Desenvolvimento low code como solução para telecom

2 de maio de 2023 | Inovação e tecnologia

Um dia, a equipe de marketing entra em contato com o departamento de PMO da empresa onde você trabalha e avisa que quer lançar um novo serviço ou oferta. 

Nessa hipótese, eles também querem aumentar a base de usuários e, ainda por cima, planejam desenvolver um novo programa de indicações para atrair novos usuários. 

Mesmo assim, você já sabe que os times de suporte ao cliente estão congestionados. Para fechar, os colaboradores estão sob pressão para melhorar o seu net promotor score e criaram um processo pra otimizar a experiência online dos usuários. 

Isso sem falar que suas equipes de TI estão igualmente ocupadíssimas, sem orçamento sobrando e você ainda tem que esperar todas as etapas de análise, concepção, implementação, teste e depois implementação.

Isso também é a vida do PMO: explorar novos mercados, ampliar o público de interesse e buscar um diferencial em relação aos concorrentes. 

Quer ter mais eficiência na hora de criar novas soluções em Telecom? Você deveria conhecer o desenvolvimento low code.

O low code é uma abordagem de desenvolvimento de softwares que permite que a empresa de telecom crie soluções com mínimas necessidades de desenvolvimento de códigos.

Nesse modelo, o novo programa é desenvolvido com ferramentas de drag-and-drop, em uma interface visual que economiza muitíssimo tempo de trabalho. 

Continue com a gente e confira como uma plataforma de desenvolvimento low code pode ajudar uma empresa de telecomunicações. 

Casos de uso de low code no setor de telecom

Uma vez que o setor de telecomunicações conecta praticamente tudo que existe, desde a internet em si até os celulares, esta é uma indústria onde a flexibilidade é fundamental para a sobrevivência de suas companhias.

Neste sentido, a inovação é uma parte fundamental para que as transformações digitais sejam aplicadas com sucesso nas telecomunicações. Então, confira alguns casos de uso do low code em telecom:

  • Integre toda a sua infraestrutura de telecomunicações com uma Telecoms Low-Code Application Platform (T-LCAP) e conecte todas as suas redes, sejam elas TDM, softswitch, IMS, VoLTE, 4G, 5G, etc.
  • Tenha suporte para seus protocolos de telecomunicação inclusive no nível das mensagens encapsuladas nas ferramentas de automação e nas bibliotecas JS. 
  • Automatize a integração de seus sistemas de backend, como no OSS/BSS usados para fornecer e cobrar por serviços.
  • Melhore a taxa de transferência de eventos com baixa latência usando eventos otimizados para aumentar a disponibilidade.
  • Tenha suporte automatizado de requisitos não-funcionais. Alguns deles seriam o rastreamento, a monitoração em tempo real ou mesmo a ativação de alarmes. 
  • Integre automaticamente com serviços de nuvem de terceiros. Alguns exemplos são a Inteligência Artificial, cloud storage ou qualquer evento REST ou SOAP subjacentes. 

Fora da lista acima, mas igualmente importante, você pode produzir Packaged Business Capabilities (PBCs) e soluções prontas para uso em serviços de rede de telecomunicações e produtos empresariais.

Low code como solução nos desafios de telecom

Falando em linhas gerais, as plataformas low code são úteis para todos os colaboradores de uma empresa de telecom. 

Em parte, isso é verdade por causa do alívio nas cargas de trabalho encomendadas às equipes de desenvolvimento. Mas o melhor mesmo é criar a chance de que pessoas que não são colaboradoras façam parte do desenvolvimento de soluções. 

Inclusive, olhando estatísticas relacionadas, vemos que cerca de 80% dos produtos e serviços de TI serão desenvolvidos por pessoas que não trabalham diretamente com tecnologia. 

Uma analogia interessante que você pode fazer é pensar na construção de uma casa. 

Ao invés de colocar tijolo por tijolo, preparar a argamassa, assentar mais uma carreira de tijolo, estruturar o teto, colocar as telhas uma por uma, etc, imagine ter blocos de paredes prontas, tetos prontos e tudo mais construído com um simples clique. 

Vale a mesma lógica na hora de desenvolver seu software ou aplicativo usando low code. Ao invés de desenvolver todo o código de uma integração, alguém de sua equipe arrasta o ícone de integração entre dois pontos e pronto. 

Melhor, impossível, certo?

Torne a operação de telecom mais eficiente utilizando low code Spread

Se você achou tudo perfeito até agora, chegou o momento de dar mais um passo à uma plataforma de low code. 

Nós vamos ajudar sua empresa de Telecom a acelerar e desenvolver todas as suas aplicações usando a tecnologia low code com a Outsystem,  parceira da Spread e plataforma líder em desenvolvimento pela Gartner.

Quer desenvolver soluções em tempo record, e com programação manual praticamente zero? A Spread é sua parceira! Veja alguns dos nossos diferenciais de desenvolvimento low code:

Métodos Ágeis com Refinamentos

Nas metodologias ágeis, os ciclos de desenvolvimento são mais curtos. Tudo isso visa a entrega de soluções limpas, que realmente atendem à sua demanda. 

Já os Refinamentos fazem referência à definição de prioridades em cada sprint (ciclo de desenvolvimento) para que nada que não seja estritamente necessário desvie a atenção.

Foco nos objetivos de negócio

A Spread é challenge-drive na hora de inovar. Isso só é possível quando seu parceiro se dedica a mergulhar em seus desafios. 

Sendo assim, antes de qualquer ação, vamos entender a sua realidade para que as soluções respondam a necessidades reais e objetivas, tudo para que seu negócio cresça de forma estratégica e estruturada.

Squads especialistas em Agile

Se contar com os melhores profissionais já é um diferencial de quem se dedica a fazer seu negócio aproveitar todas as vantagens de uma plataforma low code, imagine ter um esquadrão à disposição. 

Aqui, na Spread, além de contar com especialistas em cada área do desenvolvimento, você ainda encontra os melhores desenvolvedores que trabalham com Agile.

Agora que você já entendeu como o desenvolvimento low code pode solucionar necessidades na sua indústria de Telecom, aproveite para saber mais sobre o assunto!

Não deixe de conhecer nossa página da solução e aproveite para marcar uma conversa com um de nossos especialistas!

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das operações. Neste contexto, alcançar a eficiência e eficácia nos processos é fundamental. No entanto,...

Tendências de tecnologia no setor financeiro

Tendências de tecnologia no setor financeiro

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e carteiras digitais e chegando ao PIX, vimos inúmeras soluções surgirem e se consolidarem. Mas esse...

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da IBM, 35% das empresas consideram a IA Generativa como uma das tecnologias emergentes, juntamente com...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

imagem-garantia-de-qualidade

Tenha maior garantia de qualidade no seu projeto

by | 3 de janeiro de 2024 | Inovação e tecnologia | 0 Comments

O que garante o sucesso de um projeto? Entre os pontos a avaliar, com certeza podemos citar a conclusão no prazo e o orçamento atendido, certo? Mas há um terceiro fator...

imagem-ESG

Descubra como ESG pode ajudar o setor financeiro

by | 26 de dezembro de 2023 | Inovação e tecnologia | 0 Comments

O setor financeiro tem um grande poder de influência em questões relacionadas à sustentabilidade.  Seja quando permite que recursos sejam destinados a pesquisas de...

imagem-iot

Explore as vantagens da automação com IoT

by | 18 de dezembro de 2023 | Inovação e tecnologia | 0 Comments

Hoje em dia, os avanços da automação atingiram um novo nível. Agora, temos computadores e até programas que aprendem sozinhos, chegamos a uma era de...

Share This