Low code: porque essa tecnologia vai te deixar à frente de concorrentes

19 de setembro de 2023 | Digital

Quem não gostaria de criar softwares personalizados de forma rápida, simples e fácil? 

O que era impossível há pouco tempo, agora está ao alcance de sua empresa. A abordagem low code permite que você e suas equipes criem aplicativos praticamente sem escrever sequer uma linha de código. 

Nesse sentido, desenvolver com low code tanto acelera os resultados do seu negócio como também fomenta uma cultura totalmente nova em seus colaboradores, que podem criar apps sem depender completamente do departamento de TI. 

Essa mudança de paradigma responde a uma nova fase da criação de apps: entramos na era dos aplicativos criados pelos próprios usuários.

E, para chegar a este ponto, passamos por muitas coisas, a disrrupção tecnológica que presenciamos está mudando completamente a forma como uma organização cria valor.

Por exemplo, a nuvem e o SaaS (Software as a Service), imprimiram suas marcas, deixando um profundo impacto na dinâmica de cursos e na agilidade da entrega de novas soluções. 

Mais do que isso, a nossa experiência digital agora é potencializada pelo deslocamento do poder de computação para as mãos de quem mais importa: você mesmo.

Agora, chegou a hora do seu negócio passar na frente da concorrência, mergulhar no poder da criação de apps de forma simples e modificar a forma como o seu desenvolvimento funciona. 

E tudo isso com total segurança. Siga conosco! 

Agilize o desenvolvimento de suas aplicações com Low Code sem deixar a segurança de lado

Segurança em primeiro lugar, quantas vezes você já ouviu essa frase? 

A sentença é lógica, afinal, prejuízos com invasões em softwares de aplicativos e bancos de dados estão no centro dos debates e das preocupações das organizações. 

Isso porque, traduzidos em números, os ataques hackers causam milhões em perdas anualmente. 

Só nos Estados Unidos, quase 55 milhões de pessoas foram afetadas por invasões em 2022 e, no mesmo ano, 2,36 aconteceram milhões de ataques ransomwares em todo o mundo. 

Pensando nisso, e voltando a ter o low code no foco deste artigo, podemos pensar que todas as empresas que estão aproveitando todo o seu potencial fiquem com uma pulga atrás da orelha. 

Ou seja, o desenvolvimento de aplicações não costumava exigir um planejamento extenso, desenvolvimento por meses e testes e mais testes de seus códigos? 

Essas são perguntas mais do que válidas. 

Por um lado, a abordagem de desenvolvimento com baixo código permite que mais pessoas do seu negócio troquem longos processos de desenvolvimento por ferramentas visuais na hora de criar aplicações. Por outro, também há riscos de segurança que podem criar vulnerabilidades.

De fato, low code não é sinônimo de redução de vulnerabilidades, mas tampouco podemos dizer que o low code é mais vulnerável, muito pelo contrário. 

Se o seu negócio quer agilizar o desenvolvimento de suas aplicações com low code, sem deixar a segurança de lado, leve em conta os pontos a seguir. 

#01 Visibilidade

As empresas precisam sempre ter um olho posto sobre o que os colaboradores estão criando. Mas, quando você opta por desenvolver com low code, como fazer isso?

Para ter mais visibilidade sobre o desenvolvimento de aplicativos empresariais, é melhor trabalhar com plataformas baseadas em nuvem, como a Outystems Cloud

Com a OutSystems Cloud sua empresa pode testar, implementar e executar aplicativos mobile e web antes que as soluções interajam diretamente com seu ecossistema de softwares.

#02 Gestão da informação

A gestão de dados é um ponto fundamental para qualquer empresa. Logo, sua gestão é tão importante como qualquer outra. E, se os dados forem comprometidos, seu negócio pode ter problemas sérios. 

Portanto, seja quando se desenvolve em plataformas no code, low code ou no desenvolvimento tradicional, há questões que não podem ficar de fora. Entre elas, destacamos:

  • quem vai ter acesso aos dados?
  • como você vai restringir ou liberar os dados?
  • existe a possibilidade de criar níveis de acesso?

Nem toda plataforma de desenvolvimento low code é igual. Portanto, quando for contratar a sua, verifique se ela oferece a possibilidade de criar uma ACL (access control list).

#03 Multifornecedores de low code

Aumentar a quantidade de fornecedores de soluções de low code é potencializar riscos. 

Diante disso, mais do que desenvolver uma solução em cada low code platform, é melhor trabalhar com um único parceiro. Essa decisão pode facilitar bastante a sua vida, pois um parceiro que forneça códigos limpos, a opção de contratar via Body Shop de TI e que funcionem em qualquer cenário tem o potencial para ajudar a alavancar seus resultados.

Também verifique se a plataforma que você quer contratar trabalha com proteção padrão contra as ameaças identificadas pelo OWASP (Open Web Application Security Project).

Além disso, a segurança na infraestrutura deve ter funcionalidades como infraestrutura em nuvem privada (VPC), atualização proativa e suporte a testes de penetração. 

Websérie Tech: Soluções Spread

Em um mercado tão competitivo, o melhor é você estar o mais informado possível sobre o que faz a diferença na hora de sair na frente dos concorrentes. 

Logo, desenvolver as suas próprias aplicações é uma das melhores alternativas, já que você pode fazer isso muito mais rápido atualmente. Com a ajuda de plataformas de low code, independentemente da indústria ou setor em que o seu negócio esteja, esse pode ser um grande diferencial. 

Que aplicações personalizadas criam e entregam valor para produtos e serviços, já é fato conhecido. Mas a novidade é que, segundo o Gartner, até 2024, 65% das aplicações serão desenvolvidas com tecnologia low code. 

E já que falamos sobre a importância de estar informado e a conversa aqui é sobre desenvolvimento com código baixo, não deixe de conferir nosso capítulo sobre essa tecnologia, nos conteúdos Soluções Spread

Você vai ver como o low code entrega agilidade, com até 10X menos tempo de desenvolvimento em relação ao modelo tradicional. Também vai descobrir como uma plataforma de código baixo ajuda a reduzir custos, já que você precisa de menos pessoas.

Além disso, vai entender porque é possível minimizar erros, já que a maioria das funcionalidades é pré-programada e boa parte do código é totalmente automatizada. 

Conheça nossa solução de low code e leve eficiência para a sua equipe

Se você chegou até aqui, é porque entendeu o valor de uma solução que coloca o poder de desenvolvimento nas mãos de suas próprias equipes, sem depender de departamentos de TI para absolutamente qualquer coisa. 

Quer levar toda essa eficiência para suas equipes? Marque uma conversa conosco e fale com um de nossos especialistas!

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das operações. Neste contexto, alcançar a eficiência e eficácia nos processos é fundamental. No entanto,...

Tendências de tecnologia no setor financeiro

Tendências de tecnologia no setor financeiro

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e carteiras digitais e chegando ao PIX, vimos inúmeras soluções surgirem e se consolidarem. Mas esse...

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da IBM, 35% das empresas consideram a IA Generativa como uma das tecnologias emergentes, juntamente com...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

imagem-garantia-de-qualidade

Tenha maior garantia de qualidade no seu projeto

by | 3 de janeiro de 2024 | Inovação e tecnologia | 0 Comments

O que garante o sucesso de um projeto? Entre os pontos a avaliar, com certeza podemos citar a conclusão no prazo e o orçamento atendido, certo? Mas há um terceiro fator...

imagem-ESG

Descubra como ESG pode ajudar o setor financeiro

by | 26 de dezembro de 2023 | Inovação e tecnologia | 0 Comments

O setor financeiro tem um grande poder de influência em questões relacionadas à sustentabilidade.  Seja quando permite que recursos sejam destinados a pesquisas de...

imagem-iot

Explore as vantagens da automação com IoT

by | 18 de dezembro de 2023 | Inovação e tecnologia | 0 Comments

Hoje em dia, os avanços da automação atingiram um novo nível. Agora, temos computadores e até programas que aprendem sozinhos, chegamos a uma era de...

Share This