ESG como solução para o futuro das empresas

4 de setembro de 2023 | Inovação e tecnologia

O ESG não é necessariamente algo novo, mas a popularidade do conceito tem aumentado bastante nos últimos anos. 

A sigla remete a “Environmental, Social and Governance”, ou meio-ambiente, social e governança, em uma tradução livre. 

Quando pensamos no contexto empresarial, o ESG interage com modelo de negócios da empresa e com a forma como os seus produtos ou serviços colaboram com um mundo melhor. 

O ESG é bom para a sustentabilidade, mas também tem potencial para reduzir os custos do seu negócio, aumentar o valor da sua companhia e melhorar a lealdade dos seus colaboradores. Isso sem falar do impacto positivo na sua imagem de marca.

Sobre o status do ESG no mundo, confira alguns números:

  • 89% dos investidores levam em consideração se uma empresa aplica o ESG;
  • 88% dos consumidores preferem empresas que apoiem questões sociais e/ou ambientais;
  • 85% dos gestores de ativos afirmam que o ESG é prioridade em suas empresas.

Estatísticas como estas mostram que o ESG é praticamente uma obrigação de qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Agora, vamos além dos números globais dessa tendência. É hora de entender o conceito, seus princípios e benefícios. Siga conosco!

O que é ESG?

Para entender a sigla, vamos começar revisando o seu acrônimo em inglês: Environmental, Social and Governance, que são três aspectos a ter em conta quando se investe em ESG:

  • Environmental: meio-ambiente
  • Social: social
  • Governance: governança

Em conjunto, o ESG conecta a sustentabilidade corporativa com a busca de encontrar o equilíbrio entre objetivos financeiros, sociais e ambientais de um negócio. 

Afinal de contas, uma empresa não existe somente para dar lucro. Cada um de seus investimentos devem ser sustentáveis e buscarem, sempre, gerar impactos positivos em termos sociais e ambientais, além de financeiros. 

É bom também não entender o ESG como uma obrigação, e sim como uma oportunidade. Quando integrado à estratégia e ao modelo de negócios da sua organização, propósito e lucro se unem e trabalham em conjunto. 

Uma empresa que esteja comprometida com práticas responsáveis com o meio ambiente, que fomente a justiça social e pratique uma governança ética têm muito mais chances de atingir o sucesso a longo prazo. 

E, aos olhos do mundo, o ESG é visto como um sinal que mostra que a sua companhia se preocupa. Ou seja, entrega mais valor do que simplesmente produtos ou serviços. 

Ser sustentável é algo que está no centro das preocupações da sociedade atual. Consumidores, investidores e governos, além de agências reguladoras, demandam organizações mais comprometidas com o bem-estar de todos. 

Nesse sentido, adotar o ESG é incluir essa perspectiva na estratégia de seu negócio e entender que isso não é um custo, mas sim uma vantagem competitiva. 

Princípios fundamentais do ESG

O que motiva a criação desse sistema? A que se destinam suas ações? Como podemos trazer a sua busca para a realidade em que o mundo vive atualmente?

Para responder a estas perguntas, nada melhor do que dar uma olhada mais aprofundada no que cada uma das siglas que detalhamos anteriormente abordam.

Meio ambiente

Aqui, a atenção está colocada sobre a conservação do lugar onde as empresas se situam e o que elas podem fazer pelo meio-ambiente em geral. 

Em outras palavras, sua empresa se compromete a considerar a forma como toma suas decisões e como elas podem afetar os ecossistemas de forma direta ou indireta. 

Social

Neste ponto, o ESG foca na gestão dos negócios em relação aos indivíduos que podem ser afetados pelas suas atividades. Ou seja, levam-se em conta tanto os trabalhadores como os fornecedores e as comunidades que têm algum vínculo com a sua companhia. 

Valores como a diversidade e a inclusão, o respeito pelos direitos humanos, igualdade e cuidados com a saúde são comprometimentos que exercem um enorme impacto na sociedade.

Governança

A própria empresa não poderia ficar de fora, por isso, o G faz referência à forma como o seu negócio conduz sua gestão e liderança. Entram neste ponto as políticas internas, a remuneração dos executivos, estruturas de conselhos, controles internos, etc. 

De fato, o G da sigla se baseia principalmente em critérios que garantem a transparência e a ética corporativas. Para isso, devem ser criados mecanismos para medir e analisar o impacto que acionistas e modelos de gestão exercem sobre um negócio.

Por que o ESG é relevante para as empresas?

No último tópico do conteúdo de hoje, queremos aproveitar para fazer um link entre transformação digital e ESG. Afinal, ambos são temas com alta prioridade na comunidade empresarial global.

No primeiro caso, temos o uso da tecnologia aplicada à toda a cadeia de valor de uma organização, na busca de melhores resultados comerciais.

No segundo, consideramos também um valor mais amplo, ao entregar o que se espera de uma empresa responsável e que leva em conta perspectivas ambientais, sociais e de governança. 

Voltando à transformação digital, ela move objetivos mais amplos do que ter sucesso financeiro. A tecnologia sempre acarretou mudanças mais profundas na forma como vivemos, trabalhamos e até mesmo como nos divertimos. 

Já imaginou como ficaria a questão do trabalho remoto, durante a pandemia, sem a existência de novas ferramentas tecnológicas? O home office só foi possível porque a nuvem e os aplicativos online existiam. 

Isso representou uma vantagem? Naturalmente. Tem relação com o ESG? Toda, já que se entregaram as ferramentas para que o trabalho não parasse, as pessoas fossem remuneradas e, de quebra, o mundo gastasse menos combustível no deslocamento dos trabalhadores. 

Em um artigo da PwC, podemos ver vários exemplos de como a tecnologia pode ser aplicada para minimizar problemas ambientais. 

Entre as soluções, citam-se a automação robótica de processos (RPA), a Internet das Coisas e o uso de IA como soluções que levam benefícios tanto para o meio ambiente como para as empresas, ou seja, todas combinam tecnologia e sustentabilidade.

Já em outra publicação, desta vez do Fórum Econômico Mundial, que fala da transformação digital e relatórios não financeiros, vemos como o Big Data, a governança de dados e o Machine Learning são capazes de otimizar a produção e as decisões. 

Para concluirmos

Para entender a relevância do ESG para as empresas, basta refletir sobre o real significado do que a sigla representa. A fim de praticar o ESG, invista em tecnologias que façam de sua empresa um lugar melhor tanto para vocês como para o mundo. 

Mundos diferentes que se complementam, ESG e tech caminham de mãos dadas. E quando o assunto é tech, estamos sempre atentos às novas tendências. 

Quer ficar por dentro das novidades? Inscreva-se em nossa newsletter!

Tokenização: a nova era da segurança financeira

Tokenização: a nova era da segurança financeira

Até 2030, espera-se que a tokenização represente 10% do PIB mundial, o que representará um mercado de mais de 10 trilhões de dólares. Entre os maiores players do mercado, os principais motivos que estão levando à tokenização é o acesso a novos investidores e capital,...

Inteligência artificial no setor financeiro

Inteligência artificial no setor financeiro

A inteligência artificial já permeia muitas das nossas atividades do dia a dia, desde o uso de assistentes virtuais até os práticos e ágeis apps bancários. E não é para menos: a IA torna os processos mais seguros e fornece ferramentas mais avançadas para lidar com o...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-tokenização

Tokenização: a nova era da segurança financeira

by | 9 de julho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Até 2030, espera-se que a tokenização represente 10% do PIB mundial, o que representará um mercado de mais de 10 trilhões de dólares. Entre os maiores players do...

imagem-inteligência-artificial

Inteligência artificial no setor financeiro

by | 2 de julho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A inteligência artificial já permeia muitas das nossas atividades do dia a dia, desde o uso de assistentes virtuais até os práticos e ágeis apps bancários. E não é para...

imagem-IA-generativa

O futuro dos assistentes virtuais: como a IA generativa está moldando a próxima geração de VAs

by | 25 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA Generativa mal chegou e já está presente em boa parte das tarefas que vemos em nosso dia a dia. Da criação de conteúdos personalizados às interfaces por trás dos...

imagem-cloud

Como o Cloud está impulsionando a inovação e a transformação digital nas empresas

by | 10 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Cloud computing não é um termo novo em nosso vocabulário. Contudo, ainda não teve todo o seu potencial utilizado para impulsionar os negócios. Prova disso é que,...

imagem-MLOps

MLOps: como aproveitar os modelos de Machine Learning

by | 3 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A automação de processos tem levado empresas de todos os segmentos a uma verdadeira transformação operacional. Cerca de 80% delas estão acelerando fluxos de trabalho...

imagem-hiperpersonalização

Como a hiperpersonalização pode melhorar a experiência do cliente

by | 27 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Se antes podíamos disparar e-mails massivos, fazer publicidade em canais de comunicação de massas e compreender nosso público-alvo como um grande recorte de audiência,...

imagem-IA

O uso de IA e machine learning nas estratégias de vendas

by | 21 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA ganha cada dia mais espaço nas operações. Ao mesmo tempo, o machine learning vem se destacando como a principal solução quando o assunto é análise de dados. Pelo...

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

Share This