por | set 10, 2021

Instalação de PABX e migração: o que você deve saber sobre isso

O termo PABX costuma ser usado como um sinônimo de sistema de telefonia. 

Ou seja, as centrais privadas funcionam como sistemas de comunicação que interconectam vários dispositivos de telefonia dentro e fora da empresa. Quando pensamos nos usuários, como eles usam uma rede pública, esta pode ser conectada ao seu PABX.

A partir daí, sua empresa pode ter vários pontos internos de atendimento, que são operados usando uma quantidade pequena de linhas telefônicas públicas. 

Dependendo do tipo de equipamento e das configurações, uma linha interna pode ser chamada diretamente pelos usuários, ou as chamadas podem ser encaminhadas por meio de um sistema operador que fornece as alternativas de encaminhamento. 

Uma companhia pode ter um número muito alto de usuários entrando em contato ao mesmo tempo.  Com um PABX, cada um deles pode ser direcionado ao atendimento mais conveniente ou mesmo ser orientado a aguardar até que chegue sua vez. 

Quais são os tipos de PABX?

Na hora de interligar seus ramais e linhas internas com a rede pública de telefonia, uma empresa pode escolher entre um PABX analógico, híbrido, IP ou em Cloud. Confira quais são:

PABX Analógico

Esta é a alternativa mais econômica, porém, mais limitada. É a escolha de empresas de menor porte, sem muito volume de chamadas ou mesmo de condomínios residenciais. 

Ele acaba saindo um pouco mais caro na hora de implementar, em função da infraestrutura física necessária, e também está caindo em desuso e começando a apresentar dificuldade de reposição de equipamentos. 

PABX Híbrido

Nesta modalidade, parte da infraestrutura típica de um PABX analógico ainda é usada, mas combinada com recursos de tecnologia VoIP. É uma boa pedida quando se tem toda a instalação de cabeamentos pronta, mas existe interesse em dar partida na modernização das comunicações. 

PABX IP

Em um PABX IP, uma organização pode deixar de lado toda e qualquer instalação de redes de cabos telefônicos e operar todas as comunicações de forma digital

Neste tipo de central, usa-se um servidor Proxy e a rede de dados para transmitir todas as chamadas. É um tipo de tecnologia complicada de operar e que depende de técnicos mais especializados para sua instalação e manutenção. 

É importante levar em consideração a disponibilidade do sinal de internet na sua região. Um serviço intermitente pode dificultar seu atendimento, um ponto tão importante na relação com seus clientes. 

PABX em Cloud

Nesta versão de central de comunicações, sua empresa pode unir todas as vantagens das outras variações de PABX com algo característico da tecnologia na nuvem: o acesso desde qualquer lugar. 

Até o PABX IP, todas as chamadas precisavam ser direcionadas a uma infraestrutura física tal onde a equipe de atendimento precisava ser alocada. Com o PABX na nuvem, não há limites. 

Basta ter um dispositivo compatível com o sistema e um operador pode trabalhar de onde quiser. Outra vantagem deste sistema é que todas as informações mais importantes podem ser armazenadas na própria nuvem. 

Principais funções de um PABX 

Que o PABX já nasceu para que sua organização pudesse ter vários pontos internos de contato a partir de uma só linha telefônica pública, você já viu. 

Só uma coisa que faltou dizer antes é que o PABX também interconecta todos os ramais internos, que podem chamar-se uns aos outros gratuitamente. 

Mas essa tecnologia vai muito além dessa premissa inicial. 

Em primeiro lugar, principalmente nas tecnologias mais modernas como o PABX IP ou em Cloud, você pode agregar ramais adicionais na medida em que sua demanda cresce.

Na sequência, vale muito a pena destacar algo fundamental nos novos PABX: sua capacidade de integração com outras plataformas, como um CRM. Com isso, você tem mais controle das comunicações, registros de todos os logs e estes dados podem servir para entender como melhorar seus serviços. 

Quer oferecer um serviço mais humanizado? Com a URA (unidade de resposta audível), os usuários podem fazer um relato de qual é seu problema e serem transferidos diretamente para o ramal correspondente, ao invés de terem que navegar entre opções de possibilidades de atendimento

Imagine também poder integrar com mensagens SMS, que podem ser enviadas para listas de números à sua escolha, inclusive usando o recurso ‘long code’, que permite o envio para números de até 10 dígitos, que podem receber e fazer chamadas. 

Atribuição de diversos níveis de atendimento (N1, N2, N3) 

A TI também está ao seu lado na hora de estabelecer critérios de prioridade ou de nível de atendimento. São os chamados N1, N2 e N3.

No primeiro, N1, as demandas são atendidas, registradas e priorizadas para solução ou para um novo encaminhamento. São atendimentos feitos por multimeios e aqui é típico organizar de acordo com protocolos, mas tudo de forma virtual. 

No N2, costumam-se incluir os casos onde, com um acesso remoto, a equipe de TI consegue resolver os inconvenientes.

No terceiro e último nível, encontramos o atendimento mais especializado, e é comum que a empresa envie um representante ao local para averiguação em pessoa.   

Para que tudo isso funcione, é importante desenvolver um workflow de atendimento, no qual há uma hierarquia de todo o fluxo de trabalho que precisa ser desenvolvido. 

Instalação e migração, como fazer isso?

Agora, imagine que sua indústria já conta com uma solução e quer migrar para um sistema mais moderno. 

Naturalmente, fazer isso é uma tarefa mais complexa do que se imagina e é fundamental contar com equipes de alta capacidade técnica para deixar tudo funcionando perfeitamente. 

E se sua empresa vai ter um PABX pela primeira vez, entender as necessidades e melhor alternativa para seu caso também é algo que pode ser resolvido por quem mais entende de instalação e suporte de PABX e Switches. 

Aqui, na Spread, trabalhamos com tecnologias VoIP e ToIP, além de oferecermos a instalação e suporte para equipamentos da Alcatel, Cisco, Siemens e AVAIA. 

Se a sua escolha for trabalhar com equipamentos da Alcatel, ainda podemos lhe oferecer a instalação e o suporte para trabalhar com os graus N1, N2 e N3 que citamos anteriormente. 

Falar em PABX é falar da Spread! Acesse nossa página do serviço e entre em contato conosco para mais informações!

 

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