Conselheiro da Spread, o presidente do conselho da Klabin discursou para investidores e startups
Horácio Piva abriu a noite do Genova Pitch de Agosto – realizado pela Genova, nosso centro de empreendedorismo – com a palestra “Um panorama do empreendedorismo no Brasil” onde estimulou e aconselhou os empreendedores brasileiros a acreditarem em seus negócios.
Piva começou ressaltando que o país, após os anos perdidos da década de 80, começa a retomar a sua capacidade de atuar no mercado global com uma relação de troca baseada em produtos de valor.
Segundo Piva, mudamos nossa perspectiva de liderança: hoje ser um líder não está mais relacionado a carisma – que não tem nada a ver com liderança -, mas sim às responsabilidades que cada um chama para si. “Cuidar das suas organizações é que é liderar”, ressaltou.
O conselheiro posicionou que o modelo da pirâmide de necessidades de Maslow está sendo substituído pelo conceito da pirâmide de Almquist que considera qualidade e simplificação; e onde necessidades emocionais, de transformação e de gerar impacto social ganham muito mais espaço quando relacionadas a um senso de propósito.
*Fonte: HSM Management
Piva ainda mostrou algumas megatendências que acredita que irão definir os sobreviventes do mercado empreendedor, sendo elas:
- Demografia
- Ciência e Tecnologia
- Recursos naturais e meio ambiente
- Globalização e inter-relação na economia
- Questões de governança cooperativa
Segundo Piva, a partir da demografia é possível gerar entendimento para criar um planejamento estratégico para os próximos anos de qualquer empresa, sendo que planejamento é o calcanhar de Aquiles de grande número dos negócios brasileiros.
“Quando vocês pensarem o negócio de vocês, pensem onde querem estar com a sua empresa e façam os seus planejamentos em função disso. Planeje antes de colocar o negócio na marca do gol”, aconselhou.
Além disso, Piva defendeu que com o fim das fronteiras, como efeito da globalização, os empreendedores brasileiros têm a missão de invadir o mundo. “Tenham a ousadia de pensar longe. O Brasil é um país de estranhezas, mas também de muitas oportunidades”, incentivou.
“Hoje as oportunidades são cada vez mais rápidas e encontros como este Genova Pitch podem fazer toda a diferença”, declarou Piva.
Quer conhecer melhor a Genova? Acesse o site genovahub.com.br.
0 comentários