Inteligência artificial no setor financeiro

2 de julho de 2024 | Uncategorized

A inteligência artificial já permeia muitas das nossas atividades do dia a dia, desde o uso de assistentes virtuais até os práticos e ágeis apps bancários.

E não é para menos: a IA torna os processos mais seguros e fornece ferramentas mais avançadas para lidar com o grande volume de dados gerados.

Ela também facilita a experiência do cliente, tornando-a mais fluida e livre de barreiras. Ademais, a inteligência artificial tem a capacidade de otimizar processos como ninguém, alavancando a performance de instituições financeiras.

Essas e outras vantagens que você vai conferir neste artigo fazem da inteligência artificial uma grande aliada das empresas do setor financeiro, contribuindo diretamente para a geração de resultados.

Continue a leitura e saiba mais!

Aplicações da Inteligência Artificial no setor financeiro

O aumento da aceitação dos clientes com relação às inovações tecnológicas e a necessidade de simplificar processos para escalar soluções financeiras tem levado as empresas do setor a investir cada vez mais em inteligência artificial.

Nesse sentido, ao facilitar tais processos, as empresas ganham tanto em produtividade e eficiência quanto na satisfação dos clientes, gerando um ciclo virtuoso de benefícios, que veremos mais adiante.

Mas, antes de falarmos das vantagens da IA para o setor financeiro, queremos te mostrar onde e como ela vem sendo aplicada.

Finanças Pessoais

As fintechs e donas de apps voltados às finanças pessoais têm utilizado a inteligência artificial para ajudar seus clientes a organizarem as finanças com mais facilidade.

Oferecendo orientação financeira online 24/7, essas empresas fazem análise do perfil dos seus clientes, orientam sobre investimentos e melhores formas de poupar de maneira totalmente personalizada.

Concessão de Financiamentos

Outro uso comum da IA no setor financeiro é na análise de crédito para concessão de financiamentos.

Capaz de buscar registros em tempo real e confrontar perfil do consumidor, nível de endividamento e quaisquer limitações de compra, a IA atua diretamente na prevenção de riscos e fraudes.

Ela também pode identificar irregularidades, automatizar cobranças programadas e auxiliar os clientes no acesso a informações de pagamento e atualização de títulos, entre outras.

Prevenção a fraudes

De uma forma mais proativa e direcionada, a inteligência artificial pode analisar milhares de transações ao mesmo tempo e detectar padrões anormais, alertando os clientes bancários sobre o uso indevido do cartão de crédito, por exemplo.

Esse tipo de ação torna os serviços da empresa mais seguros, aumentando a confiabilidade dos clientes sobre a marca. Além disso, contribui para a redução de custos com seguros e ações judiciais, além dos prejuízos causados por fraudadores.

Esses são apenas alguns exemplos de como a inteligência artificial vem sendo empregada no setor financeiro e servem para que você vislumbre as inúmeras possibilidades que essa tecnologia tem a oferecer.

Benefícios da inteligência artificial para as instituições financeiras

Agora que já falamos sobre como a IA tem transformado o setor financeiro, que tal conhecer os benefícios de fazer esse investimento na sua organização?

Redução de custos

De acordo com dados da e-Marketer, o uso da inteligência artificial no setor financeiro pode poupar nada menos do que 443 milhões de dólares.

Essa economia de recursos se dá justamente pelo que mencionamos anteriormente, ou seja, prevenção à fraudes, redução de custos com seguros e aumento da produtividade.

Interação com o cliente 24/7

É cada vez mais importante estar presente onde e quando o cliente precisa. Neste sentido, a IA contribui para oferecer o melhor serviço a qualquer hora, em qualquer lugar.

Além disso, pode oferecer opções de canais de atendimento, o que amplia as possibilidades de interação com clientes e a captura de dados estratégicos para o fortalecimento do relacionamento.

Escalabilidade de serviços

A IA também atua diretamente na escalabilidade de serviços, à medida que otimiza processos e reduz as intervenções humanas no trâmite de informações.

Sua capacidade de processar altos volumes de dados, confrontando-os de inúmeras maneiras, também contribui para acelerar atendimentos e agilizar serviços, o que se traduz em menos tempo humano dedicado ao atendimento de clientes.

Esses são apenas alguns dos benefícios da IA para o setor financeiro. Mas também precisamos falar dos desafios que as empresas enfrentam na implementação desse tipo de tecnologia.

Desafios na implementação da inteligência artificial no setor

O setor financeiro tem um forte compromisso com a acuracidade de dados, a segurança e a eficácia nos serviços. Portanto, é um dos segmentos de mercado que mais se preocupam com uma transformação digital gradual e consistente.

Mas isso não significa que não enfrente desafios para alcançar seus objetivos. Vejamos alguns deles:

Viés incorporado

A chave para uma implementação segura de soluções baseadas em IA é treinar a tecnologia adequadamente. Isso requer profissionais comprometidos com a ética e imparcialidade, além de acesso a um conjunto de dados representativo e diverso, que considere todos os perfis de usuários.

Do contrário, a inteligência artificial pode realizar análises com vieses de gênero ou classe social, por exemplo, impedindo o acesso igualitário a serviços essenciais, como a abertura de crédito ou até mesmo contas bancárias.

Transparência nas decisões

A alta complexidade dos dados do setor financeiro e a falta de entendimento sobre como a IA foi treinada e desenvolvida, pode levar a questionamentos sobre a transparência na tomada de decisões.

Pode, ainda, levar empresas do setor financeiro a serem chamadas a responder judicialmente por não-conformidades ou falta de informações estratégicas sobre sua atuação mercadológica.

Privacidade de dados

A privacidade de dados é outro desafio que as empresas do setor financeiro enfrentam quando o assunto é inteligência artificial. Nesse sentido, é essencial que as organizações tenham uma governança de dados bem estruturada, capaz de orientar todo o ciclo de vida dos dados coletados.

Assim, pode-se evitar vazamento de dados sensíveis, falhas de segurança no armazenamento de dados e possíveis alterações em informações estratégicas da organização que impactem diretamente no seu desempenho.

Neste artigo, você conferiu como a inteligência artificial vem transformando o setor financeiro, bem como os benefícios desse investimento. Além disso, também descobriu que existem desafios que devem ser superados para utilizar a IA em toda a sua potência.

Aqui na Spread, somos especialistas em transformar tecnologias em soluções customizadas para cada setor. Fale com um de nossos especialistas e saiba como podemos ajudar sua empresa financeira!

imagem-inteligência-artificial
Tokenização: a nova era da segurança financeira

Tokenização: a nova era da segurança financeira

Até 2030, espera-se que a tokenização represente 10% do PIB mundial, o que representará um mercado de mais de 10 trilhões de dólares. Entre os maiores players do mercado, os principais motivos que estão levando à tokenização é o acesso a novos investidores e capital,...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-tokenização

Tokenização: a nova era da segurança financeira

by | 9 de julho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Até 2030, espera-se que a tokenização represente 10% do PIB mundial, o que representará um mercado de mais de 10 trilhões de dólares. Entre os maiores players do...

imagem-inteligência-artificial

Inteligência artificial no setor financeiro

by | 2 de julho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A inteligência artificial já permeia muitas das nossas atividades do dia a dia, desde o uso de assistentes virtuais até os práticos e ágeis apps bancários. E não é para...

imagem-IA-generativa

O futuro dos assistentes virtuais: como a IA generativa está moldando a próxima geração de VAs

by | 25 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA Generativa mal chegou e já está presente em boa parte das tarefas que vemos em nosso dia a dia. Da criação de conteúdos personalizados às interfaces por trás dos...

imagem-cloud

Como o Cloud está impulsionando a inovação e a transformação digital nas empresas

by | 10 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Cloud computing não é um termo novo em nosso vocabulário. Contudo, ainda não teve todo o seu potencial utilizado para impulsionar os negócios. Prova disso é que,...

imagem-MLOps

MLOps: como aproveitar os modelos de Machine Learning

by | 3 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A automação de processos tem levado empresas de todos os segmentos a uma verdadeira transformação operacional. Cerca de 80% delas estão acelerando fluxos de trabalho...

imagem-hiperpersonalização

Como a hiperpersonalização pode melhorar a experiência do cliente

by | 27 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Se antes podíamos disparar e-mails massivos, fazer publicidade em canais de comunicação de massas e compreender nosso público-alvo como um grande recorte de audiência,...

imagem-IA

O uso de IA e machine learning nas estratégias de vendas

by | 21 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA ganha cada dia mais espaço nas operações. Ao mesmo tempo, o machine learning vem se destacando como a principal solução quando o assunto é análise de dados. Pelo...

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

Share This