Ter processos automatizados é a meta de praticamente qualquer tipo de empresa, sem importar o seu porte e segmento, certo?
Afinal de contas, que negócio não gostaria de se livrar de tarefas de menor valor agregado? Ou, ainda, não precisar dedicar esforços humanos em atividades que facilmente poderiam ser executadas por softwares e robôs?
Essa é exatamente a base da automação de processos. Mas hoje vamos falar de algo ainda mais vantajoso para seu negócio, e que significa o próximo passo em eficiência empresarial: a hiperautomação.
Falando de forma simples, a hiperautomação vai além dos limites dos processos individuais. Ela combina várias ferramentas, como a automação RPA, a inteligência artificial (IA), Low Code, Machine Learning (ML), entre várias outras.
Com isso, você não só automatiza tarefas como também integra fluxos de trabalho completos em um único esquema de funcionamento totalmente automático.
Aliás, vamos pensar da seguinte forma: a hiperautomação automatiza a própria automação.
Sem dúvidas, um recurso mais do que necessário para organizações que querem ir mais longe nas suas jornadas de transformação digital.
Vamos entrar no detalhe dessa nova tecnologia? Siga conosco!
Como funciona a hiperautomação?
Para explicar como a hyperautomation funciona, vale a pena ir mais fundo no que mencionamos acima, ao dizer que ela é um processo que automatiza a automação.
Aliás, é exatamente esse fato que distingue a hiperautomação de iniciativas que buscam automatizar tarefas, e não processos como um todo.
A hiperautomação foca exatamente em identificar novas possibilidades de automação. Desse modo, determina a viabilidade e a criação de novos fluxos mais eficientes. Para isso, usa bot, scripts, fluxos de trabalho, entre outros aspectos, que podem passar a usar componentes de automação.
É um tipo de abordagem que se baseia em sistemas que encontram o equilíbrio entre a substituição do trabalho manual pela automatização. Além disso, otimiza processos desnecessários e elimina etapas da sua cadeia de trabalho.
Mas como isso acontece? A resposta está na introdução do conceito de gêmeo digital, criado pela hiperautomação Gartner.
Digital Twin Organization (DTO)
Também conhecido como Digital Twin Organization (DTO), trata-se de uma espécie de cópia virtual de tudo que acontece na sua organização, como ela funciona e o que se espera como resultado.
Para deixar mais claro, imagine o DTO como um simulador de voo, só que, ao invés de simular o que um avião faz, você tem um espelho da sua própria empresa em um ambiente virtual.
É exatamente nesse ecossistema digital que serão trabalhadas as tentativas de aprimoramento de processos, a eliminação de atividades, a digitalização de tarefas, entre muitas outras coisas. E, quando algo funcionar, pode ser imediatamente implementado na empresa real.
Em outras palavras, a representação de todos os fluxos e processos de sua empresa é construída a partir das informações disponíveis no seu CRM e ERP.
Para isso, o ambiente de trabalho de cada usuário é analisado por um software que gera imagens dos processos e considera todas as suas aplicações.
Então, a partir dessa imagem virtual, o DTO permite que vocês façam uma análise sobre como as automações têm impacto na sua empresa. Isto é, como elas criam novas possibilidades ou geram gargalos que precisam ser eliminados.
5 benefícios que a hiperautomação pode trazer para o seu negócio
A automação de processos é usada há anos, e você já deve conhecer as suas vantagens.
A hiperautomação, por sua vez, veio ampliar esse leque de benefícios, ao ampliar o alcance da abordagem para além de situações e tarefas específicas. Com isso, temos outro conjunto de utilidades:
#01 Automações ainda melhores
Uma coisa é implementar tecnologias RPAs em tarefas que claramente pedem algum tipo de otimização. Mas você pode levar essa digitalização de atividades a outro nível com a hiperautomação.
Como citamos previamente, o DTO analisa o funcionamento de sua empresa e ajuda a desenvolver novos pontos de robotização. Ela também identifica novos fluxos para os processos que vocês fazem atualmente. Logo, auxilia na otimização desses processos que já são automatizados de alguma forma.
#02 Gestão de risco
A eficiência operacional e estratégica também passa pela gestão de ameaças. Neste sentido, a hiperautomação ajuda a administrar os riscos, já que permite identificar ameaças com mais rapidez.
Por exemplo, é possível monitorar todo o fluxo de transações financeiras em busca de atividades suspeitas e detectar ameaças. Além disso, você também pode acompanhar a cadeia de suprimentos em busca de pontos com mais probabilidades de apresentarem interrupções.
#03 Escalabilidade para seu negócio
Ter agilidade empresarial é conseguir se adaptar rapidamente a tudo que permite que sua empresa cresça. Para isso, nada melhor do que implementar as tecnologias de hiperautomação.
Uma vez que todo o funcionamento do seu negócio entra no escopo das análises da hiperautomação, as tecnologias de inteligência artificial, combinadas com o poder do machine learning, big data, business intelligence, entre outras, considera todas as camadas do seu negócio.
#04 Atendimento ao cliente otimizado
As expectativas dos clientes são uma parte importante de seu negócio? A hiperautomação ajuda a melhorar continuamente o seu atendimento.
Você pode usar a hiperautomação na recepção, análise e classificação de comunicações que são feitas com departamentos de sua empresa, por exemplo.
Hiperautomatizando, você diminui o tempo de resposta, já que empregando robótica de ponta, é possível acelerar o processamento de casos e otimizar todos os processos de notificação dos gestores responsáveis.
#05 Insights de processos end-to-end
A tecnologia big data permitiu que as empresas tenham muito mais informações extraídas de todos os dados que fluem por um negócio diariamente.
Se a automação já fornece insights preciosos sobre tarefas pontuais, a hyperautomação leva essa análise ao fluxo completo de processos de sua empresa.
Dentro dessa perspectiva, você conta com alguns benefícios adicionais, como: melhor compreensão das tendências do seu setor e melhores previsões sobre como continuar otimizando processos.
A Spread quer te ajudar a otimizar operações por meio da tecnologia de hiperautomação
Chegou a hora de sua empresa dar o próximo salto tecnológico e não só substituir tarefas por bots de automação, como também começar a otimizar fluxos completos de trabalho com a tecnologia da hiperautomação.
E nada melhor do que contar com um parceiro especialista em hiperautomação, que vai guiar o seu negócio por todas as etapas da implementação dessa nova tecnologia.
Nós podemos te ajudar com isso. Quer saber como? Marque uma conversa com um de nossos especialistas!