Low Code: escolha a plataforma certa para as necessidades da sua empresa

25 de julho de 2023 | Inovação e tecnologia

Low-code é um tipo de abordagem de desenvolvimento de softwares e aplicativos. Essa abordagem permite que qualquer pessoa, especialista ou não em linguagem de máquina, crie aplicativos praticamente sem escrever códigos. 

Mesmo que as plataformas low-code sejam radicalmente diferentes do modelo tradicional de desenvolvimento, seguem ganhando terreno em função de seus benefícios.

Para você ter uma ideia, o instituto Gartner prevê que, até 2024, cerca de 65% das iniciativas de desenvolvimento de softwares serão feitas com base no desenvolvimento low-code. 

Isso porque qualquer Gestor de TI que queira otimizar seu processo de desenvolvimento de softwares pode se apoiar em plataformas low-code, que oferecem ferramentas intuitivas e visuais. 

Portanto, se você quer aumentar a sua capacidade de desenvolvimento para que a empresa onde você trabalha cresça mais rápido, precisa investir em uma plataforma de desenvolvimento low-code. 

Mas, antes, siga com a leitura e entenda como essa solução pode te ajudar. 

Por que low-code pode ser uma escolha indispensável na estratégia do seu negócio?

Equipes de desenvolvimento estão permanentemente sob pressão por prazos, resultados e soluções. Ou seja, tudo é para ontem quando o assunto é responder às expectativas dos clientes e acelerar os esforços da transformação digital. 

Em tempo: isso não vai mudar nem tão cedo. Só que o desenvolvimento tradicional não foi concebido para trabalhar na velocidade que as demandas de hoje em dia exigem. 

Até mesmo a adoção exponencial do modelo SaaS chegou a um ponto em que a produtividade está sendo prejudicada. Isso sem falar da contratação de programadores, algo reconhecidamente complicado, já que faltam profissionais no mercado.

Tudo isso acabou levando à expansão da adoção do low-code. Afinal de contas, quem quer crescer precisa encontrar caminhos mais eficientes para melhorar a produtividade. 

Nesse sentido, ser estratégico é trocar frameworks, repositórios e ambientes de desenvolvimento integrados por uma metodologia que se baseie em componentes e templates pré-definidos. 

Mesmo assim, é possível manter certo grau de personalização, já que o low-code permite codificação (o que não acontece com o no-code, por exemplo).

Benefícios do low-code

Seja com low ou no-code, você vai economizar tempo. E, como todo mundo sabe, tempo é dinheiro. 

O fato é que o low-code pode ser sintetizado em uma palavra: acessibilidade. Isso porque, com plataformas no-code, pessoas com pouca ou nenhuma experiência com linguagem de programação podem criar aplicativos completos e perfeitamente funcionais. 

Para dar uma ideia resumida do que a sua empresa vai ganhar quando decidir experimentar plataformas de desenvolvimento low-code, confira a lista abaixo:

Eficiência: aplicativos entregues em menos tempo. Desenvolvimento de low-code envolve o uso de componentes pré-construídos e interfaces visuais intuitivas.

Redução de custos: o desenvolvimento tradicional pode sair muito caro. No low-code, sua empresa precisa de menos pessoal.

Capacitação mais rápida: integre até mesmo pessoal não-especializado em suas equipes de desenvolvimento low-code e libere o potencial criativo de sua organização.

Integração simples: bancos de dados, sistemas de gerenciamento de conteúdo ou APIs externas, tudo se integra mais rápido no low-code por conta de seus modelos pré-configurados de conexão. 

4 plataformas capazes de agilizar processos

Chegou a hora de conhecer onde você vai desenvolver suas próximas iniciativas de desenvolvimento de softwares. Acompanhe nossas dicas de plataformas.

#01 Outsystems

Basta você dar uma olhada nos reviews da Outsystems pra perceber que esta é uma das melhores plataformas de low-code que você vai encontrar no mercado, tanto que a Spread firmou uma parceria com ela.  

Com documentação farta e tutoriais para qualquer coisa que você precise, a plataforma entrega várias ferramentas que ajudam a resolver as suas demandas de desenvolvimento. 

De fato, a Outsystems é a plataforma número um em low-code da atualidade. Desde modelos pré-construídos até à adição de código personalizado, a OutSystems tem tudo para todos os programadores da companhia.

A OutSystems é uma plataforma “omnichannel low-code”, o que significa que as empresas podem criar aplicações em uma variedade completa de ambientes. Dashboards em tempo real e medidas de segurança reforçadas também são destaques na plataforma.

#02 Salesforce Lightning

A Salesforce Lightning fornece a plataforma para criar aplicações móveis com segurança avançada. 

Usa ferramentas pro-code que permitem que você use qualquer linguagem de programação para criar softwares. A SalesForce Lightning também oferece funcionalidades como a incorporação de IA e IoT ou até mesmo a integração com o Salesforce e dados de terceiros.

Com seus construtores no-code, é bem mais fácil criar aplicações móveis e dá até para fazer o desenvolvimento instantâneo de aplicativos a partir de uma planilha. Para fechar, o recurso  Lightning Process Builder ajuda a criar fluxos de trabalho mais complexos.

#03 Microsoft PowerApps

A Microsoft PowerApps é uma das que entram na nossa lista de  plataformas para low-code. Os programadores poderão ir ainda mais longe com as suas ferramentas de “pro-developer extensibility”, que permitem a criação de projetos em SAP S/4HANA Cloud System.

Como outras plataformas de low-code, a Microsoft PowerApps permite arrastar e soltar blocos para criar aplicativos a partir de modelos pré-definidos. 

Integração simplificada de dados é outra característica interessante, e os programadores ainda podem desenvolver aplicações baseadas na Web que são compatíveis com dispositivos iOS, Android e Windows.

#04 AppSheet

A AppSheet é indicada para criar aplicativos pra mobile. Para criar um aplicativo, são fornecidos muitos exemplos de aplicações que já facilitam seu trabalho, tais como leitores de códigos de barras e acesso offline. 

Você pode, inclusive, começar a testar a plataforma de graça, usando o Google Sheets ou mesmo o Excel. Entre outros destaques, a AppSheet permite desenvolver e implantar aplicativos multiplataforma em tempo real.

Dá para criar as aplicações com funcionalidades como GPS e mapas, captura de imagens, captura de assinaturas e leitores de códigos de barras. Outros recursos estão disponíveis para aplicativos com gráficos, notificações por e-mail e conceder acesso offline.

Com tantas opções, só falta agora você dar o próximo passo e mudar completamente a forma como desenvolve aplicativos. A Spread é especialista em performance no desenvolvimento e queremos te ajudar com isso, conheça nossa solução!

Tokenização: a nova era da segurança financeira

Tokenização: a nova era da segurança financeira

Até 2030, espera-se que a tokenização represente 10% do PIB mundial, o que representará um mercado de mais de 10 trilhões de dólares. Entre os maiores players do mercado, os principais motivos que estão levando à tokenização é o acesso a novos investidores e capital,...

Inteligência artificial no setor financeiro

Inteligência artificial no setor financeiro

A inteligência artificial já permeia muitas das nossas atividades do dia a dia, desde o uso de assistentes virtuais até os práticos e ágeis apps bancários. E não é para menos: a IA torna os processos mais seguros e fornece ferramentas mais avançadas para lidar com o...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-tokenização

Tokenização: a nova era da segurança financeira

by | 9 de julho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Até 2030, espera-se que a tokenização represente 10% do PIB mundial, o que representará um mercado de mais de 10 trilhões de dólares. Entre os maiores players do...

imagem-inteligência-artificial

Inteligência artificial no setor financeiro

by | 2 de julho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A inteligência artificial já permeia muitas das nossas atividades do dia a dia, desde o uso de assistentes virtuais até os práticos e ágeis apps bancários. E não é para...

imagem-IA-generativa

O futuro dos assistentes virtuais: como a IA generativa está moldando a próxima geração de VAs

by | 25 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA Generativa mal chegou e já está presente em boa parte das tarefas que vemos em nosso dia a dia. Da criação de conteúdos personalizados às interfaces por trás dos...

imagem-cloud

Como o Cloud está impulsionando a inovação e a transformação digital nas empresas

by | 10 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Cloud computing não é um termo novo em nosso vocabulário. Contudo, ainda não teve todo o seu potencial utilizado para impulsionar os negócios. Prova disso é que,...

imagem-MLOps

MLOps: como aproveitar os modelos de Machine Learning

by | 3 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A automação de processos tem levado empresas de todos os segmentos a uma verdadeira transformação operacional. Cerca de 80% delas estão acelerando fluxos de trabalho...

imagem-hiperpersonalização

Como a hiperpersonalização pode melhorar a experiência do cliente

by | 27 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Se antes podíamos disparar e-mails massivos, fazer publicidade em canais de comunicação de massas e compreender nosso público-alvo como um grande recorte de audiência,...

imagem-IA

O uso de IA e machine learning nas estratégias de vendas

by | 21 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA ganha cada dia mais espaço nas operações. Ao mesmo tempo, o machine learning vem se destacando como a principal solução quando o assunto é análise de dados. Pelo...

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

Share This