Diferencial competitivo através de desenvolvimento de software 

2 de março de 2023 | Inovação e tecnologia

Para iniciar o assunto sobre o desenvolvimento de software, precisamos entender que os produtos padronizados só conseguem entregar resultados iguais. Se a diferença costuma estar nos detalhes, se a empresa não investe na personalização de suas ferramentas e usa as mesmas dos seus concorrentes, como fazer para se destacar?

Se você pensar nos fluxos de produção, temos certeza de que você pode pensar em uma ou duas coisas que gostaria de mudar. Agilizar um processo, ter mais dados sobre outros, eliminar etapas etc.  

Quer um exemplo? já pensou em substituir trabalhos manuais repetitivos por ferramentas RPA e ver como os bots de automação solucionam o trabalho de dias, em minutos?   

Se você quer fazer diferente, precisa ter desenvolvimento de software ajudando a ganhar mais diferencial competitivo. Neste sentido, os aplicativos sob medida são resultado de uma escolha: do desenvolvimento de software para seus objetivos específicos.  

Continue a leitura e veja como a empresa pode subir de nível, gastando menos e em menos tempo do que você imagina.  

O que é o desenvolvimento de software? 

Desenvolvimento de software é como se conhece o processo de criação de uma parte de um software pensado para realizar uma ação e/ou tarefa específica com mais eficiência. O desenvolvimento, em si, faz parte de algo maior, o ciclo de desenvolvimento de softwares. 

Agora que você começou a pensar em como isso funciona, pode estar pensando em que poderia ser aplicado na operação. Você pode: 

  • criar um produto novo (um aplicativo, um site, um programa);
  • melhorar os softwares que já tem; 
  • melhorar os fluxos de trabalho; 
  • dentre outras possibilidades. 

Você também pode aplicar outros tipos de desenvolvimento de software, com diferentes tipos de desenvolvedores envolvidos, os quais trabalham em conjunto para que o projeto possa ser implementado.  

Aqui vão alguns tipos de desenvolvimento de software: 

#01 Frontend 

Falando de uma forma simples, o frontend trabalha na parte da solução que interage com o usuário, questões como a interface do usuário (UI), podem incluir a criação de um novo aspecto (design) do layout do seu aplicativo, por exemplo.  

#02 Backend 

Ao contrário do frontend, o backend se dedica a fazer o produto funcionar, mas longe da vista do usuário. É quem codifica a linguagem que permite que algum dos programas que a empresa usa funcionem. Questões como segurança, escalabilidade e performance fazem parte do backend.  

#03 Desktop  

Neste tipo de desenvolvimento de software, são criados aplicativos que rodam em sistemas operacionais que você já conhece, como o Windows, Mac, Linux, entre outros. Se você tem uma solução para computadores pessoais, deve conhecer algum desktop developer.  

#03 Database 

O profissional das informações que fluem diariamente por suas linhas de produção. É responsável por criar  bancos de dados, modificar e redesenhar os existentes, tudo sempre no sentido de entregar as informações mais importantes para que você tenha um planejamento mais estratégico.  

Existem muitos outros tipos de desenvolvimento. Podemos ainda citar o de Cloud, Mobile, DevOps, Security, etc. Mais do que conhecer todos eles, o ponto central deste conteúdo é falar sobre competitividade.  

Quando o assunto é ter uma melhor performance, o mais importante é ser rápido. E para dar mais dinamismo ao desenvolvimento dos seus softwares, você precisa conhecer o low code.  

Como low code pode ser um diferencial competitivo 

Low code é um termo generalista que faz referência a soluções de desenvolvimento de processos, de aplicativos e ferramentas de software.  

É chamado de “código baixo”, em seu relativo em português. Nele, são usados ‘blocos’ que os profissionais de TI podem combinar para montar fluxos completos de trabalho e até mesmo softwares inteiros. 

Sabe o que é o melhor destes blocos? É que eles não precisam ser programados. Todo aquele emaranhado de códigos que define como um programa funciona já vem pronto.  

Ao invés de contar com uma equipe completa de programadores, você pode trabalhar com um parceiro de desenvolvimento, como a Spread, que vai te ajudar a criar novas soluções sem precisar investir tanto.  

Na sequência, confira alguns dos benefícios do low code e como ele contribui para sua competitividade. 

1. Redução de custos com desenvolvimento de aplicações 

Quando você consegue criar aplicativos em menos tempo, gasta menos com os ciclos de desenvolvimento. 

Mas essa não é a única vantagem, já que o low code reduz drasticamente a necessidade de ampliar a equipe de desenvolvedores, o que impacta nos custos de contratação. Usando a plataforma de low code mais adequada para o caso da empresa, sendo mais produtivo em todos os níveis.  

2. UX otimizada 

Quando a empresa escolhe o caminho do low code ou “no code”, vai perceber impactos que vão além do departamento de TI. Já que a implementação de soluções é mais rápida, a organização se adapta com mais agilidade em relação às mudanças do mercado.  

3. Gestão de risco e governança fortalecidos 

As regulamentações mudam o tempo todo, e isso é mais complexo quando falamos de empresas com atuação global. Neste sentido, o low code entrega softwares que se modificam praticamente em tempo real em relação às exigências regulamentares que estejam em vigência.  

4. Desenvolvimento de aplicação mais ágil 

Plataformas de low code que apresentam as ferramentas de desenvolvimento certas aceleram a velocidade de desenvolvimento quando for necessário automatizar tarefas e processos de ponta a ponta. 

As automatizações dos fluxos de trabalho podem começar pelas tarefas que você percebe que consomem mais recursos humanos e que poderiam ser substituídas por bots, como comentamos mais acima, ainda neste artigo.  

Como você pôde ler até aqui, para melhorar a realidade da rotina de sua empresa ou para oferecer melhores soluções, é preciso tomar a decisão de investir em desenvolvimento de software.  

Por outro lado, também vimos que essa decisão não tem que sair caro, nem precisa levar muito tempo para ser executada. Usando low code, você tem acesso a todos os tipos de desenvolvimento de software que vimos, só que desde uma perspectiva de algo como uma montagem de legos.  

O conteúdo foi relevante para você saber como tornar o negócio mais competitivo? Se a resposta for sim, aproveite para se inscrever na nossa Newsletter e receber mais artigos parecidos com esse. 

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar dados, por outro, as pessoas têm cada vez menos desejo de compartilhar dados sensíveis com as...

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa tecnologia ainda está longe de ser uma unanimidade. De acordo com a McKinsey, 24% das empresas buscam a...

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus reais impactos no dia a dia de uma empresa. Se você chegou até aqui esperando entender um pouco mais...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

Share This