Explore as vantagens da automação com IoT

18 de dezembro de 2023 | Inovação e tecnologia

Hoje em dia, os avanços da automação atingiram um novo nível. Agora, temos computadores e até programas que aprendem sozinhos, chegamos a uma era de interconectividade. 

A Internet das Coisas (IoT), por exemplo, é um fenômeno no qual um número grande de dispositivos estão conectados em todo o mundo. Podemos ter casas com tecnologia IoT, máquinas industriais inteligentes e linhas de produção totalmente autônomas. 

O que permite a automatização em praticamente qualquer setor é exatamente a comunicação entre dispositivos. Quando as coisas conversam, praticamente tudo é possível. 

São tantas as vantagens da IoT que o seu potencial pode ser visto nos números de seu crescimento, nos últimos 10 anos. 

Em 2013, haviam 9,5 milhões de non-IoT contra 2,1 milhões IoT. Agora, em pleno 2023, a liderança mudou: são 19,8 milhões de IoT versus 10,2 milhões de dispositivos offline. 

Um mundo onde sensores, interfaces, plataformas, controladores de movimento e até mesmo fechaduras eletrônicas residenciais podem compartilhar informações sobre seu estado e desempenho, tudo remotamente. 

Combinada com a computação na nuvem, a IoT tem a capacidade de incluir novos dispositivos e criar uma rede massiva.

Simplifique processos utilizando IoT

Sua empresa deve ter uma estratégia, certo? Pois saiba que a IoT pode ajudar a seguir os planos e a atingir metas. 

Cada ação onde a IoT está presente tem que fazer parte de uma visão global. Em outras palavras, a IoT é parte da automação, e não o contrário. 

Mas algo que não se pode negar é que é muito mais fácil automatizar com IoT do que sem. Afinal de contas, não dá para deixar tudo trabalhando sozinho, sem que algum tipo de controle possa ser feito. 

É exatamente aí que a rotina da sua organização pode ficar mais simples. Por um lado, os dispositivos IoT coletam todas as informações sobre algo. Por outro, a Inteligência Artificial (IA) se encarrega de calibrar a sua produção de acordo com a sua estratégia. 

Com uma plataforma IoT, tecnologias como Low Code estão à disposição de usuários finais para facilitar suas vidas, mesmo sem um profundo conhecimento de programação de softwares.

Benefícios da automação com IoT

Muitas organizações investem fortemente na IoT e na automação devido aos seus grandes benefícios comerciais. De fato, até 2026, espera-se um montante de 1 trilhão de dólares aplicados ao ecossistema da internet das coisas. 

Não é para menos. Essa tecnologia ajuda a reduzir custos e a aumentar a rentabilidade. Mesmo assim, a cereja do bolo da IoT é realmente a possibilidade das organizações escalarem e otimizarem suas operações. Veja como: 

Possibilidade de escalar a produção

Os bots de RPA já mostraram como são extremamente úteis. Funcionando 24×7, eles executam tarefas repetitivas que antes eram feitas por humanos. A produção fica mais eficiente, segura e menos sujeita a interrupções.

Menos tempo de inatividade

Pessoas precisam descansar, já um processo automatizado, não para nunca. 

Além disso, os dispositivos IoT compartilham todas as informações do seu funcionamento, lembra? Por isso, dados sobre desgaste de peças, ou problemas nos processos, são conhecidos até mesmo antes que ocorram. 

Eficiência operacional

Quando conectamos máquinas para executar tarefas, temos sistemas interligados e perfeitamente integrados.

Em palavras simples, são sistemas que entendem e respondem às necessidades de outros sistemas. 

Por exemplo, quando for preciso solicitar algum item aos fornecedores, antes que algo se esgote em uma fábrica, os dispositivos IoT realizam todos os pedidos e ordenam o reabastecimento. 

Mais conformidade com normas e regulamentos

Quantos profissionais especificamente dedicados a manter um determinado padrão de qualidade que o governo ou o mercado requer a sua empresa tem? 

Imagine tudo isso sendo feito via automação com dispositivos IoT. Não importa o quão rigoroso seja um regulamento, você pode ter a garantia de que cada cláusula estará atendida, sempre. 

Na indústria de alimentos,  por exemplo, são dezenas de boas práticas de fabricação (BPF), que vão desde orientações de higienização até a descrição de procedimentos operacionais. 

Através dessa aplicação, a maioria das atividades pode ser verificada e controlada diretamente por máquinas que avaliam os dados e liberam os produtos para a próxima etapa ou sinalizam a necessidade de controle. 

Mais segurança

Em uma planta industrial, a aplicação dessa tecnologia é útil para, por exemplo, identificar de indivíduos não autorizados. Os mesmos dispositivos podem acionar um alerta e trancar as portas automaticamente, para impedir o acesso de terceiros. 

No digital, uma plataforma de IoT tem visibilidade de todos os processos que estejam em andamento. Qualquer anomalia fora das políticas de gestão e segurança pode acionar alarmes para que pessoal especializado verifique possíveis invasões do sistema.

Edifícios mais inteligentes e eficientes

Não é só em fábricas e comércios que aplicação da IoT é vantajosa. Em edifícios comerciais, a automação é bastante útil em termos ambientais. 

Atrve, os sensores ajustam a iluminação de acordo com a hora do dia, controlam a temperatura do ar-condicionado central segundo a leitura do ambiente e corrigem  a umidade do ambiente, tudo automaticamente.

Melhor ainda, uma vez que os softwares dos dispositivos IoT entendem as preferências e hábitos dos funcionários de cada lugar do prédio, a programação dos controladores de IoT é toda feita por eles mesmos. 

Seja IoT com a Spread

Não existe uma forma única de automatizar com IoT. Cada setor demanda uma aplicação específica, ajustes finos no nível de cada processo, condições específicas de cada cliente.

Mas uma coisa é certa: é preciso promover a colaboração entre todos os elementos envolvidos. Além disso, assegurar a segurança e escolher as melhores tecnologias é uma das chaves para que a sua estratégia de IoT seja um sucesso.

Por isso, nós somos uma empresa motivada por desafios e especialistas em inovação como solução para qualquer tipo de necessidade. 

A sua automação pode ser ainda melhor. Combinando tecnologia IoT com nosso desenvolvimento de aplicações 10x mais rápido, a sua organização tem tudo para se destacar no mercado. Marque uma conversa!

MLOps: como aproveitar os modelos de Machine Learning

MLOps: como aproveitar os modelos de Machine Learning

A automação de processos tem levado empresas de todos os segmentos a uma verdadeira transformação operacional. Cerca de 80% delas estão acelerando fluxos de trabalho com apoio de tecnologias como a automação, com a expectativa de que 69% de todo o trabalho gerencial...

Como a hiperpersonalização pode melhorar a experiência do cliente

Como a hiperpersonalização pode melhorar a experiência do cliente

Se antes podíamos disparar e-mails massivos, fazer publicidade em canais de comunicação de massas e compreender nosso público-alvo como um grande recorte de audiência, hoje este cenário mudou completamente. Cada pessoa é única e deseja ser tratada desta maneira, seja...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-cloud

Como o Cloud está impulsionando a inovação e a transformação digital nas empresas

by | 10 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Cloud computing não é um termo novo em nosso vocabulário. Contudo, ainda não teve todo o seu potencial utilizado para impulsionar os negócios. Prova disso é que,...

imagem-MLOps

MLOps: como aproveitar os modelos de Machine Learning

by | 3 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A automação de processos tem levado empresas de todos os segmentos a uma verdadeira transformação operacional. Cerca de 80% delas estão acelerando fluxos de trabalho...

imagem-hiperpersonalização

Como a hiperpersonalização pode melhorar a experiência do cliente

by | 27 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Se antes podíamos disparar e-mails massivos, fazer publicidade em canais de comunicação de massas e compreender nosso público-alvo como um grande recorte de audiência,...

imagem-IA

O uso de IA e machine learning nas estratégias de vendas

by | 21 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA ganha cada dia mais espaço nas operações. Ao mesmo tempo, o machine learning vem se destacando como a principal solução quando o assunto é análise de dados. Pelo...

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

Share This