Low Code: 4 casos de uso em soluções de serviços financeiros

2 de fevereiro de 2023 | Inovação e tecnologia

Se a gente pensar em tudo o que mudou em relação à tecnologia nos últimos 20 anos, vamos perceber que a variedade de ferramentas e soluções informáticas deu um salto realmente impressionante. 

Antigamente, era comum que a mesma solução tivesse que servir para todos, e as chances de personalização eram escassas. 

Só que absolutamente tudo na TI (Tecnologia da Informação) mudou, e os processos da atualidade estão longe de ser homogêneos. As necessidades corporativas agora são mais complexas e diversas.

Qual a importância de desenvolver em Low Code?

Em outras palavras, dando sequência ao raciocínio da introdução: os ambientes das empresas evoluíram, e a TI precisou evoluir junto.  

De fato, a personalização teve seu espaço de uns 10 anos pra cá, só que até mesmo os scripts pensados para cada caso em particular já não atendem nem a velocidade nem as necessidades do presente. 

Só que a própria especialização de códigos acaba contrariando os ecossistemas cross-plataformas, cada vez mais comuns nas empresas. É até mesmo muito difícil encontrar Devs (desenvolvedores) com profundos conhecimentos sobre cada plataforma que você opera. 

Nesse contexto, a plataforma de low code é especialmente útil, já que a empresa tem acesso a editores visuais e actions que podem ser reutilizadas. Um usuário só precisa ‘arrastar e soltar’ uma função para que ela passe a fazer parte de seu ambiente de ferramentas tecnológicas. 

Imagine montar processos complexos em poucas horas, construir aplicativos sem sequer precisar pesquisar recursos e nem mesmo testar scripts. 

Seus desenvolvedores tampouco terão que ter conhecimentos especializados de cada ferramenta ou tecnologia que vocês usem.  O Low Code é sinônimo de fluxos confiáveis e que interagem à perfeição com todos os seus processos atuais e em construção. 

Porque o Low Code é o futuro dos serviços financeiros?

Uma boa economia depende de bons serviços financeiros. Ela depende da fluidez de funções do setor de captação de recursos, de monitoramento de crédito, de empréstimos ou bancário, entre vários outros. 

E, em todos estes segmentos, o cenário está mudando do dia para a noite. 

Consumidores apresentando novos comportamentos, a digitalização em seu ápice, avanços em fintechs ou mesmo o surgimento das criptomoedas deram início a uma nova era das finanças mundiais. 

Se a empresa em que você atua faz parte do setor financeiro, precisa investir na experiência digital, oferecer um atendimento ao cliente omnichannel e por meio de softwares de aplicativos, além de ser inovadora nas features que sua marca disponibiliza. 

Inclusive, sabe o que tornou as fintechs do mundo financeiro tão atraentes? Elas focaram na experiência do consumidor e nos serviços mais importantes e usados pelas pessoas. 

Mas o que o Low Code tem a ver com isso? Como ele representa uma mudança de performance para empresas e plataformas de desenvolvimento do setor financeiro?

O Low Code é o futuro porque ele permite que mesmo instituições tradicionais se adaptem com mais facilidade e rapidez a um mercado que não para de evoluir. 

A automação em finanças já não depende de longos processos de desenvolvimento de software. 

Para você ter uma ideia, até mesmo novos canais de comunicação podem ser incorporados ao seu atendimento com o uso de ferramentas de arrastar e soltar, que citamos anteriormente. Percebe como isso muda o jogo?

E, já que citamos um exemplo, vejamos 4 usos reais do Low Code na indústria das finanças. 

4 casos de uso de Low Code para área financeira

#01  Plataformas de manutenção centralizadas

Se a necessidade da empresa financeira é racionalizar os fluxos que compõem os seus serviços, a automação de Low Code pode ser empregada neste sentido. 

Das tarefas simples às mais complexas, seus sistemas podem interconectar fontes de informações diferentes em um painel central que mostra todos os dados históricos e em tempo real. 

Agora imagine que, além disso, você pode incorporar tecnologias como Internet das Coisas (IoT), Machine Learning e IA para previsões mais precisas na hora de fazer manutenção preditiva. Tudo concentrado em um só lugar. 

#02 Automação de estimativas e aprovações de empréstimos

Empresas que trabalham com empréstimos sabem muito bem como é longo o processo de aprovação.

Análise dos históricos de pagamentos, patrimônio, renda: tudo isso influi como informação relevante na hora de decidir entre o sim e o não da concessão de crédito ou para apoiar um novo negócio. 

Do ponto de vista da plataforma de low code, é bem mais fácil criar automações em operações internas, como nos processos de pedido de cotação (RFQ), por exemplo. 

#03 Melhor experiência em serviços bancários

Lembra que falamos das novas necessidades dos consumidores? Hoje em dia, eles buscam as soluções aos seus problemas de forma completamente digital. E isso também se aplica ao setor financeiro.

Sobre isso, a consultoria Kerney indica que 70% das operações de abertura de contas, empréstimos, solicitações de cartões de crédito, entre outros serviços, acontecem online.

O que o Low Code tem a entregar, neste sentido, são interfaces atrativas, intuitivas e que podem ser implementadas com mais rapidez.

#04 Finances as a Service

Instituições financeiras como as bancárias da atualidade têm que basear  seus serviços em componentes. Mais ainda: os bancos estão, nem tão lentamente, convertendo-se em verdadeiras empresas de software. 

Pensemos neles como uma espécie de bank-as-a-service, que montam suas estruturas centrais completas com módulos e componentes baseados em APIs (Application Programming Interface). Ter componentes prontos para usar é o que o Low Code pode oferecer a este tipo de instituição. 

Seja qual for o caso de uso de Low Code como solução para serviços financeiros, sua organização ganha em dois aspectos: agilidade e escalabilidade. 

Em agilidade porque os tempos de interação e implementação agora são ínfimos, e em escalabilidade porque não há limites quando o objetivo é atender a maior quantidade de usuários, com um mínimo de recursos.

A Spread é especialista em colaborar com a inovação orientada a resultados e em superar desafios. Chegou a hora de você combinar tecnologias e dar mais um passo em direção ao futuro. Marque uma conversa com um de nossos especialistas!

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das operações. Neste contexto, alcançar a eficiência e eficácia nos processos é fundamental. No entanto,...

Tendências de tecnologia no setor financeiro

Tendências de tecnologia no setor financeiro

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e carteiras digitais e chegando ao PIX, vimos inúmeras soluções surgirem e se consolidarem. Mas esse...

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da IBM, 35% das empresas consideram a IA Generativa como uma das tecnologias emergentes, juntamente com...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

imagem-garantia-de-qualidade

Tenha maior garantia de qualidade no seu projeto

by | 3 de janeiro de 2024 | Inovação e tecnologia | 0 Comments

O que garante o sucesso de um projeto? Entre os pontos a avaliar, com certeza podemos citar a conclusão no prazo e o orçamento atendido, certo? Mas há um terceiro fator...

imagem-ESG

Descubra como ESG pode ajudar o setor financeiro

by | 26 de dezembro de 2023 | Inovação e tecnologia | 0 Comments

O setor financeiro tem um grande poder de influência em questões relacionadas à sustentabilidade.  Seja quando permite que recursos sejam destinados a pesquisas de...

imagem-iot

Explore as vantagens da automação com IoT

by | 18 de dezembro de 2023 | Inovação e tecnologia | 0 Comments

Hoje em dia, os avanços da automação atingiram um novo nível. Agora, temos computadores e até programas que aprendem sozinhos, chegamos a uma era de...

Share This