Em 2020, o mercado de telecomunicações foi avaliado em US$ 1.657,7 bilhões, com uma estimativa de crescimento anual de 5,4% até 2028.
Esse movimento se deve principalmente à expansão da rede 5G, uma demanda que cresce a cada dia principalmente em virtude de clientes corporativos, que precisam de mais velocidade, segurança e precisão na coleta, processamento e armazenamento de dados.
Nessa busca por mais velocidade e eficiência, a automação de processos de negócios ganha destaque, já que, através da automatização, é possível atingir um nível de eficiência operacional bem mais interessante. E é neste contexto que entram os bots de RPA.
Importância da Automação RPA para o segmento de Telecom
A automação RPA permite realizar tarefas específicas, simples e complexas, de forma automatizada, através de robôs virtuais.
Essa tecnologia visa simplificar processos e delegar tarefas repetitivas e pouco estratégicas a bots, enquanto sua equipe se concentra em atividades mais estratégicas. Dentre as vantagens da automação robótica de processos, podemos citar:
Redução do tempo desperdiçado em tarefas manuais
Um dos principais objetivos de se adotar a automação RPA é reduzir o tempo desperdiçado pelas equipes em tarefas que são necessárias, mas não trazem um valor agregado imediato para o negócio. É o caso da coleta de dados, da integração entre aplicativos etc.
Redução da ineficiência
Outro ponto positivo de ter processos automatizados é poder reduzir a ineficiência de processos, eliminando gargalos que impedem um fluxo contínuo de dados e informações, por exemplo.
Com o aumento da eficiência, o retrabalho também é evitado, melhorando a performance da empresa gradativamente.
Aumento da produtividade
A automação de processos também vem como uma importante aliada no aumento da performance das equipes. Isso porque tarefas repetitivas e manuais são delegadas a softwares específicos que realizam esse tipo de atividade continuamente.
Controle de custos
O controle de custos se torna uma consequência da automação RPA, já que você pode escalar suas operações fazendo uso dos bots, em vez de contratar cada vez mais pessoas para o seu empreendimento.
Assim, o investimento em tecnologia acaba se transformando em maior produtividade, eficiência e resultados, gerando uma cadeia de valor bem mais interessante para o negócio.
Os benefícios da automação RPA são evidentes. Mas como saber o que automatizar? É o que veremos a seguir.
Como identificar oportunidades para automatizar processos
A automação de processos pode poupar tempo, energia e recursos importantes para uma organização.
Mas, se mal planejado, também pode surtir o efeito contrário. Por isso, é importante compreender o que realmente pode ser automatizado e como. Veja um passo a passo para definir quando a automação robótica de processos é indicada:
1. Entenda a diferença entre pessoas e máquinas
Embora já tenhamos ouvido milhares de vezes que as máquinas vão substituir os seres humanos, a verdade não é bem essa.
Existem processos que podem sim ser realizados por máquinas, mas também existem ações que somente seres humanos fazem com excelência.
Máquinas trabalham com conceitos binários: sim e não, falso e verdadeiro, etc. Porém, quando se trata de situações que demandam análises mais subjetivas, não há máquina que se compare ao ser humano. Portanto, antes de começar a automatizar tudo o que existe pela frente, pergunte-se: a máquina faria o trabalho tão bem quanto uma pessoa?
2. Identifique os processos que podem ser automatizados
Com base na análise anterior, agora você já sabe o que não pode ou deve ser automatizado na empresa. Agora, é hora de analisar os demais processos e verificar o que pode ser alvo de automatização.
A maneira mais fácil de concluir esta etapa é verificar quais processos são totalmente baseados em regras. Se houver regras claras, que não mudam nunca, é possível fazer uma automação RPA e assim contribuir para a melhoria da performance da sua empresa.
Por exemplo, se a sua empresa trabalha muito com digitação de dados ou planilhas, estes podem ser os processos que merecem uma atenção maior na hora de implementar uma automação robótica.
3. Verifique se os dados são estruturados ou não estruturados
A automação RPA é ideal para dados estruturados, que são facilmente coletados e analisados. Agora, se os dados disponíveis não são estruturados, o melhor é contar com uma ferramenta de automação com inteligência artificial.
Com IA, a automação de processos se torna mais complexa e você garante análises mais aprofundadas sobre dados que também são estratégicos para a organização, mas que precisam de um tratamento mais dedicado, também.
4. Analise se faz sentido automatizar
Aqui, cabe a você e à sua equipe avaliar os impactos da automação em cada processo. Isso pode economizar quanto tempo? Vai reduzir custos de forma significativa? Vai permitir escalar os produtos e serviços da empresa?
Coloque todas essas reflexões em pauta para que vocês entendam se faz sentido automatizar os processos mesmo ou se ainda não é o momento de realizar esse tipo de investimento.
5. Automatize os processos-chave
Ao concluir sua análise de oportunidades de automação, o passo seguinte é contratar as tecnologias certas para automatizar os processos-chave da organização.
Esta etapa também tem um papel muito importante, já que existem centenas de fornecedores de soluções RPA no mercado. Nesse sentido, vale a pena contar com uma consultoria em tecnologia e inovação para começar a robotização de processos na sua empresa.
Aqui na Spread, temos um time de especialistas que pode te ajudar nessa tarefa de identificar quais são os melhores processos para automatizar. Conheça agora todas as vantagens deste serviço e entre em contato conosco!