Entenda o Field Service em TI e a integração de processos tecnológicos

10 de setembro de 2021 | Inovação e tecnologia

Manter uma equipe dedicada a todas as suas necessidades em TI costuma sair caro, demanda muitos esforços em gestão, contratação e capacitação de funcionários. 

Acontece que o dia a dia da tecnologia da informação não admite atrasos, faltas, incapacidade ou quaisquer outros tipos de problemas. Tudo precisa estar funcionando bem, e sempre.

Como alternativa para equipes internas, sua organização pode contar com os serviços de um field service. Você sabe do que se trata isso? 

Hoje, vamos falar um pouco do conceito, suas vantagens, como contratar e algumas das tendências que estão dominando o mercado de TI.

Siga com a leitura e entenda melhor!

#01 O que é field service?

Como o próprio nome já indica, o field service é um tipo de relação de trabalho na qual sua empresa vai ter acesso a agentes que se dirigem às suas instalações para atender presencialmente toda e qualquer necessidade dos serviços contratados. 

Quando pensamos em Tecnologia da Informação, estes serviços podem estar relacionados à instalação de novos equipamentos, reparo de hardwares usados nas rotinas de sua empresa ou em tudo que tenha a ver com seus sistemas (implementação e manutenção).

Neste sentido, você não precisa se preocupar com a falta de técnicos que caiam em campo para resolver qualquer uma de suas necessidades, mesmo que tenha contratado uma empresa externa e já não contem com um departamento de TI dedicado funcionando internamente. 

Outro ponto que não poderia ficar de fora, quando você tem um field service contratado, é a integração de processos tecnológicos. 

É muito comum que uma empresa tenha soluções em tecnologia de diferentes fornecedores, e tudo isso tem que funcionar em conjunto de alguma forma. 

Assim, as equipes de field service são perfeitamente capazes de integrar todas as suas ferramentas, compatibilizando novas aplicações com as quais você já trabalha há mais tempo. 

Para resumir, podemos entender que o field service é um serviço que busca supervisionar e otimizar trabalhadores, equipamentos, serviços e operações de uma organização, só que tudo in loco

Para isso, são incorporados processos como a atribuição e programação de ordens de serviço e o envio de trabalhadores para atender a novas necessidades. 

O fiel service também inclui toda a comunicação que precisa ser feita com as equipes técnicas em campo, além de acompanhar todos os dados que surjam.

2. Como contratar seu field service

Com tantos equipamentos diferentes, gadgets, hardwares e softwares, é normal que sua organização não saiba direito por onde começar a pensar na necessidade de um field service.

Antes de definir que tipo de serviços vocês efetivamente precisam, siga os seguintes passos:

1) Defina sua demanda

Quando você contrata um field service, o conjunto de responsabilidades precisa estar muito bem definido. 

A equipe que você terá à disposição vai atender a necessidades que talvez você nem conheça, inclusive. Crie um descritivo de todas as operações que precisa gerenciar, implementar e/ou corrigir. 

2) Contrate quem sabe

Não deixe de observar as certificações da empresa que você quer contratar, além de dar uma boa conferida nos outros clientes que atende. A experiência de um field service é fundamental para que você possa realmente esquecer dessa parte. 

3) Field service autônomo ou é melhor uma empresa?

Você pode trabalhar com profissionais autônomos ou contratar uma empresa especializada em field service. 

Neste sentido, contar com o suporte de uma empresa pode ser mais interessante pelo fato dela ter um time completo à disposição. Assim, sua organização não corre o risco de ficar descoberta nas horas mais importantes. 

3. Vantagens 

Contar com uma equipe de alta capacidade técnica tem várias vantagens para sua organização, confira algumas:

Previsibilidade: estamos na era das análises preditivas, na qual todo o poder da inteligência artificial é empregado para antecipar qualquer necessidade de resolução. O data analytics emprega algoritmos estatísticos para prever resultados e realizar ajustes antes mesmo de começar novos ciclos de operação. 

Abrangência nacional: as melhores equipes de field service estão, literalmente, em todo o país. Ou seja, não importa onde você esteja, o segmento em que atua, vai ter sempre o profissional necessário à sua disposição. 

Gestão de tarefas: não basta atender, é preciso ter tudo controlado e sob a lupa de uma gestão eficiente. Por isso, ao contratar um field service, sua organização pode ter aplicações que sejam integradas às que você já tem, com tickets que podem ser visualizados e controlados em conjunto com as equipes. 

Rastreabilidade: quando um ticket é lançado, é importante conhecer seu estado. Por isso, é importante acompanhar os processos em tempo real e ter uma clara noção de prazos, etapas e responsáveis pelas atribuições. 

Todas as suas necessidades atendidas: seja em relação a hardwares ou softwares, uma equipe de field service atende todas as suas demandas. E tudo isso com transparência nas operações, o que permite monitorar os níveis de satisfação de seus clientes e de qualidade. 

4. Tendências do mercado de field service

Sem dúvidas, a automação em TI é uma das principais tendências que o mercado de field service tem atendido. As empresas estão dependendo menos de atividades manuais, e a contratação de uma equipe de field service ajuda a adaptar sua empresa à nova era dos processos sem intervenção humana.

A integração de negócios para o mundo digital também está em alta. Estamos na era dos algoritmos, de machine learning, do big data e da internet das coisas. Mudar a forma como sua empresa funciona é uma das melhores iniciativas na hora de pensar em competitividade.

Segurança, inclusive na nuvem, é um dos pontos mais importantes daqui em diante. Os pesados servidores e máquinas de antigamente estão sendo gradativamente substituídos por soluções em cloud, o que faz com que empresas economizem tempo e recursos. 

Se você se sentiu identificado com o que comentamos hoje, já está mais do que na hora de avaliar seriamente a contratação de um serviço de field service. Aproveite para entrar em contato conosco e saber o que mais podemos fazer pela sua organização: conheça o field service da Spread!

Tokenização: a nova era da segurança financeira

Tokenização: a nova era da segurança financeira

Até 2030, espera-se que a tokenização represente 10% do PIB mundial, o que representará um mercado de mais de 10 trilhões de dólares. Entre os maiores players do mercado, os principais motivos que estão levando à tokenização é o acesso a novos investidores e capital,...

Inteligência artificial no setor financeiro

Inteligência artificial no setor financeiro

A inteligência artificial já permeia muitas das nossas atividades do dia a dia, desde o uso de assistentes virtuais até os práticos e ágeis apps bancários. E não é para menos: a IA torna os processos mais seguros e fornece ferramentas mais avançadas para lidar com o...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-tokenização

Tokenização: a nova era da segurança financeira

by | 9 de julho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Até 2030, espera-se que a tokenização represente 10% do PIB mundial, o que representará um mercado de mais de 10 trilhões de dólares. Entre os maiores players do...

imagem-inteligência-artificial

Inteligência artificial no setor financeiro

by | 2 de julho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A inteligência artificial já permeia muitas das nossas atividades do dia a dia, desde o uso de assistentes virtuais até os práticos e ágeis apps bancários. E não é para...

imagem-IA-generativa

O futuro dos assistentes virtuais: como a IA generativa está moldando a próxima geração de VAs

by | 25 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA Generativa mal chegou e já está presente em boa parte das tarefas que vemos em nosso dia a dia. Da criação de conteúdos personalizados às interfaces por trás dos...

imagem-cloud

Como o Cloud está impulsionando a inovação e a transformação digital nas empresas

by | 10 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Cloud computing não é um termo novo em nosso vocabulário. Contudo, ainda não teve todo o seu potencial utilizado para impulsionar os negócios. Prova disso é que,...

imagem-MLOps

MLOps: como aproveitar os modelos de Machine Learning

by | 3 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A automação de processos tem levado empresas de todos os segmentos a uma verdadeira transformação operacional. Cerca de 80% delas estão acelerando fluxos de trabalho...

imagem-hiperpersonalização

Como a hiperpersonalização pode melhorar a experiência do cliente

by | 27 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Se antes podíamos disparar e-mails massivos, fazer publicidade em canais de comunicação de massas e compreender nosso público-alvo como um grande recorte de audiência,...

imagem-IA

O uso de IA e machine learning nas estratégias de vendas

by | 21 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA ganha cada dia mais espaço nas operações. Ao mesmo tempo, o machine learning vem se destacando como a principal solução quando o assunto é análise de dados. Pelo...

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

Share This