Descubra as principais tecnologias usadas na Copa do Mundo 2022

18 de janeiro de 2023 | Inovação e tecnologia

Inicialmente, alguém poderia se perguntar “o que futebol e tecnologia têm a ver?”. A resposta, que talvez não seja a mais óbvia, é: tudo. 

Ainda que estejamos falando de um esporte, que teoricamente só precisa de condições logísticas mínimas como um campo, jogadores e a bola, a indústria do futebol tem muito mais a oferecer.

Até porque, como qualquer indústria, o futebol tem seus consumidores, e melhorar a experiência do público é algo que vai além do esporte. Inclusive, tornar essa mesma experiência melhor passa por oferecer um produto (o entretenimento, no caso) com mais qualidade e valor agregado.

E convenhamos, o futebol não acontece somente dentro das quatro linhas. 

Ele começa na hora da compra das entradas, passa pelas informações às quais o torcedor tem acesso antes da partida, segue quando as pessoas se dirigem ao campo e você ainda pode turbinar tudo isso com recursos de realidade aumentada durante a partida, só pra citar alguns exemplos ou situações. 

O fato é que o evento esportivo mais esperado do planeta, dessa vez, foi bem diferente, e a tecnologia cumpriu um papel-chave na copa do mundo do Qatar. Com altíssimos investimentos — aliás, a copa mais cara da história —, o torcedor encontrou um ambiente muito mais evoluído do que o da copa da Rússia.

Qual a importância da tecnologia no futebol?

A essência de uma atividade esportiva é o jogo, o momento do confronto, a disputa entre dois lados opostos que lutam entre si pelo lugar mais alto. Mas, por que não tornar esse momento algo mais rico? 

Como comentamos antes, o entretenimento não começa quando o pontapé inicial é dado nem termina no apito final. E a tecnologia pode interagir com várias das atividades e etapas de uma partida de futebol.

Como? Da mesma forma que em qualquer outra indústria: melhorando processos, ampliando possibilidades e criando novas experiências. Acompanhe, na sequência, algumas das tecnologias que ‘mudaram o jogo’ nessa Copa do Mundo!

Tecnologias usadas na Copa do Mundo 2022


#01 Big Data e algoritmos

A ciência dos dados ganhou de vez o seu lugar nos esportes de alto desempenho. 

Por meio de tecnologias que permitem gravar situações e eventos, tanto no jogo como durante o treinamento: câmeras nos estádios e na televisão, sensores do tipo “fitness trackers” que os jogadores levam no corpo para medir a sua movimentação, respiração ou atividade cardíaca e até mesmo o risco de lesões. 

As equipes também usaram “câmeras táticas” que filmavam todos os jogadores durante todo o jogo. Os dados foram inicialmente analisados em 2D, mas depois eram exportados para 3D, com a visão computadorizada ampliando a experiência de análise.

No mesmo jogo, até cerca de 8 milhões de dados foram capturados. A maioria era de informações que não podem ser visualizadas a olho nu – supostamente, o olho humano só consegue estar atento a um terço do que acontece durante uma partida. 

O Qatar inaugurou uma nova era da captura de dados no futebol: se considerarmos uma média de 2 -2.5 mil eventos registrados por jogo, essa Copa do Mundo entregou mais de 15 mil pontos de dados por jogo.

#02 Desenvolvimento de app

Pela primeira vez em todas as Copas, os jogadores da Copa do Mundo da FIFA 2022 tiveram acesso a um aplicativo pensado especificamente para eles, pela FIFA. 

O app foi desenvolvido com a colaboração de outros jogadores profissionais. O aplicativo permitiu que os jogadores tivessem uma visão de seus dados sobre seus desempenhos no campo tanto durante a partida como após o seu término.

O aplicativo do Jogador (FIFA Player App) apresenta dados detalhados e métricas de inteligência capturadas por uma equipe de analistas e especialistas em desempenho da FIFA, assim como  dados de rastreamento. 

Por exemplo, o app analisa  se um jogador se movimentou para receber a bola, a pressão que eles exerceram na marcação dos adversários, o lugar do campo onde receberam a bola, e muito mais.

O aplicativo também apresenta métricas de desempenho físico, coletadas através do rastreamento no estádio. Por exemplo, o aplicativo exibe a distância percorrida por um jogador e seus vários limites de velocidade, o número de chutes acima de 25 km/h e a velocidade máxima.

#03 Inteligência artificial

O futebol não está livre de controvérsias, principalmente quando estamos falando de jogadas polêmicas, onde o olho humano não é capaz de ter certeza sobre o que realmente aconteceu em um lance. 

Na Copa do Qatar, os árbitros tiveram um aliado de peso nesse quesito: os algoritmos e os pontos de dados. Na Rússia, em 2018, essa tecnologia foi apresentada e testada. No Qatar, ela foi muito mais aprimorada. 

O sistema contou com câmeras de rastreamento montadas sob os telhados dos estádios para rastrear a bola, cheia de sensores, e até 29 pontos de dados no corpo de cada jogador, atualizados cerca de 50 vezes por segundo.

Os pontos de dados que rastreiam os jogadores e a localização da bola alimentavam um sistema de inteligência artificial, que ajudaram os árbitros a marcar pênaltis com mais precisão, como para dar um exemplo.

#04 Automação

Na Copa da Rússia, todos os tickets das entradas ainda eram impressos em papel. Pensar nisso hoje em dia é até sentir que você fez um passeio no tempo e voltou para décadas atrás.

Imagine o gasto em papel, tempo dedicado a retirar entradas, checagem dos bilhetes na ‘roleta’, etc., nada disso existe mais. O Qatar mudou essa logística e modernizou um dos elementos mais essenciais da participação de um jogo, enquanto torcedores.

Todos os que compraram ingressos na página de tickets da FIFA tiveram as suas entradas entregues como mobile tickets. Para acessar seus tickets, bastava que os torcedores fizessem o download do app oficial da copa do mundo e baixassem a entrada em seus telefones. Mais prático, impossível. 

#05 tecnologia 5G

Além de ter sido a primeira copa realizada no Oriente Médio, a copa do Qatar estreou o uso de redes de telefonia 5G neste tipo de torneio. 

A disponibilidade do 5G permitiu que os provedores de telecomunicações oferecessem aos consumidores uma gama mais ampla de conteúdo e serviços, transmitidos por conexões mais rápidas e mais confiáveis. 

Em qualquer um dos oito estádios da Copa do Qatar, os torcedores contaram com serviços móveis de telecomunicações da mais alta qualidade. A prova de que tudo funcionou perfeitamente são os mais de 1 milhão de minutos de ligações feitas dos estádios, com uma taxa de sucesso de cerca de 99%. 

Uma coisa é certa, o futebol nunca mais será o mesmo depois da Copa do Qatar. E sua empresa também pode mudar de nível! Mesmo que você não faça parte da indústria do esporte, a Spread pode levar novas tecnologias a qualquer segmento de atuação corporativa.

Acesse nosso site e conheça todas as soluções da Spread para o seu segmento de negócio!

O uso de IA e machine learning nas estratégias de vendas

O uso de IA e machine learning nas estratégias de vendas

A IA ganha cada dia mais espaço nas operações. Ao mesmo tempo, o machine learning vem se destacando como a principal solução quando o assunto é análise de dados. Pelo menos 33% das organizações já fazem investimentos em IA. Além disso, 22% delas buscam a integração...

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar dados, por outro, as pessoas têm cada vez menos desejo de compartilhar dados sensíveis com as...

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa tecnologia ainda está longe de ser uma unanimidade. De acordo com a McKinsey, 24% das empresas buscam a...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-IA

O uso de IA e machine learning nas estratégias de vendas

by | 21 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA ganha cada dia mais espaço nas operações. Ao mesmo tempo, o machine learning vem se destacando como a principal solução quando o assunto é análise de dados. Pelo...

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

Share This