Quando se fala em DevOps, um dos pilares para o sucesso é, sem dúvida, ter uma equipe bem alinhada. Mas a pergunta que fica é: como fazer isso na prática?
No artigo de hoje, vamos explorar algumas dicas que você pode seguir na hora de formar a sua equipe altamente qualificada para o desenvolvimento de software ágil. Continue a leitura!
Dos e Dont’s quando falamos de metodologia ágil no desenvolvimento
Quando falamos de metodologia ágil no desenvolvimento de softwares, existem algumas questões que devem ser levadas em consideração na hora de montar uma equipe. Confira:
- Construa equipes multifuncionais
A primeira dica para que você tenha uma equipe de primeira no DevOps é pensar na diversidade de profissionais e competências complementares. Dessa forma, você terá várias mentes brilhantes pensando sob vários pontos de vista, o que contribui para identificar falhas e encontrar soluções com muito mais facilidade.
Equipes multifuncionais se desenvolvem melhor em ambientes com estrutura horizontalizada, onde cada pessoa tem autonomia para desenvolver suas atividades e gerenciar seu próprio tempo.
O papel das lideranças, neste caso, é muito mais o de orientar e ajudar a equipe a resolver problemas, fazendo papel de facilitadores dos processos, assim como nas metodologias ágeis de gestão de projetos, como o Scrum.
- Foque em equipes enxutas e ágeis
A Amazon inaugurou um modelo de equipe DevOps que ganhou o mundo e deu o que falar: a equipe de duas pizzas. Ou seja, ter uma equipe que possa ser alimentada por somente duas pizzas. Assim, você garante uma das características mais valorizadas dentro do desenvolvimento de software ágil: pequenas tarefas sendo entregues continuamente.
Como já comentamos no artigo Principais pilares da cultura DevOps que sua equipe precisa ter para ganho de agilidade, entregas menores permitem ganhar velocidade, reduzir erros e identificar gaps com mais facilidade, contribuindo para que a equipe se torne ainda mais eficaz.
- Aloque suas equipes em portfólios de projetos
Um dos segredos do sucesso do DevOps é ter equipes concentradas em cada projeto. Isso exige uma mudança de mentalidade na sua empresa, aprendendo a limitar a quantidade de projetos para cada squad e se preparando para ter outros times de desenvolvimento e operações, caso haja muitos projetos ao mesmo tempo.
Esse tipo de atuação pode, inclusive, ajudar sua empresa a priorizar projetos e soluções, evitando diluir esforços em muitas coisas de uma única vez. Além disso, contribui para uma melhor gestão de recursos humanos e um entendimento mais profundo do seu empreendimento a partir da gestão de pessoas.
- Recrute as pessoas certas
Outro ponto importante a ser considerado na hora de montar uma equipe DevOps é investir em um processo de contratação criterioso. E esse processo começa entendendo quais são as lacunas de competência que a sua equipe atual tem e qual perfil profissional poderia complementar seu time.
Dessa maneira, comece mapeando as competências de todas as pessoas do seu time e entendendo como cada uma atuará no novo formato. Em seguida, desenhe um mapa de competências requeridas para as pessoas que devem ser contratadas e inicie a seleção.
Saiba porque você pode perder dinheiro com DevOps próprios
O mercado de tecnologia da informação segue aquecido. Segundo estimativas, o Brasil precisará de 800 mil profissionais de TI até 2025. E o mercado tem sido incapaz de formar tantos profissionais qualificados em tão pouco tempo.
A consequência disso? Uma verdadeira dança das cadeiras nas empresas que dependem de profissionais de TI para executar suas atividades. E não é para menos. As ofertas para profissionais com know how são cada vez mais atraentes, levando-os a migrarem de empresa com mais frequência do que nunca.
Só para você ter uma ideia, a taxa de rotatividade de funcionários em uma empresa qualquer é de 5%. Já nas empresas de TI, chega a 15%. Para as organizações cujo core business não é tecnologia, a dificuldade em manter bons profissionais é ainda maior, já que as megacorporações de TI têm mais condições de ofertar atrativos, como semanas de 4 dias, férias estendidas e pool de benefícios.
É por esse motivo que muitas empresas que estão promovendo a transformação digital nos seus negócios e implementando o desenvolvimento ágil de softwares têm preferido o DevOps as a Service, um modelo de contratação que permite ter profissionais experientes dando todo o suporte à organização sem a onerosidade de processos longos de contratação, treinamento e demissão.
DevOps da Spread: garanta desenvolvimentos mais ágeis
Com o objetivo de oferecer o que há de melhor no mercado de DevOps, a Spread adotou o modelo de DevOps as a Service para atender aos mais diversos tipos de empresas, entregando velocidade, qualidade e usabilidade em projetos personalizados para cada cliente.
Com a Spread, sua empresa pode ter uma equipe dedicada de DevOps para escalar os negócios sem precisar investir em processos de contratação e treinamento e com a segurança de que seus projetos serão entregues dentro do prazo.
Nossos profissionais têm expertise de mercado e, munidos com as melhores ferramentas e conhecimentos em Engenharia de Confiabilidade de Sites (SRE – Site Reliability Engineering), podem proporcionar o crescimento que a sua empresa precisa de forma totalmente integrada aos seus negócios.
Entre em contato conosco e descubra todas as vantagens de ter um DevOps as a Service!