por | jun 7, 2021

ERP SAP em Cloud: o que sua empresa tem a ganhar com essa tecnologia?

O surgimento do ERP foi um alívio para organizações de todos os tipos.

Imagine como era executar e gerenciar toda e qualquer tarefa, de todos os departamentos de uma organização, com ferramentas tecnológicas diferentes e que não se comunicavam entre si. 

Foi neste contexto onde a SAP (Systems Applications and Products in Data Processing), uma empresa alemã com mais de 40 anos de existência, criou a primeira solução integrada de gestão empresarial, o já citado ERP. 

Um ERP pode ser mais conhecido como um produto, mas o que a sigla realmente significa é um conceito.  Neste, são combinadas normas e metodologias, que se traduzem em uma arquitetura integrada por módulos de softwares. 

Mas, sem dúvidas, o principal atributo dos ERPs é sua capacidade de operar sobre bases de dados compartilhadas, que à sua vez são usadas para uma infinidade de funções. 

SAP ERP e a era da pandemia

O ERP, desde o princípio, surgiu para dar resposta às necessidades específicas das organizações em um determinado momento. Por isso, o desenvolvimento deste tipo de solução em gestão empresarial sempre caminha em paralelo com a realidade do mercado. 

E, se bem a transformação digital já vinha acontecendo em um bom ritmo, a pandemia acelerou a necessidade de contar com soluções de gestão em qualquer lugar que se esteja. 

Com o imperativo do isolamento social, ter um sistema de gestão plenamente funcional também via remota está permitindo manter a eficiência das operações. Como? Ao permitir a implementação de rotinas de trabalho descentralizadas.

Sobre isso, por um lado, o home office deve continuar como uma tendência das empresas pós-pandemia. Por outro, o trabalho remoto em 2021 continuará apresentando desafios. 

Neste novo contexto, os ERPs em cloud surgem como a nova forma de aproveitar as vantagens dessa ferramenta, só que em um novo cenário mundial. 

E as empresas sabem disso, tanto que estão aumentando os investimentos em soluções na nuvem este ano. E não é só para facilitar o trabalho remoto que o SAP ERP é útil, como veremos a seguir. 

Como funciona o ERP SAP em cloud quais são suas vantagens?

Os sistema legados não conseguem acompanhar as necessidades das empresas de hoje. São complicados na hora de adaptar mudanças, são caros de manter e, de certa forma, são pensados para cenários mais simples. 

Já para um ERP na nuvem, o céu é o limite. 

Em um sistema integrado de gestão corporativa em cloud, os usuários acessam os aplicativos do software ERP de forma compartilhada, por meio de uma conexão pela internet e a partir de seus próprios terminais. 

Tecnicamente, poderíamos dizer que a única diferença entre o SAP ERP em cloud e ERPs locais é onde eles estão fisicamente localizados, mas há outras diferenças significativas. 

Talvez a mais importante delas seja o fato de que o ERP na nuvem democratiza o acesso a esse tipo de solução, principalmente por não demandar grandes investimentos iniciais. Eliminando a necessidade de gastar com hardwares e softwares. 

O uso das ferramentas na nuvem, neste caso, pode ser escalado na medida em que o negócio cresce. E já que estamos falando de vantagens, vamos listar mais algumas para você entender melhor o que sua empresa tem a ganhar com esta tecnologia. 

#01 Infraestrutura inicial e custos operacionais

Como acabamos de citar, um dos principais benefícios da adoção de uma solução na nuvem é a redução geral de custos, e isso começa na implementação. 

ERPs locais obrigam as organizações a adquirir servidores, criar bancos de dados, contratar consultores e equipes de TI e manter os backups e a segurança em dia. 

Como o ERP SAP em cloud hospeda e gerencia o software em seus próprios servidores, praticamente tudo o que citamos no parágrafo anterior desaparece da implementação. A economia em relação a um ERP local, segundo estudos, pode chegar a 30%

#02  Tempo de implementação

Um dos maiores problemas na hora de escolher e implementar um ERP é o tempo que a solução pode demorar para começar a ser operada pela sua organização. 

Mais demora, mais tempo de inatividade, e mais tempo para começar a aproveitar os benefícios de um sistema de gestão integrada. Dessa forma, e alinhando com o tópico anterior, um ERP em cloud leva menos tempo para ser usado já que não é preciso configurar hardwares ou treinar equipes de TI.

#03 Escalabilidade 

Lembra que falamos que um ERP em cloud pode acompanhar o crescimento de sua empresa, de acordo com as necessidades de um momento específico?

Pois bem, um software ERP na nuvem facilita o redimensionamento do negócio, sem necessariamente ter que comprar mais servidores para suprir os novos usuários ou pontos de funcionamento que sejam abertos. 

No que se refere às funcionalidades, sua empresa pode começar com pacotes mais simples de recursos e adicionar mais módulos sempre que seja preciso, sem a instalação de hardware extra. 

E nada melhor do que crescer com a segurança de que seu sistema vai estar sempre no ar. De fato, os melhores sistemas ERP garantem, inclusive no SLA, um tempo de inatividade não maior do que 2 minutos e meio por mês, ou seja, uma funcionalidade 99,99%. Incrível, não?

#04 Dados mais seguros e backups mais rápidos

É compreensível o fato de que manter todos os seus dados em um fornecedor externo pode causar alguma apreensão. 

Mesmo assim, um ERP em cloud pode inclusive fornecer mais segurança e conformidade do que sua empresa poderia conseguir de outras formas. 

Por exemplo: 40% das empresas perdem dados. Em um ERP em cloud, os procedimentos de backup e recuperação de informações já estão planejados e testados. 

Em relação à segurança das informações, os sistemas de gestão integradas em cloud costumam oferecer segurança de nível empresarial. Para tanto, usam criptografia de uma ponta a outra na transmissão de dados entre o fornecedor da solução e a organização. 

Muito tempo passou desde que, na década de 90, a SAP ERP lançou sua primeira solução no mercado. Hoje em dia, existem muito mais soluções e alternativas que aproveitam o mesmo raciocínio, orientado à eficiência operacional, para oferecer soluções de gestão integrada, só que agora também na nuvem.

A Spread é especialista em atender as necessidades tecnológicas específicas de cada cliente. Se você gostou de saber mais sobre um ERP em Cloud, espere até conhecer nossas soluções!

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre o seu e-mail para receber os nossos conteúdos