Descubra como ESG pode ajudar o setor financeiro

26 de dezembro de 2023 | Inovação e tecnologia

O setor financeiro tem um grande poder de influência em questões relacionadas à sustentabilidade. 

Seja quando permite que recursos sejam destinados a pesquisas de fontes alternativas de energia ou quando apoia empresas que dão importância a práticas empregatícias mais justas, as finanças são o que faz a roda de uma iniciativa funcionar. 

Por definição, as finanças sustentáveis abarcam as decisões de investimento ou de manutenção de recursos que levam em conta os fatores ambientais, sociais e de governança de qualquer atividade ou projeto econômico.

Hoje, vamos falar sobre como as práticas ESG (sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa) colaboram com as finanças corporativas.

ESG e finança sustentável

Para entender como o ESG impacta nas organizações, é preciso desdobrar o significado da sigla. 

Quando falamos de fatores ambientais, isso tem a ver com iniciativas que buscam atenuar a crise climática ou melhorar a forma como usamos recursos da natureza. 

Já na vertente social, precisamos focar nos direitos humanos e dos animais, no bem-estar dos consumidores e em práticas de  contratação que considerem a diversidade. 

Por último, mas não menos importante, temos os fatores relacionados à governança corporativa. Neste campo, uma empresa deve levar em consideração as relações com os colaboradores e as práticas de compensação dentro de qualquer tipo de organização. 

Incluir todo esse conjunto de boas práticas dá resultado. Podemos comprovar isso com números de um estudo sobre retornos financeiros de empresas que apostam no ESG. 

De acordo com a pesquisa de um dos principais fornecedores de soluções para evitar riscos em finanças, os retornos das organizações  que consideram o ESG em sua gestão são, em média, 10% melhores. 

Na prática, isso significa que o ESG não é só um investimento necessário, como também representa uma medida fundamental para ter sucesso no mercado e finanças mais sólidas. 

Adotar o ESG significa melhorar a sua capacidade produtiva, minimizar riscos de cair em problemas legais e, de quebra, ainda garantir um fluxo financeiro mais saudável com mais lucros a longo prazo.

Parece promissor, certo? Hora de você ver como reduzir riscos implementando o ESG na sua companhia. 

Reduza riscos financeiros através de práticas de ESG

O mundo mudou, e os riscos também. As empresas da atualidade enfrentam novos desafios e combinam tecnologia e sustentabilidade. Agora, tanto consumidores como colaboradores e parceiros demandam mais responsabilidade, transparência e boas práticas. 

As pessoas querem saber como a sua empresa afeta o meio ambiente, como trata seus funcionários, clientes e se afeta a comunidade negativamente de alguma forma. 

A ética está no centro dos debates da atualidade e, mesmo que as variáveis do ESG sejam as mais diversas possíveis, absolutamente todas elas compartilham a mesma característica: o potencial de impactar na rentabilidade da sua companhia. 

Afastar-se do caminho da ética significa entrar num terreno onde há riscos de penalizações financeiras ou mesmo da perda de suporte por parte dos investidores.

Por um lado, é importante entender que nem todas as práticas ESG funcionam da mesma forma em qualquer organização. A sua importância varia de acordo com o tipo de empresa, indústria ou setor onde atua. 

Mesmo assim, por outro lado, todas as organizações precisam identificar seus riscos únicos. Assim, elas podem gerenciar melhor seus recursos e reduzir as ameaças. 

Confira, na sequência, algumas das práticas universais do ESG que você pode considerar implementar em sua organização. 

 #01  Avaliação de riscos ESG

Antes de qualquer passo, conduza uma análise de riscos ESG para identificar e compreender quais são as ameaças em potencial para sua instituição e seus impactos. 

Essa análise precisa conduzir, por exemplo, análises práticas internas, toda a cadeia de suprimentos. Além disso, normativas e regulamentos externos, assim como as expectativas de terceiros são igualmente importantes. 

Como ferramentas de análise, é importante adotar uma metodologia de avaliação de risco para aumentar a segurança e a precisão das avaliações conduzidas. 

#02 Integração dos fatores ESG

Em finanças, os fatores que afetam os processos de tomada de decisão são importantíssimos. Avaliações de risco de crédito, análises de investimentos e viabilidade de seguros são exemplos disso. 

A integração precisa levar em conta os potenciais impactos financeiros de cada oportunidade. Análises de mercado, históricos financeiros das aplicações de seguros, perspectiva de retorno de mercados específicos figuram entre os pontos a considerar. 

Adote uma governança de dados responsável e métricas especializadas que levam em consideração as particularidades ESG. Um exemplo de método para aplicar é o GRI Standards, da Global Reporting Initiative.

#03 Envolva as partes interessadas

Envolver todos os interessados em suas operações é um dos preceitos do ESG. Nesta inclusão, considere os clientes, investidores, colaboradores, entidades regulatórias e as comunidades que sofrem algum tipo de impacto pelo seu funcionamento. 

O mais importante é ter o feedback e promover uma comunicação transparente no momento de estabelecer estratégias. O risco, no ESG, em grande parte é mitigado quando todos participam e confiam nas decisões de sua instituição. 

Para viabilizar o envolvimento, use tecnologias ESG como canais específicos para análise. Assim, a sua organização facilita o diálogo e a colaboração contínua. 

#04 Monitore e compartilhe riscos ESG

Não basta só ouvir todos os interessados, é importante criar mecanismos de monitoração que combinem tecnologia e ESG para que as comunicações compartilhem a realidade de sua organização. 

Divulgue os progressos da sua instituição na gestão de riscos ESG de forma regular, assim como quem são os responsáveis por cada área de controle.

Para tanto, adote uma estrutura de comunicação reconhecida, como a que oferece o Sustainability Accounting Standards Board (SASB), disponível para download.

#05 Entenda o papel das agências regulatórias

As agências reguladoras são o norte quando o objetivo é proceder com uma gestão de riscos ESG no setor financeiro. 

Governos e entidades estão constantemente introduzindo novos regulamentos, diretrizes e requisitos para produção de relatórios ESG. 

A conformidade com estes quadros é essencial para garantir o suas iniciativas com as expectativas das agências, assim como para evitar sanções e ganhar vantagem competitiva.

Para toda e qualquer necessidade de empregar ESG tech em sua organização, você pode contar com nossa equipe. Entre em contato!

imagem-ESG
MLOps: como aproveitar os modelos de Machine Learning

MLOps: como aproveitar os modelos de Machine Learning

A automação de processos tem levado empresas de todos os segmentos a uma verdadeira transformação operacional. Cerca de 80% delas estão acelerando fluxos de trabalho com apoio de tecnologias como a automação, com a expectativa de que 69% de todo o trabalho gerencial...

Como a hiperpersonalização pode melhorar a experiência do cliente

Como a hiperpersonalização pode melhorar a experiência do cliente

Se antes podíamos disparar e-mails massivos, fazer publicidade em canais de comunicação de massas e compreender nosso público-alvo como um grande recorte de audiência, hoje este cenário mudou completamente. Cada pessoa é única e deseja ser tratada desta maneira, seja...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-cloud

Como o Cloud está impulsionando a inovação e a transformação digital nas empresas

by | 10 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Cloud computing não é um termo novo em nosso vocabulário. Contudo, ainda não teve todo o seu potencial utilizado para impulsionar os negócios. Prova disso é que,...

imagem-MLOps

MLOps: como aproveitar os modelos de Machine Learning

by | 3 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A automação de processos tem levado empresas de todos os segmentos a uma verdadeira transformação operacional. Cerca de 80% delas estão acelerando fluxos de trabalho...

imagem-hiperpersonalização

Como a hiperpersonalização pode melhorar a experiência do cliente

by | 27 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Se antes podíamos disparar e-mails massivos, fazer publicidade em canais de comunicação de massas e compreender nosso público-alvo como um grande recorte de audiência,...

imagem-IA

O uso de IA e machine learning nas estratégias de vendas

by | 21 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA ganha cada dia mais espaço nas operações. Ao mesmo tempo, o machine learning vem se destacando como a principal solução quando o assunto é análise de dados. Pelo...

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

Share This