Low-code é um tipo de abordagem de desenvolvimento de softwares e aplicativos. Essa abordagem permite que qualquer pessoa, especialista ou não em linguagem de máquina, crie aplicativos praticamente sem escrever códigos.
Mesmo que as plataformas low-code sejam radicalmente diferentes do modelo tradicional de desenvolvimento, seguem ganhando terreno em função de seus benefícios.
Para você ter uma ideia, o instituto Gartner prevê que, até 2024, cerca de 65% das iniciativas de desenvolvimento de softwares serão feitas com base no desenvolvimento low-code.
Isso porque qualquer Gestor de TI que queira otimizar seu processo de desenvolvimento de softwares pode se apoiar em plataformas low-code, que oferecem ferramentas intuitivas e visuais.
Portanto, se você quer aumentar a sua capacidade de desenvolvimento para que a empresa onde você trabalha cresça mais rápido, precisa investir em uma plataforma de desenvolvimento low-code.
Mas, antes, siga com a leitura e entenda como essa solução pode te ajudar.
Por que low-code pode ser uma escolha indispensável na estratégia do seu negócio?
Equipes de desenvolvimento estão permanentemente sob pressão por prazos, resultados e soluções. Ou seja, tudo é para ontem quando o assunto é responder às expectativas dos clientes e acelerar os esforços da transformação digital.
Em tempo: isso não vai mudar nem tão cedo. Só que o desenvolvimento tradicional não foi concebido para trabalhar na velocidade que as demandas de hoje em dia exigem.
Até mesmo a adoção exponencial do modelo SaaS chegou a um ponto em que a produtividade está sendo prejudicada. Isso sem falar da contratação de programadores, algo reconhecidamente complicado, já que faltam profissionais no mercado.
Tudo isso acabou levando à expansão da adoção do low-code. Afinal de contas, quem quer crescer precisa encontrar caminhos mais eficientes para melhorar a produtividade.
Nesse sentido, ser estratégico é trocar frameworks, repositórios e ambientes de desenvolvimento integrados por uma metodologia que se baseie em componentes e templates pré-definidos.
Mesmo assim, é possível manter certo grau de personalização, já que o low-code permite codificação (o que não acontece com o no-code, por exemplo).
Benefícios do low-code
Seja com low ou no-code, você vai economizar tempo. E, como todo mundo sabe, tempo é dinheiro.
O fato é que o low-code pode ser sintetizado em uma palavra: acessibilidade. Isso porque, com plataformas no-code, pessoas com pouca ou nenhuma experiência com linguagem de programação podem criar aplicativos completos e perfeitamente funcionais.
Para dar uma ideia resumida do que a sua empresa vai ganhar quando decidir experimentar plataformas de desenvolvimento low-code, confira a lista abaixo:
Eficiência: aplicativos entregues em menos tempo. Desenvolvimento de low-code envolve o uso de componentes pré-construídos e interfaces visuais intuitivas.
Redução de custos: o desenvolvimento tradicional pode sair muito caro. No low-code, sua empresa precisa de menos pessoal.
Capacitação mais rápida: integre até mesmo pessoal não-especializado em suas equipes de desenvolvimento low-code e libere o potencial criativo de sua organização.
Integração simples: bancos de dados, sistemas de gerenciamento de conteúdo ou APIs externas, tudo se integra mais rápido no low-code por conta de seus modelos pré-configurados de conexão.
4 plataformas capazes de agilizar processos
Chegou a hora de conhecer onde você vai desenvolver suas próximas iniciativas de desenvolvimento de softwares. Acompanhe nossas dicas de plataformas.
#01 Outsystems
Basta você dar uma olhada nos reviews da Outsystems pra perceber que esta é uma das melhores plataformas de low-code que você vai encontrar no mercado, tanto que a Spread firmou uma parceria com ela.
Com documentação farta e tutoriais para qualquer coisa que você precise, a plataforma entrega várias ferramentas que ajudam a resolver as suas demandas de desenvolvimento.
De fato, a Outsystems é a plataforma número um em low-code da atualidade. Desde modelos pré-construídos até à adição de código personalizado, a OutSystems tem tudo para todos os programadores da companhia.
A OutSystems é uma plataforma “omnichannel low-code”, o que significa que as empresas podem criar aplicações em uma variedade completa de ambientes. Dashboards em tempo real e medidas de segurança reforçadas também são destaques na plataforma.
#02 Salesforce Lightning
A Salesforce Lightning fornece a plataforma para criar aplicações móveis com segurança avançada.
Usa ferramentas pro-code que permitem que você use qualquer linguagem de programação para criar softwares. A SalesForce Lightning também oferece funcionalidades como a incorporação de IA e IoT ou até mesmo a integração com o Salesforce e dados de terceiros.
Com seus construtores no-code, é bem mais fácil criar aplicações móveis e dá até para fazer o desenvolvimento instantâneo de aplicativos a partir de uma planilha. Para fechar, o recurso Lightning Process Builder ajuda a criar fluxos de trabalho mais complexos.
#03 Microsoft PowerApps
A Microsoft PowerApps é uma das que entram na nossa lista de plataformas para low-code. Os programadores poderão ir ainda mais longe com as suas ferramentas de “pro-developer extensibility”, que permitem a criação de projetos em SAP S/4HANA Cloud System.
Como outras plataformas de low-code, a Microsoft PowerApps permite arrastar e soltar blocos para criar aplicativos a partir de modelos pré-definidos.
Integração simplificada de dados é outra característica interessante, e os programadores ainda podem desenvolver aplicações baseadas na Web que são compatíveis com dispositivos iOS, Android e Windows.
#04 AppSheet
A AppSheet é indicada para criar aplicativos pra mobile. Para criar um aplicativo, são fornecidos muitos exemplos de aplicações que já facilitam seu trabalho, tais como leitores de códigos de barras e acesso offline.
Você pode, inclusive, começar a testar a plataforma de graça, usando o Google Sheets ou mesmo o Excel. Entre outros destaques, a AppSheet permite desenvolver e implantar aplicativos multiplataforma em tempo real.
Dá para criar as aplicações com funcionalidades como GPS e mapas, captura de imagens, captura de assinaturas e leitores de códigos de barras. Outros recursos estão disponíveis para aplicativos com gráficos, notificações por e-mail e conceder acesso offline.
Com tantas opções, só falta agora você dar o próximo passo e mudar completamente a forma como desenvolve aplicativos. A Spread é especialista em performance no desenvolvimento e queremos te ajudar com isso, conheça nossa solução!