próximo ano e prepare-se para elas também!

Quer receber gratuitamente mais conteúdos como este? Assine nossa newsletter, e receba conteúdos exclusivos sobre tecnologia e inovação no seu e-mail.

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar dados, por outro, as pessoas têm cada vez menos desejo de compartilhar dados sensíveis com as...

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa tecnologia ainda está longe de ser uma unanimidade. De acordo com a McKinsey, 24% das empresas buscam a...

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus reais impactos no dia a dia de uma empresa. Se você chegou até aqui esperando entender um pouco mais...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

Share This