Big data como estratégia para impulsionar o setor de Telecom

2 de agosto de 2023 | Digital

Em 2022, o mercado de Big Data Analytics faturou nada menos do que 271,83 bilhões de dólares. Até 2030, este valor deve saltar para mais de 745,15 bilhões, o que nos mostra a exponencialidade com a qual esse setor vem crescendo.

E não é para menos, afinal, cada dia que passa temos mais e mais dados para processar e analisar. Logo, sem uma ferramenta que seja capaz de fazer esse trabalho em tempo real e de forma efetiva e segura, é praticamente impossível sobreviver no mercado.

No setor de Telecomunicações, a necessidade de uma inteligência de dados é ainda mais importante. São milhões de usuários no mundo todo, entre pessoas físicas e jurídicas, que fazem uso dos serviços de telecom.

E, quando a demanda é grande e a concorrência não perde tempo, você precisa sair à frente. Por isso, você precisa de uma estratégia de Big Data eficaz.

Continue a leitura e saiba como implementar esse diferencial que vai levar sua empresa a outro patamar no mercado!

Porque Big data é uma alternativa para o desenvolvimento estratégico

As telecomunicações geram uma quantidade imensa de dados diariamente, desde registros de chamadas e mensagens até dados de rede e comportamento do usuário. Nesse sentido, o processamento eficiente desses dados pode fornecer insights e oportunidades significativas para a empresa. Confira algumas delas:

Tomada de decisões baseada em dados

  • O Big Data permite que sua empresa tome decisões mais informadas e embasadas em dados reais. Além disso, análises detalhadas sobre o uso da rede, comportamento dos clientes e padrões de tráfego podem ajudar a entender as necessidades dos clientes e identificar novas oportunidades de negócios.

Personalização de serviços

  • Com o Big Data Analytics, sua empresa de telecomunicações pode segmentar melhor seus clientes e entender suas preferências individuais. Deste modo, você pode oferecer serviços personalizados que atendam às necessidades específicas de cada cliente, aumentando sua satisfação e fidelidade à marca.

Previsão de demanda

  • Uma ferramenta de Big Data e Inteligência Artificial pode ajudar a prever a demanda futura de serviços de telecomunicações. Logo, permite que sua empresa se prepare adequadamente para lidar com picos de tráfego e investir em infraestrutura de forma mais eficiente.

Otimização da infraestrutura

  • Com o Big Data, sua empresa pode analisar o desempenho da rede em tempo real e identificar gargalos ou áreas de melhoria. Sendo assim, pode otimizar a infraestrutura de rede, melhorando a qualidade do serviço e a experiência do cliente.

5 passos para implementar Big Data no setor de Telecom

Para maximizar o potencial do Big Data e dados, você deve entender qual é o potencial de mercado de seus produtos ou serviços. 

Com esse entendimento em mãos, cria-se o caminho da otimização das operações das atividades sob a lupa dos big dados, seja no sentido de gerar mais receita ou de diminuir os custos. 

O Big Data pode ser usado em Business Intelligence como um serviço interno ou externo, para gerar insights sobre produtos ou serviços. Também pode ser utilizado para criar ofertas avançadas, captar oportunidades ou inclusive gerenciar a implementação de novas tecnologias e operações.

Seja qual for o caso, sua empresa de Telecom vai ter vantagens como as seguintes:

Melhores decisões: o verdadeiro valor comercial do Big Data permite decisões mais inteligentes sobre a base de novos produtos, promovem a qualidade dos serviços, melhoram a experiência do cliente, conduzem a maiores receitas ou poupam custos operacionais para qualquer empresa.

Vantagem competitiva: o valor comercial do Big Data reside no potencial econômico, e não pura e simplesmente na inovação tecnológica

Evolução da cultura da empresa: novos modelos operacionais em funcionamento, responsabilidades melhor distribuídas, formas inéditas de colaboração e uma cultura orientada a dados serão a nova realidade. 

A implementação da sua estratégia de Big Data pode seguir o roadmap que descrevemos na sequência.

#01 Entenda seus objetivos comerciais

Em qualquer estratégia de Inteligência de dados eficiente, a adesão é fundamental. Para alinhar as prioridades comerciais e de dados, você deve compreender claramente os objetivos da organização e das lideranças. 

Reunir as partes interessadas do negócio é o primeiro passo para estabelecer os objetivos comerciais no momento de adotar o Big Data e criar uma vantagem competitiva. 

Tudo começa com a questão de saber qual é o problema comercial que você quer resolver. Assim, você pode conectar as estratégias comerciais e diretrizes de todos os departamentos antes de começar a lidar com dados.  

#02 Avalie o seu estado atual

Faça um levantamento dos pontos problemáticos da sua empresa de telecomunicações para identificar os obstáculos e as lacunas existentes. 

Agora que conhece os objetivos e tem os líderes a bordo do seu projeto, é hora de olhar para o seu ecossistema e avaliar o que está funcionando e o que não. 

Por exemplo, quais são os obstáculos da criação de uma verdadeira experiência de dados? Vocês têm problemas com silos organizacionais que dificultam a integração de dados? Como funciona a gestão da informação e de seus fluxos de trabalho?

A ideia é que sua empresa não precise sequer pensar na localização dos dados, nas políticas de governança ou na conformidade dos metadados associados. Os dados necessários devem, ao final e sem questionamento, serem de confiança.

#03 Tenha uma visão ampla, mas com atenção aos detalhes.

Uma visão global, mais abrangente, deve conduzir a forma como vocês vão implementar estratégias de Big Data. 

Pense o seguinte: as mudanças pretendidas devem ser tão impactantes para quem trabalha com as informações como para o RH ou para as vendas.

É exatamente o específico que torna a inovação menos complicada, já que você tem condições de responder com profundidade sobre qualquer pergunta feita sobre sua estratégia. 

#04 Defina os agentes da mudança 

Descubra quem é mais apaixonado pelo impacto que os dados podem ter no seu trabalho e envolva essas pessoas nas reuniões e decisões das normas. 

Para que uma estratégia de dados vire realidade, as organizações precisam, muitas vezes, de reformular toda a sua cultura em torno de novos conceitos e ambientes. 

#05 Comece com pouco

Começar parece assustador, mas não é impossível e deve ser começado aos poucos. Comece com coisas que pode atingir em um espaço mais curto de tempo para não correr o risco de se perder em processos muito complexos. 

Isso vai provar o valor do Big Data e servir de escola para que iniciativas de maior proporção sejam acionadas. Equipes menores, objetivos claros e ciclos curtos de desenvolvimento são mais indicados. 

Com um pequeno piloto, sua estratégia de implementação de Big Data estará pronta para dar passos maiores. 

Tenha sempre em mente que sua empresa de Telecom está indo muito além da eficiência: está criando uma nova cultura nos colaboradores, com o uso dos dados como elemento de transformação. 

E para ajudar a desenvolver uma gestão mais precisa e estratégica de dados, a Spread está à sua disposição. Fale hoje mesmo com um de nossos especialistas!

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