Desenvolvimento ágil e grandes empresas

14 de julho de 2023 | Inovação e tecnologia

Implementar metodologias de desenvolvimento ágil em empresas pode se tornar uma jornada bastante desafiadora. Isso porque muitas têm estruturas hierárquicas estabelecidas há bastante tempo, com modelos de gestão bastante rígidos. 

Só estes dois fatores já são suficientes para criar algumas fricções com os princípios do Agile, como equipes auto-gerenciadas e que trabalham sobre conceitos e padrões muito mais dinâmicos do que no desenvolvimento de software tradicional. 

Mas é necessária uma mudança significativa na mentalidade e na cultura para que os executivos e os funcionários adotem os valores e os princípios de uma forma de trabalho mais eficiente, principalmente quando falamos de grandes empresas. 

Hoje, vamos te guiar por uma breve jornada de conhecimento sobre o que você vai encarar quando começar a levar sua empresa para o próximo nível do desenvolvimento de aplicações

São pouco mais de 5 minutos de leitura e, com os argumentos certos em mãos, vai ficar mais fácil promover as mudanças que vocês precisam fazer. Siga conosco!

Desafios para implementar desenvolvimento ágil

Sempre que uma organização se mobiliza para implementar o Agile como sua forma de trabalho, ela vai enfrentar desafios.

Os desafios do desenvolvimento de software ágil podem vir de vários lugares, podem ser externos ou internos, mas a implementação do Agile vai beneficiar sua empresa com os vários frameworks dessa metodologia. 

Podemos começar nossa análise olhando para alguns fatores externos que influenciam as decisões das empresas de grande porte, como: 

#01 Clientes e fornecedores pouco flexíveis 

Adotar práticas do desenvolvimento ágil em grandes empresas vai além de seus limites. Caso clientes e fornecedores sigam abordagens mais tradicionais, sua companhia pode enfrentar dificuldades.

Por exemplo, no caso dos clientes, eles precisarão participar ativamente dos processos de desenvolvimento e fornecer feedbacks contínuos, que são feitos sobre cada ciclo de desenvolvimento. 

#02 Leis, regulamentações e compliance

Cada indústria tem suas particularidades, assim como regulamentações e premissas que precisam ser atendidas. 

O desenvolvimento ágil é, por princípio, flexível, adaptativo e dinâmico. Ou seja, essas características são o exato oposto de legislações e quaisquer condições que se imponham sobre uma atividade. 

Nesse sentido, você precisa encontrar o equilíbrio entre demandas regulatórias e práticas ágeis para que a criação de apps em método ágil tenha o impacto desejado. 

#03 Ambiente competitivo

Quando um setor é altamente competitivo, as organizações podem sentir mais pressão para seguir as tendências das outras companhias ou para lançar novos produtos e recursos no mercado. 

Essa mudança “porque sim” pode dificultar a implementação do desenvolvimento de software segundo os conceitos do Agile

Isso não deve ser feito, principalmente quando a maneira como se planeja, desenvolve e itera um software vai sofrer alterações. 

Por que é tão difícil empresas grandes terem desenvolvimento ágil?

Um cenário desafiador à parte é encontrado quando  a implementação de do desenvolvimento ágil é feito em empresas de grande porte, principalmente em função do seu tamanho e da complexidade de seus projetos empresariais.

Ao contrário de um ambiente de startups ou pequenas e médias empresas, os grandes empreendimentos geralmente lidam com vários sistemas interconectados e projetos de grande escala que envolvem várias partes interessadas.

Isso cria dificuldades extras para a implementação perfeita das metodologias Agile. Confira as principais:

1) Sistemas legados

Ambientes corporativos de grande porte geralmente têm sistemas e processos legados que são usados há anos. Nesse contexto, podem não estar alinhados com os princípios ágeis. 

Integrar práticas ágeis a essas estruturas existentes pode ser difícil e, às vezes, exige um equilíbrio cuidadoso entre adaptabilidade e manutenção da estabilidade.

2) Criação de consenso

Em empresas com uma gama diversificada de pontos de vista e estruturas de tomada de decisão, chegar a um denominador comum é uma tarefa delicada. 

O desenvolvimento ágil depende muito de colaboração, de uma comunicação aberta e da tomada de decisões coletivas, o que pode não se alinhar com a tradicional tomada de decisões “de cima para baixo”, muito comum em organizações maiores. 

Superar esses desafios requer estratégias eficazes de gerenciamento de mudanças, educação e treinamento contínuos e uma navegação cuidadosa pela política organizacional.

3) Distribuição geográfica 

O dimensionamento das práticas ágeis para acomodar grandes equipes e uma força de trabalho distribuída geograficamente pode apresentar obstáculos. 

Garantir uma comunicação consistente entre todas as sedes, manter o entendimento compartilhado e coordenar os esforços de equipes que, muitas vezes, estão em fuso horários diferentes, é mais complexo em ambientes corporativos abrangentes.

5 principais benefícios de usar metodologias ágeis nas empresas

As metodologias ágeis proporcionam diversas vantagens às empresas que as adotam. Veja abaixo as principais:

1. Velocidade e economia

As metodologias ágeis enfatizam a simplicidade e agilidade. Diante disso, o projeto é desenvolvido e validado em várias etapas menores, inclusive com recursos de low code. Algo que permite a identificação e correção mais fácil de falhas. 

Isso resulta em entregas mais rápidas, melhor experiência para o cliente e redução nos custos de produção.

2. Qualidade

As entregas frequentes permitem a implementação contínua de melhorias no produto. Ou seja, em vez de concentrar todas as melhorias e correções próximas ao lançamento, cada entrega é uma oportunidade de análise e discussão com os clientes e desenvolvedores. Isso resulta em um produto de melhor qualidade ao longo do tempo.

3. Personalização

As metodologias ágeis incentivam uma maior interação entre os clientes e a equipe de desenvolvimento. Nesse sentido, as sugestões são implementadas facilmente no projeto, resultando em um software customizado que atenda às necessidades específicas dos usuários.

4. Independência

Com o desenvolvimento ágil, as equipes de desenvolvimento têm mais liberdade para definir como executar o projeto. Logo, permitem que os especialistas busquem alternativas e encontrem as melhores soluções para alcançar esse objetivo. Nesse contexto, o foco principal é entregar um sistema funcional que atenda aos requisitos estabelecidos.

5. Flexibilidade e adaptação

À medida que o trabalho avança, novos requisitos e insights podem surgir. E as equipes ágeis estão preparadas para lidar com essas alterações de forma flexível, em virtude da capacidade de se ajustarem às mudanças ao longo do projeto.

Para superar todas essas barreiras e utilizar os benefícios dessa metodologia total ágil, criamos um time de especialistas que pode ajudar sua empresa a tirar esse projeto do papel. Marque uma conversa agora mesmo!

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar dados, por outro, as pessoas têm cada vez menos desejo de compartilhar dados sensíveis com as...

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa tecnologia ainda está longe de ser uma unanimidade. De acordo com a McKinsey, 24% das empresas buscam a...

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus reais impactos no dia a dia de uma empresa. Se você chegou até aqui esperando entender um pouco mais...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

Share This