Desenvolver aplicações para projetos de sucesso

21 de março de 2023 | Inovação e tecnologia

Quando falamos em desenvolver de aplicações, precisamos saber que a palavra aplicação vem do latim applicatio, que significa executar algo, realizar uma ação. Partindo desse princípio, as aplicações, na área de tecnologia, podem se referir a softwares que executam algum tipo de tarefa.

No nosso dia a dia, o exemplo mais comum de aplicação que temos na palma de nossas mãos são os aplicativos de celular. Basta olhar para o seu smartphone para compreender que é possível desenvolver aplicações para milhares de objetivos, inclusive para melhorar a gestão, execução e monitoramento de projetos.

Continue a leitura e conheça 5 metodologias para desenvolver aplicações!

O que é necessário para desenvolver uma aplicação?

O desenvolvimento de uma aplicação começa com o entendimento do objetivo do projeto. Que tipo de necessidade você pretende atender com a nova aplicação? A partir daí, alguns passos são essenciais:

Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado tem por objetivo consultar o público-alvo que você deseja atingir com a aplicação para compreender a necessidade em detalhes.

Mesmo que a aplicação seja destinada ao público interno de uma organização, quanto mais você souber a respeito do que as pessoas precisam, mais assertivo será o seu projeto e o seu aplicativo.

Identifique as funções

Depois de conhecer a fundo as necessidades das pessoas que vão efetivamente usar a aplicação, é hora de mapear todas as funções que a solução deve ter.

Você pode, inclusive, criar um workflow para compreender melhor os processos envolvidos. A partir dele, desmembrar em tarefas menores, que vão alimentar seu backlog de tarefas no desenvolvimento do projeto.

Escolha do sistema operacional

Definidas as diretrizes que vão orientar o desenvolvimento da aplicação, o passo seguinte é escolher o sistema operacional no qual ela será desenvolvida.

Na atualidade, dois sistemas operacionais são mais utilizados: Android e IOS. Enquanto algumas empresas optam por apenas um deles, outras preferem ter um pouco mais de trabalho inicial e desenvolver aplicações que funcionam em ambos. Dessa forma, é possível escalar o número de usuários com mais facilidade.

Crie um MVP

MVP ou Produto Mínimo Viável é uma espécie de protótipo da sua aplicação, que traz os recursos mais básicos planejados para uma versão de teste.

O intuito do MVP é evitar que sua equipe tenha todo o trabalho de desenvolvimento da aplicação e, quando ela chegar aos usuários finais, vocês descubram que não era bem aquilo o que as pessoas esperavam.

Nesse sentido, o MVP permite testar as funcionalidades da aplicação junto ao público-alvo antes dos detalhes finais. Assim, caso haja ajustes a serem feitos, eles são realizados antes da solução chegar efetivamente ao mercado.

Aprimore a interface e o design

Depois de testar a versão beta da sua aplicação, é hora de aprimorá-la. Isso significa melhorar a interface para o usuário, desenvolver um design atrativo e intuitivo.

Mais uma vez, será preciso testar junto ao público final a interface, a usabilidade, os recursos, as funcionalidades e tudo o que envolve o uso da aplicação para que você tenha certeza de que a solução está pronta para ser comercializada.

Agora que você conhece as etapas para o desenvolver aplicações, vamos às metodologias que você pode usar.

Confira as 5 metodologias para desenvolver aplicações para projetos de sucesso

Metodologia de desenvolvimento de aplicações é o conjunto de processos necessários para que o produto final seja entregue. Nesse sentido, existem inúmeras maneiras de se conduzir esses processos e cabe a cada equipe determinar a melhor forma de se fazer isso.

Aqui, vamos listar 5 das metodologias mais usadas para desenvolver aplicações, dando uma breve explicação de cada uma.

1. Agile

O desenvolvimento ágil de projetos, mais conhecido como Agile, é aquele que permite segmentar o projeto em pequenas tarefas, mais facilmente gerenciáveis.

Este modelo é pautado em sprints, que são períodos de tempo que vão de uma semana a um mês, normalmente, em que a equipe desenvolve uma funcionalidade da aplicação e entrega uma solução pronta para uso ao término do período.

Trata-se, portanto, de um modelo incremental, no qual a cada etapa concluída, a aplicação ganha mais uma camada de funcionalidades, até que esteja totalmente completa.

2. Cascata

O modelo cascata é aquele em que todo o planejamento é feito no início do projeto e o desenvolvimento da aplicação ocorre até o final do prazo, quando a solução terminada é entregue ao cliente.

A dificuldade do uso deste modelo está na impossibilidade de realizar ajustes ao longo do projeto, o que pode gerar um produto final diferente do esperado. Assim, exige um alinhamento de escopo muito mais rigoroso.

3. Espiral

A metodologia em espiral tem por objetivo reduzir os riscos do projeto nas etapas iniciais.

Cada espiral representa um ciclo de desenvolvimento do projeto, que consiste, em quatro etapas: planejamento, projeto, construção e avaliação.

Este modelo é muito parecido com o Agile, com a diferença de que o foco está no gerenciamento de riscos. Por esse motivo, é usado em projetos de maior porte e complexidade.

4. Enxuto

O modelo enxuto prioriza a redução de custos em detrimento da eficiência no desenvolvimento de aplicações. Nesse sentido, permite um processo mais rápido e barato, entregando algo útil para o usuário final, mas nem sempre com a excelência que poderia ter.

5. Desenvolvimento de sistemas dinâmicos

O DSDM (Modelo de Desenvolvimento de Sistemas Dinâmicos) é uma abordagem ágil e interativa que visa eficiência máxima, controlando prazos e orçamento de maneira detalhada.

Como se propõe a entregar a aplicação pronta no menor tempo possível, com eficiência máxima, o DSDM acaba se tornando caro para as micro e pequenas empresas.

Conheça o Desenvolvimento de Aplicação Spread e saiba como podemos te ajudar

Sabemos o quanto o processo de desenvolvimento de aplicações pode consumir tempo e recursos da sua empresa. Ainda mais, quando não se tem uma equipe de especialistas dedicados a esse trabalho.

É por isso que aqui na Spread desenvolvemos uma área de negócios totalmente focada no desenvolvimento de aplicações web, mobile e software.

Com o Desenvolvimento de Aplicação Spread, você escala seus negócios de forma ágil e descentralizada, contando com o que há de melhor em tecnologia e expertise no mercado.

Traga sua ideia e nós te levamos a solução!

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar dados, por outro, as pessoas têm cada vez menos desejo de compartilhar dados sensíveis com as...

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa tecnologia ainda está longe de ser uma unanimidade. De acordo com a McKinsey, 24% das empresas buscam a...

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus reais impactos no dia a dia de uma empresa. Se você chegou até aqui esperando entender um pouco mais...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

Share This