Principais pilares da cultura DevOps: ganhe mais agilidade

6 de outubro de 2022 | Inovação e tecnologia

DevOps é um termo que está bastante em voga no universo corporativo. E não é para menos: em 2021, 83% dos tomadores de decisão em TI implementaram práticas de DevOps para gerar maior valor para as organizações nas quais atuam. E até 2026, estima-se que este mercado cresça 18,95%.

Mas por que o DevOps está ganhando cada vez mais importância? E como sua empresa pode tirar proveito desse conjunto de técnicas e tecnologias de gestão ágil? É o que você vai conferir neste artigo. Continue a leitura!

Você sabe o que é DevOps?

O ponto de partida para entender o porquê de estarmos falando de DevOps é compreender o que esse termo significa.

DevOps é a junção dos termos “desenvolvimento” e “operações” e reflete a integração entre esses dois pilares organizacionais em um processo contínuo que traz mais velocidade, eficiência e segurança no desenvolvimento de softwares.

Esse movimento teve início em meados de 2007, quando a comunidade de desenvolvedores começou a debater sobre o futuro do desenvolvimento ágil, considerando que as atividades dos desenvolvedores aconteciam separadamente das equipes de implementação e operação dos softwares, gerando produtos que não atendiam às necessidades reais dos usuários finais.

A partir daí, começou-se a estruturar uma metodologia ágil que permitisse a integração contínua entre todos os setores envolvidos no desenvolvimento de um software, buscando o alinhamento máximo entre as equipes para a criação de soluções que resolvessem verdadeiramente os problemas dos usuários.

Nesse sentido, podemos dizer que DevOps é mais do que um conjunto de práticas e ferramentas de desenvolvimento de softwares. Ele precisa acontecer com uma cultura que deve ser adotada por todos dentro da organização para que fortaleça a colaboração e integração das equipes para o desenvolvimento de softwares mais eficientes em menos tempo.

Por que sua equipe precisa ser DevOps?

É bastante comum as empresas quererem fugir de mudanças que mexam com a estrutura organizacional, pois isso costuma levar tempo, demandar treinamentos e paciência até que todos tenham a nova cultura enraizada. 

Porém, quem não consegue agir rápido no mercado atual está fadado a ficar para trás. Por isso, ter uma equipe DevOps é mais do que um novo modelo de estrutura organizacional. É uma necessidade. Entenda o porquê:

Maior produtividade das equipes

Um dos pontos que mais chamam a atenção na adoção de metodologias ágeis como o DevOps é o incremento da produtividade das equipes, pois estas passam a trabalhar de forma mais coordenada e sequencial.

A “entrega do bastão” entre equipes acontece de forma contínua, conferindo maior velocidade ao desenvolvimento de softwares e maior capacidade de análise e feedback das soluções apresentadas, o que se reflete em maior valor para a organização.

Menos complexidade nas entregas

Como as entregas são particionadas em sprints menores, que permitem ganhar velocidade no desenvolvimento, teste e aplicação, a complexidade das mesmas fica reduzida, facilitando a identificação e correção de erros e problemas com maior rapidez e precisão.

Melhor uso de recursos

Ainda considerando as sprints e a redução da complexidade das entregas, metodologias ágeis como o DevOps permitem otimizar os recursos da organização, pois trazem uma visão mais detalhada do que é realmente necessário para a execução de cada tarefa. Além disso, as falhas são detectadas com mais facilidade, evitando desperdícios.

Maior visibilidade dos resultados

A segmentação de tarefas traz maior visibilidade de tudo o que está sendo executado e, consequentemente, dos resultados que estão sendo gerados ao longo do tempo. Sem contar que a cada entregável, a empresa já possui um recurso ou funcionalidade que pode ser usado, aumentando o valor comercial do desenvolvimento de softwares para a organização.

Maior escalabilidade

Outro ponto crucial a ser considerado na hora de implementar uma cultura DevOps na sua empresa é que ela permite escalar as soluções com velocidade, qualidade e foco no usuário final, o que se reflete em um maior retorno sobre o investimento em tecnologias.

Agora que você já tem todos os motivos para desenvolver uma cultura DevOps na sua empresa, deve estar se perguntando: ok, mas por onde eu começo?

Pilares da cultura DevOps

Mudanças culturais não acontecem do dia para a noite, isso é fato. Mas para que a mudança seja contínua e permanente, as bases dessa estrutura precisam estar bem assentadas. Por isso, vamos falar dos pilares da cultura DevOps que você deveria semear na sua empresa a partir de agora:

Colaboração e confiança

O trabalho colaborativo é tido como um dos elementos principais do DevOps, pois fortalece a visão sistêmica dentro da empresa. Isso significa que as equipes passam a compreender melhor quais os impactos de suas atividades não só dentro de seus próprios silos de trabalho, como em todas as demais equipes, desenvolvendo uma visão integrada da organização.

Essa mudança de visão desenvolve um time mais integrado, proporciona maior alinhamento de atividades e empodera as pessoas na hora de executar suas tarefas, levando à formação de equipes de alto desempenho.

Automação de processos de desenvolvimento de software

A automação de processos é uma dos pilares do DevOps porque tira a carga de trabalho braçal das pessoas, aumenta a velocidade das entregas e facilita a distribuição de dados e informações essenciais para todas as equipes em tempo real.

Além disso, a automação proporciona maior acuracidade às informações, reduz as falhas humanas e proporciona mais segurança durante todo o processo de desenvolvimento, contribuindo para entregas mais ágeis e eficazes.

Melhoria contínua

Com processos integrados e fluindo ordenadamente, fica mais fácil identificar pontos de melhoria e transformar o que antes eram gargalos na operação em oportunidades de entregas ainda melhores para o usuário final.

Foco nas necessidades do usuário

Por último, mas não menos importante, está o foco total nas necessidades do usuário, fornecendo soluções que realmente resolvam problemas e facilitem a vida das pessoas que farão uso dos softwares desenvolvidos pela empresa.

Agora que você já conhece um pouco mais de DevOps e como essa metodologia ágil contribui para a integração contínua e o desenvolvimento das suas equipes, que tal começar a implementar essa metodologia ágil hoje mesmo na sua empresa?

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar dados, por outro, as pessoas têm cada vez menos desejo de compartilhar dados sensíveis com as...

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa tecnologia ainda está longe de ser uma unanimidade. De acordo com a McKinsey, 24% das empresas buscam a...

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus reais impactos no dia a dia de uma empresa. Se você chegou até aqui esperando entender um pouco mais...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

Share This